Manifestantes marcham contra a reforma da previdência em Paris, sábado, 11 de março de 2023. | PA

O Senado francês votou na noite de sábado para aprovar a reforma profundamente impopular do sistema previdenciário do país. Isso aconteceu horas depois que dois milhões de pessoas em cerca de 239 manifestações saíram às ruas para se opor à política fundamental do segundo mandato do presidente Emmanuel Macron.

O Senado votou por 195 votos a 112 na noite de sábado para aproximar os planos do governo de aumentar a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos para se tornar lei.

Os planos irão agora para uma comissão que elaborará uma versão preliminar da lei para aprovação do Senado e da Assembleia Nacional.

O presidente do Senado, Gérard Larcher, disse: “Nós sentamos continuamente por 10 dias e quase tantas noites para um total de mais de 100 horas de debate. Registramos um número recorde de emendas e subemendas: 8.900 no total.”

Mas o secretário-geral do Partido Comunista Francês, Fabien Roussel, elogiou todos aqueles no Senado que lutaram contra as “operações do governo e da direita senatorial”. Ele disse: “A luta continua até a aposentadoria aos 64 anos” é salva.

Os sindicatos disseram que houve outro grande comparecimento para se opor aos planos no sábado, com pelo menos 200.000 marchando por Paris.

“Estou aqui para lutar por meus colegas e por nossos jovens”, disse Claude Jeanvoine, maquinista aposentado em um protesto em Estrasburgo, leste da França.

Os sindicatos emitiram uma declaração conjunta no sábado pedindo a Macron que leve a questão contenciosa ao povo por meio de uma “consulta aos cidadãos”.

O secretário-geral da CGT, Philippe Martinez, disse: “Se Emmanuel Macron está tão seguro de si, deveria consultar o povo francês”.

Uma pesquisa de opinião publicada pela emissora BFMTV no sábado constatou que 63% dos franceses apoiaram os protestos contra a reforma.

Estrela da Manhã


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta