Rawiya Halhouli segura uma foto de seu filho, Rami Halhouli, que foi morto a tiros pela polícia israelense em 12 de março. | Mahmoud Illean/AP

JERUSALÉM (AP) – Um menino de 12 anos em Jerusalém Oriental acende o pavio de um longo fogo de artifício e o levanta no ar. Então, pouco antes de explodir e iluminar o céu noturno com uma explosão vermelha, ele leva um tiro no peito da polícia israelense e cai no chão.

Um clipe dos momentos finais de Rami Halhouli na semana passada está circulando nas redes sociais há dias. Ativistas de direitos humanos dizem que isso ilumina o aumento de palestinos – incluindo dezenas de crianças – que foram mortos sem justificativa pelas forças israelenses desde 7 de outubro.

A família de Halhouli diz que o menino foi atingido por uma bala disparada da direção de uma torre de vigia da polícia israelense que vigiava o campo de refugiados de Shuafat. Halhouli, seu irmão e quatro amigos, diz a família, acenderam fogos de artifício para comemorar o fim de mais um dia do Ramadã, o mês sagrado muçulmano marcado pelo jejum do amanhecer ao anoitecer.

A polícia israelense afirma que o policial que disparou o tiro agiu de maneira adequada, citando regulamentos que permitem atirar em alguém que esteja mirando fogos de artifício em outra pessoa com risco de vida. O governo israelense afirma que o tiroteio está sob investigação.

Ali Halhouli, o pai do menino, estava em casa quando ouviu o tiro – e depois o filho clamando pela mãe. “Quando saí correndo daqui, o vi deitado de bruços”, disse ele.

Ali Halhouli sentado ao lado de uma foto de seu filho assassinado Rami Halhouli, em sua casa no campo de refugiados de Shuafat, em Jerusalém Oriental, domingo, 17 de março de 2024. | Mahmoud Illean/AP

Pelo menos 435 palestinos de Jerusalém Oriental e da Cisjordânia foram mortos por fogo israelense desde 7 de outubro, segundo o Ministério da Saúde palestino. Muitos foram mortos a tiros em confrontos armados, outros por atirarem pedras contra as tropas. Alguns parecem não ter representado nenhuma ameaça aparente.

Cerca de 100 destas 435 vítimas mortais foram crianças com menos de 18 anos, segundo o grupo israelita de direitos humanos B’Tselem. Em pelo menos 60 destes casos, o grupo afirma que parece não ter havido justificação para o uso de força letal. Estes incluem casos em que adolescentes ou crianças mais novas atiraram pedras ou participaram em protestos.

“Está claro que existe uma atitude de gatilho entre os soldados israelitas e os agentes da polícia fronteiriça, e isso afecta também as crianças palestinianas”, disse Sarit Michaeli, porta-voz do B’Tselem. “Em relação ao caso específico no campo de refugiados de Shuafat”, disse ela, “uma criança não representava qualquer ameaça para um agente da polícia de fronteira fortemente armado”.

Halhouli, o mais novo de sete irmãos, foi baleado por volta das 20h da última terça-feira, fora de sua casa, em um beco cheio de lixo, disse seu pai. Ele estava a cerca de 60 metros (200 pés) da torre de vigia da polícia israelense; o vídeo do incidente mostra Halhouli apontando os fogos de artifício na direção aproximada da torre de vigia, mas não diretamente para ela.

A polícia reconheceu o tiroteio fatal naquela noite, dizendo que suas forças responderam ao fogo depois que fogos de artifício foram lançados contra a torre de vigia.

No local onde ocorreu o tiroteio, Ibrahim Halhouli, um parente de 16 anos do menino assassinado, disse que agora todos devem ficar longe do beco. “Estamos com medo”, disse ele, olhando para a torre de vigia.

Shuafat é o lar de cerca de 60 mil palestinos. É um bairro pobre e densamente povoado que carece de serviços municipais, apesar de estar dentro dos limites da cidade de Jerusalém. É o único campo de refugiados palestinos em Jerusalém. Está separado do resto de Jerusalém por um posto de controle fortemente tripulado, e as forças israelenses atacam regularmente o campo para prender supostos militantes.

Após o tiroteio, Ali Halhouli disse que os seus outros filhos levaram o corpo para um centro médico em Shuafat, onde os funcionários o declararam morto. Em desespero, a família encontrou uma ambulância para transportá-lo ao hospital Hadassah, uma das maiores instalações médicas de Israel, onde os médicos disseram que a bala atingiu seu coração.

Uma vista do campo de refugiados de Shuafat atrás de uma seção do muro do apartheid de Israel em Jerusalém no domingo, 17 de março de 2024. | Mahmoud Illean/AP

“O menino está morto, você o trouxe morto”, disse Ali Halhouli, recontando uma das palavras do médico. Pouco depois, um policial chegou à enfermaria e disse que precisavam transferir o corpo para um instituto forense israelense para autópsia.

Ali Halhouli, 61 anos, disse que ficou no limbo durante dias, contatado três vezes por diferentes policiais, cada um dos quais lhe disse que o cadáver de seu filho seria devolvido em breve.

Numa ocasião, foi-lhe dito que deveria limitar o funeral a menos de 40 pessoas ou enfrentaria uma multa. O corpo acabou sendo devolvido à família durante a noite de domingo e enterrado na manhã seguinte, disse ele.

Makhash, órgão do Ministério da Justiça de Israel que investiga a conduta policial, disse à AP que a investigação sobre o policial que atirou no menino está em andamento.

Policiais e soldados em serviço raramente são processados ​​por matar palestinos. De acordo com o grupo israelense de direitos legais Yesh Din, um policial foi acusado pela última vez de assassinato em 2021, depois de matar a tiros um palestino autista desarmado na Cidade Velha de Jerusalém. O oficial foi posteriormente absolvido em 2023, disse.

No dia seguinte à morte de Rami Halhouli, um provocador oficial israelense de alto escalão que supervisiona a polícia disse que o policial que atirou nele deveria ser elogiado, e não investigado. Itamar Ben Gvir, o ministro ultranacionalista da Segurança Nacional, também chamou o menino de terrorista, sem oferecer qualquer prova.

“Um menino de 12 anos é um terrorista?” Ali Halhouli disse, claramente magoado com o comentário.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Jack Jeffery


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta