O chefe do Crescente Vermelho Árabe Sírio, Khaled Hboubati, exigiu na terça-feira, 7 de fevereiro, que os países ocidentais, especificamente os EUA e seus aliados, suspendam o cerco e as sanções à Síria para que o trabalho de resgate e socorro possa prosseguir sem impedimentos, depois que o país foi devastada por um forte terremoto na segunda-feira.

“Precisamos de equipamentos pesados, ambulâncias e veículos de combate a incêndio para continuar resgatando e removendo os escombros, e isso implica suspender as sanções contra a Síria o mais rápido possível”, disse Hboubati em entrevista coletiva na terça-feira, conforme relatado pelo Agência de Notícias Árabe Síria (MUITO).

Um forte terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e a Síria na segunda-feira. Mais de 5.000 pessoas foram relatadas como mortas até agora. Somente na Síria, o número de mortos foi de 1.602 na segunda-feira. Espera-se que esses números aumentem, já que se suspeita que um grande número de pessoas ainda esteja soterrado sob os escombros de casas que desabaram no terremoto e seus tremores secundários.

Kahramanmaraş, uma cidade na Turquia, foi relatada como o epicentro do terremoto, e a cidade vizinha de Gaziantep – lar de milhões de refugiados sírios – foi a mais atingida. As operações de socorro e resgate na Turquia foram afetadas pelo mau tempo, já que várias das áreas afetadas receberam fortes chuvas e nevascas na segunda e terça-feira.

As províncias do norte da Síria, como Idlib, Latakia, Hama e Aleppo, também foram gravemente afetadas pelo terremoto. Algumas das áreas afetadas em Idlib e Aleppo estão sob controle rebelde e densamente povoadas por refugiados de outras partes do país.

Embora vários países, incluindo os EUA e seus aliados, tenham estendido seu apoio à Turquia em seu trabalho de socorro e resgate, eles se recusaram a estender assistência semelhante à Síria. O Departamento de Estado dos Estados Unidos deixou claro na segunda-feira que só está disposto a apoiar alguns trabalhos realizados na Síria por ONGs, mas que não teria negociações com o governo de Bashar al-Assad. “Seria bastante irônico – se não mesmo contraproducente – para nós chegarmos a um governo que brutalizou seu povo ao longo de uma dúzia de anos”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, conforme citado por Al Jazeera.

Na segunda-feira, o governo sírio emitiu um apelo à comunidade internacional pedindo ajuda. O ministro das Relações Exteriores da Síria, Faisal Mekdad, é citado em Al-Mayadeen como tendo dito que seu governo estava disposto a “fornecer todas as facilidades necessárias para organizações internacionais para que possam dar ajuda humanitária aos sírios”.

Sanções dificultam trabalho de socorro e resgate

Alegando que “as sanções atuais dos EUA restringem severamente a assistência humanitária a milhões de sírios”, o Comitê Árabe Americano Anti-Discriminação (ADC) pediu ao governo dos EUA na segunda-feira para suspender suas sanções. Embora tenha dito que as ONGs que trabalham no local estão fazendo um trabalho louvável, também disse que “o levantamento das sanções abrirá as portas para ajuda adicional e suplementar que fornecerá alívio imediato aos necessitados”.

O Congresso dos EUA adotou a chamada Lei César em 2020, segundo a qual qualquer grupo ou empresa que faça negócios com o governo sírio enfrenta sanções. O ato amplia o alcance das sanções já existentes contra a Síria, impostas pelos EUA e seus aliados europeus desde o início da guerra no país em 2011.

O impacto das sanções na saúde da Síria e outros setores sociais e sua recuperação econômica geral foram criticados pela ONU em várias ocasiões no passado. A ONU também exigiu que todas as medidas punitivas unilaterais contra a Síria sejam suspensas.

Enquanto isso, países como China, Irã, Rússia, Cuba, Argélia e Emirados Árabes Unidos, entre outros, expressaram sua disposição de fornecer o apoio necessário à Síria e já enviaram materiais de socorro.

Al-Mayadeen no entanto, relatou que a entrega de ajuda internacional, bem como a velocidade do socorro e do trabalho de resgate na Síria, continuam a ser impedidos, pois o aeroporto internacional de Damasco não está totalmente operacional no momento. O aeroporto foi atingido por um míssil israelense em 2 de janeiro e os reparos ainda não foram concluídos.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.


Sobre Despacho Popular

Peoples Dispatch, anteriormente The Dawn News, é uma organização de mídia internacional com a missão de trazer até você vozes de movimentos populares e organizações em todo o mundo. Desde sua criação, há três anos, ela busca garantir que a cobertura das notícias do mundo não se restrinja à retórica de políticos e às fortunas de grandes empresas, mas abarque a riqueza e a diversidade das mobilizações de todo o mundo. O Peoples Dispatch também procura trazer a você as últimas notícias de uma perspectiva muito diferente daquela da grande mídia. Convidamos os movimentos populares e organizações políticas de todos os lugares a nos enviar informações e notícias de seus países. A informação pode estar em espanhol, português, inglês ou hindi.


Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta