A equipe do Museu POLIN examina o rolo de filme recém-descoberto. | M. Jaźwiecki / Museu da História dos Judeus Poloneses

Durante quatro semanas, de 19 de abril a 16 de maio de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, os moradores do gueto judeu na Varsóvia ocupada pelos nazistas, na Polônia, organizaram uma revolta armada contra as deportações para campos de extermínio. A Revolta do Gueto de Varsóvia inspirou outras revoltas em campos de extermínio e guetos em toda a Europa Oriental ocupada pelos alemães. Este ano marca o 80º aniversário desses eventos, ainda para alguns na memória viva.

Este ano há um novo desenvolvimento para a história. Em janeiro, o museu de história judaica de Varsóvia apresentou um grupo de fotografias tiradas em segredo durante o levante, algumas das quais nunca antes vistas, que foram recentemente descobertas em uma coleção familiar.

O Museu POLIN da História dos Judeus Poloneses descreveu a descoberta de negativos com cerca de 20 imagens nunca vistas como altamente importantes.

As fotos foram tiradas dentro do Gueto de Varsóvia por um bombeiro polonês, Zbigniew Leszek Grzywaczewski, enquanto os alemães nazistas esmagavam brutalmente o levante. Enquanto os alemães incendiavam o gueto, eles chamaram os bombeiros poloneses para evitar que as chamas engolfassem os prédios próximos fora do gueto.

Este negativo tirado pelo bombeiro polonês Zbigniew Leszek Grzywaczewski é datado de 20 de abril de 1943, mostrando judeus sendo evacuados do gueto para uma área de detenção (Umschlagplatz). | ZL Grzywaczewski, cortesia de Maciej Grzywaczewski / Museu POLIN via AP

Os historiadores do museu disseram que o valor das fotos de Grzywaczewski reside no fato de serem as únicas imagens conhecidas do levante do gueto que não foram tiradas pelas forças alemãs e, portanto, não foram filmadas com a intenção de servir à propaganda nazista.

Grzywaczewski, então um jovem de 23 anos cujos familiares estavam arriscando suas vidas para salvar judeus, levou sua câmera para o gueto e fotografou secretamente judeus sendo levados para Umschlagplatz, a área de detenção onde as forças de ocupação alemãs os mantiveram antes da deportação para Treblinka campo de extermínio. As imagens também mostram prédios em chamas.

O filho de Grzywaczwski, Maciej Grzywaczewski, encontrou recentemente negativos com as imagens na coleção de seu pai, falecido em 1993.

Este negativo datado de 20 de abril de 1943, tirado pelo bombeiro polonês ZL Grzywaczewski, mostra prédios de apartamentos, abandonados pela população judaica ao serem evacuados, sendo incendiados durante o levante. | ZL Grzywaczewski, cortesia de Maciej Grzywaczewski / Museu POLIN via AP

Pouco depois da invasão alemã da Polônia, em setembro de 1939, mais de 400.000 judeus em Varsóvia, a capital, foram confinados a uma área da cidade que tinha pouco mais de um quilômetro quadrado. Em novembro de 1940, esse gueto foi fechado por paredes de tijolos, arame farpado e guardas armados. Qualquer um pego saindo foi baleado à vista. Entre todos os guetos estabelecidos em cidades da Europa Oriental ocupada pelos nazistas, o gueto de Varsóvia era o maior. Os nazistas controlavam a quantidade de comida que era trazida para o gueto. Doenças e fome matavam milhares a cada mês.

Em julho de 1942, Heinrich Himmler, chefe do corpo paramilitar nazista conhecido como esquadrão de proteção (SS), ordenou que os judeus fossem “reassentados” — em campos de extermínio secretos. Os judeus foram informados de que estavam sendo transportados para campos de trabalho; no entanto, logo se espalhou a notícia de que a deportação para os campos significava a morte. Dois meses depois, cerca de 265.000 judeus foram deportados do gueto de Varsóvia para o campo de extermínio de Treblinka, enquanto mais de 20.000 outros foram enviados para um campo de trabalhos forçados ou mortos durante o processo de deportação.

Estima-se que 55.000 a 60.000 judeus permaneceram no gueto de Varsóvia, e pequenos grupos desses sobreviventes formaram unidades clandestinas de autodefesa, como a Organização Judaica de Combate, ou ZOB, que conseguiu contrabandear um suprimento limitado de armas de poloneses antinazistas. Em 18 de janeiro de 1943, quando os nazistas entraram no gueto para preparar um grupo para transferência para um campo, uma unidade ZOB os emboscou. A luta durou vários dias antes que os alemães se retirassem. Posteriormente, os nazistas suspenderam as deportações do gueto de Varsóvia pelos próximos meses.

Em 19 de abril de 1943, Himmler enviou forças da SS e seus colaboradores com tanques e artilharia pesada para liquidar o Gueto de Varsóvia. Várias centenas de combatentes da resistência, armados com um pequeno estoque de armas, conseguiram lutar contra os alemães, que os superavam em número em termos de mão de obra e armas, por quase um mês. A luta contínua representou uma derrota humilhante para o moral do todo-poderoso Terceiro Reich.

Durante esse tempo, os alemães arrasaram sistematicamente os prédios do gueto, quarteirão por quarteirão, prédio por prédio, destruindo os bunkers do porão onde muitos moradores se escondiam. No processo, os alemães mataram ou capturaram milhares de judeus. Em 16 de maio, o gueto estava firmemente sob o controle nazista e, naquele dia, em um ato simbólico, os alemães explodiram a Grande Sinagoga de Varsóvia.

Estima-se que 7.000 judeus morreram durante a revolta. A maioria dos cerca de 50.000 outros que sobreviveram foram enviados para extermínio ou campos de trabalho, embora um número significativo tenha escapado por túneis e muros e se juntado aos guerrilheiros nas florestas ou alistado nas forças polonesas ou soviéticas. Acredita-se que os alemães perderam várias centenas de homens no levante.

Um novo faraó do século 20

A revolta começou na primeira noite da Páscoa de 1943, recapitulando no mundo moderno a lenda da fuga da escravidão do faraó que o feriado da Páscoa comemora. Poucos imaginavam que sobreviveriam, mas todos concordavam que era melhor tentar desferir um golpe no opressor do que ser transportado para a morte certa.

Talvez a maior lição da Revolta do Gueto de Varsóvia tenha sido o nível de unidade política, militar e estratégica que as diferentes facções entre os judeus que ali viviam alcançaram. Sionistas de vários matizes, socialistas, comunistas e anarquistas, tanto seculares quanto religiosos, reuniram-se secretamente durante meses para resolver suas diferenças e chegar a um plano comum de resistência.

O modelo que eles estabeleceram em Varsóvia refutou o pensamento de que “os judeus iam para o matadouro como ovelhas”. Ao contrário, o levante foi apenas uma das muitas formas de resistência nos guetos, acampamentos e campos abertos. Em poucos meses, prisioneiros judeus em outros guetos e em campos como Treblinka e Sobibor tomaram as armas do inimigo e se revoltaram. Eles mostraram, como os soviéticos também fizeram em Stalingrado, que os nazistas não eram invencíveis.

À medida que as notícias da Revolta do Gueto de Varsóvia se espalhavam, organizações judaicas em todo o mundo começaram a comemorar seu aniversário como um chamado sagrado à resistência.

A revolta foi o tema do filme de 1948 de Aleksander Ford Rua da Fronteira, o romance de 1950 A parede por John Hersey, romance de 1961 de Leon Uris Mila 18Autobiografia de Jack P. Eisner de 1980 O sobrevivente, Os filmes de Andrzej Wajda Uma geração (1955), Sansão (1961) e semana Santa (1995), e o filme de 2001 de Jon Avnet revolta. Também foi retratado na minissérie da NBC de 1978 Holocausto por Marvin J. Chomsky e o filme de 2002 O pianista por Roman Polanski. A novela gráfica Yossel por Joe Kubert imagina o conflito.

A canção mais conhecida inspirada pelo levante é a do jovem poeta iídiche Hirsh Glik “Ande bem (Nunca diga que você chegou ao fim)”, escrito para uma observância de 1º de maio de 1943 no gueto de Vilna (Vilnius), onde ele morava, depois de ouvir falar do levante de Varsóvia. Glik não sobreviveu por muito mais tempo, mas sua canção logo se tornou o hino partidário judaico universal, traduzido para muitas línguas. Paul Robeson cantou em uma sala de concertos de Moscou em 1949.

Fontes: Este artigo inclui material de 18 de janeiro de 2023, história AP por Vanessa Gera. Veja também a entrada no revolta sobre history.com. Uma história mais detalhada pode ser encontrada em Wikipédia.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. Antes de ir, por favor, apoie o grande jornalismo da classe trabalhadora e pró-pessoas doando para o People’s World.

Não somos neutros. Nossa missão é ser a voz da verdade, da democracia, do meio ambiente e do socialismo. Acreditamos nas pessoas antes dos lucros. Então, tomamos partido. Seu!

Somos parte da mídia pró-democracia que contesta o vasto ecossistema de propaganda da mídia de direita, fazendo lavagem cerebral em dezenas de milhões e colocando a democracia em risco.

Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. No People’s World, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos.

Mas precisamos da sua ajuda. É preciso dinheiro – muito dinheiro – para produzir e cobrir histórias exclusivas que você vê em nossas páginas. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler o People’s World e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje.


CONTRIBUINTE

Especial para o mundo das pessoas


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta