A pandemia do COVID-19 foi um alerta para a comunidade internacional de saúde e os governos mundiais. Reconhecendo o que chamou de “… o fracasso catastrófico da comunidade internacional em mostrar solidariedade e equidade…” durante a pandemia, em dezembro de 2021, a Assembleia Mundial da Saúde da OMS estabeleceu um Conselho de Negociação Internacional (INB) para chegar a um acordo cooperativo global sobre a preparação futura para uma pandemia até 2024. O mandato para este chamado Tratado Pandêmico é necessariamente amplo e ambicioso, cobrindo questões que se cruzam, como resistência a antibióticos, cobertura universal de saúde, leis de propriedade intelectual sobre medicamentos, cooperação na vigilância de doenças e, não menos importante, a saúde humana -interações ambientais que contribuem para o risco de pandemia. O Tratado Pandêmico, portanto, representa uma importante oportunidade para adotar uma abordagem integrada de todo o ambiente para fortalecer a saúde global.

O INB publicou seu rascunho inicial do acordo pandêmico para consulta antes de novas negociações em fevereiro a abril de 2023. Embora grande parte do rascunho se concentre em questões como monitoramento aprimorado de doenças infecciosas, compartilhamento de informações, fortalecimento dos sistemas de saúde e acesso equitativo à pandemia médica contramedidas (todas importantes), também é altamente encorajador que haja uma seção dedicada a One Health. A redação preliminar recomenda que os planos nacionais de preparação para pandemias incluam a abordagem dos fatores que impulsionam o surgimento de doenças zoonóticas, incluindo mudanças climáticas, mudanças no uso da terra, comércio de animais selvagens e resistência antimicrobiana em animais domésticos. O INB também aspira trabalhar com outros órgãos da ONU, que lideram o sistema alimentar, a saúde animal e o ambiente natural, para desenvolver uma abordagem em nível de sistema para a preparação para uma pandemia. O escopo holístico do Tratado Pandêmico nesta fase é louvável, mas há muito espaço para melhorias nos detalhes.

A maioria das recomendações específicas do One Health concentra-se no monitoramento de doenças. As iterações futuras do acordo se beneficiariam de uma ênfase muito mais forte na prevenção de propagação de doenças e políticas para entender, monitorar e abordar os fatores de risco de propagação. Será de vital importância que o tratado leve One Health, em nível operacional, a significar mais do que vigilância, se for para ajudar significativamente a prevenir futuras pandemias.

O rascunho do tratado pede que a comunidade internacional assegure a equidade nos futuros esforços de prevenção e resposta a pandemias. No entanto, atualmente, grande parte da linguagem sobre os compromissos do tratado é vaga e pode deixar muitas decisões sujeitas a acordos voluntários de nações individuais. Existe um perigo semelhante de que medidas necessárias, como a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais intactos, sejam derrogadas aos países de baixa renda. É necessário um mecanismo para vincular compromissos. Também deve haver provisão para os governos de países de alta renda e para organizações privadas prestarem contas dos impactos ecológicos globais de seu consumo.

A concretização do tipo de abordagem universal e equitativa para a preparação para uma pandemia prevista no tratado exigirá compromissos de financiamento de países de renda mais alta para países de renda mais baixa. O atual rascunho do tratado enfatiza a importância de investir no desenvolvimento de pesquisa e colaboração na resposta à pandemia, mas deve ser igualmente importante que o investimento científico seja direcionado para uma melhor compreensão dos mecanismos biológicos e socioculturais que contribuem para o risco de propagação de doenças zoonóticas do comércio de vida selvagem, invasão da natureza , animais domesticados e resistência antimicrobiana.

Um sistema internacional eficaz para reduzir o risco de futuras pandemias deve incluir um forte componente orientado para a entrega no combate às causas iniciais de novos surtos de doenças infecciosas. As estratégias de prevenção também podem produzir melhores resultados ecológicos, mais econômicos e justos – mas alcançar isso requer que os sistemas de pesquisa e governança adotem uma abordagem genuinamente integrada que abranja os muitos campos relevantes de conhecimento e prática. Tal compromisso é fácil de assumir, mas desafiador na prática e, portanto, deve ser um objetivo explícito medido e avaliado por meio do desenvolvimento do tratado e do processo de negociação.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta