Palestinos observam a destruição após ataque israelense a um prédio residencial em Rafah, Faixa de Gaza, 3 de março de 2024 | PA

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, deveria receber hoje um membro do gabinete de Israel durante a guerra, que está visitando Washington desafiando o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Benny Gantz, um rival político de longa data de Netanyahu, reuniu-se esta semana com vários altos funcionários do governo Biden, incluindo Harris, o secretário de Estado Antony Blinken e Jake Sullivan, o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca.

O presidente Joe Biden está em Camp David, o retiro presidencial nos arredores de Washington, até terça-feira.

Um funcionário do partido de extrema direita Likud, de Netanyahu, disse que Gantz não teve a aprovação do primeiro-ministro para suas reuniões em Washington e que Netanyahu deu ao seu rival uma “conversa dura”.

Uma autoridade israelense disse que Gantz está aproveitando a visita para fortalecer os laços com os EUA, reforçar o apoio à guerra de Israel e pressionar pela libertação dos reféns israelenses.

Mas a visita expõe as crescentes fissuras na liderança de Israel durante a guerra, quase seis meses após o início da guerra Israel-Gaza.

Na sua reunião com Gantz, Harris planeia pressionar por um acordo de cessar-fogo que permitiria a libertação de várias categorias de reféns detidos pelo Hamas.

“Dada a imensa escala de sofrimento em Gaza, deve haver um cessar-fogo imediato durante pelo menos as próximas seis semanas, que é o que está atualmente em cima da mesa”, disse Harris no domingo.

Ela acrescentou: “Isso nos permitiria construir algo mais duradouro para garantir que Israel esteja seguro e respeitar o direito do povo palestino à dignidade, à liberdade e à autodeterminação”.

Os EUA iniciaram uma série de lançamentos aéreos de ajuda em Gaza, poucos dias depois de pelo menos 112 palestinos terem sido mortos e cerca de 750 feridos quando Israel abriu fogo enquanto tentavam obter alimentos de um comboio de ajuda.

Mas os EUA continuam a fornecer a Israel o equipamento militar para bombardear os palestinianos.

No entanto, numa rara repreensão aos israelitas, Harris exigiu que parassem com “quaisquer restrições desnecessárias à entrega de ajuda”.

Os militares israelitas lançaram o seu ataque aos palestinianos após o ataque surpresa do Hamas em 7 de Outubro, durante o qual 1.200 pessoas foram mortas e 253 foram feitas reféns.

Desde então, 30.410 palestinos foram mortos, incluindo pelo menos 21 mil crianças e mulheres.

Uma pesquisa de opinião conduzida pelo Canal 13 israelense mostrou que se as eleições fossem realizadas hoje, o partido Unidade Nacional de Gantz conquistaria 39 assentos, em comparação com 17 para o partido Likud de Netanyahu.

Estrela da Manhã

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta