Shii Kazuo, presidente do Partido Comunista Japonês, discursa em um comício no Tokyo Rainbow Pride 2022 Festival. | via JCP

TÓQUIO — O Partido Comunista Japonês em 29 de março apresentou à Câmara dos Conselheiros um projeto de lei para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país. Os membros do JCP Diet Nihi Sohei, Kurabayashi Akiko e Ito Gaku entregaram o projeto de lei proposto ao secretário-geral da Câmara.

O projeto de lei, se aprovado, codificará os casamentos heterossexuais e homossexuais e, consequentemente, mudará as palavras estatutárias de “esposa” e “marido” para “partes de um casamento” de gênero neutro.

Após a apresentação do projeto de lei, em nome dos proponentes, Nihi apontou que quase 70% dos entrevistados em todas as pesquisas de opinião endossavam o casamento gay e que um número crescente de municípios está introduzindo algum tipo de sistema de parceria entre pessoas do mesmo sexo.

Dizendo: “A compreensão pública dos direitos LGBTQ está mudando muito no Japão”, Nihi afirmou que uma tarefa urgente é que a Dieta promulgue uma lei para reconhecer legalmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Ele disse que é o governante Partido Liberal Democrático, dominado por “valores familiares” paternalistas e heteronormativos, que está dificultando o estabelecimento de uma legislação de igualdade no casamento.

Nihi acrescentou: “O LDP, com seus ‘valores familiares’ ultrapassados, baseados no patriarcado, não deve tirar a felicidade de todos. Deve respeitar a diversidade sexual de acordo com os padrões internacionais”.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. Antes de ir, por favor, apoie o grande jornalismo da classe trabalhadora e pró-pessoas doando para o People’s World.

Não somos neutros. Nossa missão é ser a voz da verdade, da democracia, do meio ambiente e do socialismo. Acreditamos nas pessoas antes dos lucros. Então, tomamos partido. Seu!

Somos parte da mídia pró-democracia que contesta o vasto ecossistema de propaganda da mídia de direita, fazendo lavagem cerebral em dezenas de milhões e colocando a democracia em risco.

Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. No People’s World, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos.

Mas precisamos da sua ajuda. É preciso dinheiro – muito dinheiro – para produzir e cobrir histórias exclusivas que você vê em nossas páginas. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler o People’s World e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje.


CONTRIBUINTE

Shimbun Akahata


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta