Fidel Castro

Em 25 de novembro, o embaixador cubano na Irlanda, Hugo René Ramos Milanés, dirigiu-se ao Movimento Juvenil Connolly em uma palestra realizada para lembrar Fidel Castro, no 4º aniversário de sua morte.

O Embaixador Ramos enfatizou a importância da liderança de Fidel durante a Revolução Cubana de 1959 – e observou que indispensável a essa liderança era o amplo apoio da população cubana, que se inspirou e inspirou Fidel.

Fidel Castro fez uma notável contribuição à Revolução, e o embaixador Ramos apontou suas realizações na educação e na saúde em particular, ao mesmo tempo em que apreciava suas contribuições para a ciência, cultura e segurança alimentar. Fidel Castro se interessou muito por muitos projetos em Cuba e se esforçou muito para encorajá-los e apoiá-los pessoalmente.

2020 nos dá uma avaliação clara dos sucessos da Revolução; o Embaixador Ramos aponta que houve mais de 200 novas sanções contra Cuba este ano, além de uma pandemia global. Cuba supera estes reveses graças a Fidel, e graças à Revolução, que preparou o povo cubano para resistir a estas ameaças existenciais, mantendo sua autonomia, dignidade e unidade diante da adversidade.

O investimento de Cuba na ciência médica é fundamental para sua resiliência. Após a Revolução, hospitais e universidades médicas foram estabelecidos em todo o país. Pode-se estudar a ciência médica em qualquer uma das 15 províncias de Cuba, sem deixar sua própria comunidade. Podemos ver os benefícios disso nas estatísticas da COVID; 59 milhões no mundo; 25 milhões na América Latina; mas apenas 7.879 em Cuba. Isto é 10 vezes menos que a média mundial, com 696 casos / 100.000. Ramos observa que embora lamentemos cada morte causada pela COVID-19, apenas 133 cubanos perderam suas vidas nesta pandemia. Podemos contrastar com quase 3.000 mortes na ilha da Irlanda, com apenas metade da população de Cuba, para mostrar que a priorização da saúde pública produz resultados concretos e incontestáveis.

Estes sucessos só são possíveis quando o sistema de saúde é um direito universal, e não um negócio privado. Mais uma vez, devemos agradecer a Fidel Castro pela ênfase que colocou na saúde durante toda a revolução, assim como as contribuições de Che para a teoria da medicina revolucionária.

Além de cuidar das necessidades de seus próprios cidadãos, Cuba tem constantemente estendido sua solidariedade ao redor do mundo; a partir de 1960, o ano após a revolução, 400.000 médicos cubanos já trabalharam em mais de 100 países ao redor do mundo. O Movimento Jovem Connolly expressou seu apoio à nomeação da Brigada Médica Internacional Henry Reeve para o Prêmio Nobel da Paz de 2021, e continuamos a estender essa solidariedade a todos os trabalhadores médicos cubanos, que tão abnegadamente dedicam seu trabalho à amizade internacional e à paz.

A brigada Henry Reeve celebrou recentemente seu aniversário de 15 anos de prestação de assistência médica em todo o mundo.
A brigada Henry Reeve celebrou recentemente seu aniversário de 15 anos de prestação de assistência médica em todo o mundo.

Devemos ver este altruísmo sempre dentro do contexto atual de Cuba, e o bullying persistente e a violação do direito internacional dos EUA. O Embaixador Ramos observou que era impossível comprar aeronaves tanto da Boeing quanto da Airbus, deixando poucas outras opções para manter Cuba no ar; além disso, os navios de combustível com bandeira venezuelana foram sancionados. Apesar destas sanções unilaterais ameaçando a insegurança, especialmente nesta época de pandemia global, o povo cubano continua forte diante do imperialismo e oferece solidariedade internacional ao povo trabalhador do mundo. Mais uma vez, temos a Fidel, e a dedicação do povo cubano à Revolução, para agradecer por isso.
Esperamos construir laços e amizades cada vez mais fortes com o povo de Cuba, oferecer-lhes toda nossa solidariedade e apoio, e agradecer a Hugo Ramos por se juntar a nós para lembrar Fidel Castro.
VIVA CUBA! VIVA FIDEL! VIVA LA REVOLUCION!

Fonte: https://www.cym.ie/2020/11/26/remembering-fidel-defending-cuba/

Deixe uma resposta