O presidente dos EUA, Joe Biden, fala durante uma cimeira da NATO em Madrid, a 30 de junho de 2022. A aliança de guerra liderada pelos EUA está a focar-se na China, em linha com a estratégia militar dos EUA de “pivô para a Ásia”. | Susan Walsh/AP

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, divulgou em 14 de março o seu Relatório Anual de 2023, e o documento mencionava a China com mais frequência e com um tom mais hostil em comparação com o que divulgou no ano passado. Especialistas chineses disseram que as palavras do relatório são semelhantes às dos documentos políticos dos EUA sobre “competição estratégica” com a China, portanto, no futuro, até que ponto a aliança militar liderada pelos EUA terá atritos com a China depende do desenvolvimento da China. -Relações com os EUA.

A NATO precisa de encontrar ou criar inimigos externos para garantir a sua própria existência e expansão, e descobre que a Rússia já não é suficiente, por isso agora visa cada vez mais a China. Esta é uma tendência perigosa para a segurança global e a paz mundial, disseram analistas chineses. Mas também salientaram que os membros da NATO, especialmente os europeus, preocupam-se mais com a Europa e não têm intenção de se envolverem demasiado no Indo-Pacífico ou noutras regiões. Como resultado, a hostilidade para com a China não reflecte a visão comum de todos os membros da OTAN.

Sobre as relações da OTAN com a China, o documento dizia: “A OTAN e a República Popular da China (RPC) não são parceiros. A Aliança não considera a RPC um adversário e permanece aberta a um envolvimento construtivo.” É o mesmo que foi dito no relatório anual de 2022, divulgado em março de 2023.

No entanto, o último relatório traz mais detalhes sobre como a OTAN vê a China com uma perspectiva mais hostil, apesar de dizer que não vê a China como um adversário. “O Conceito Estratégico da OTAN deixa claro que os Aliados consideram as ambições declaradas e as políticas coercivas da RPC um desafio aos interesses, segurança e valores Aliados”, afirmou.

“Na Cimeira de Vilnius, os líderes da OTAN abordaram os opacos desenvolvimentos militares da RPC, os avanços tecnológicos, as actividades cibernéticas e híbridas maliciosas, a retórica de confronto e a desinformação”, afirma o relatório. “O aprofundamento da parceria estratégica entre a RPC e a Rússia continua a ser preocupante e vai contra os valores e interesses dos Aliados.”

Li Haidong, professor da Universidade de Relações Exteriores da China, diz que o bloco militar liderado pelos EUA sempre precisou de inimigos externos para legitimar a sua expansão e, infelizmente, a sua abordagem já provocou uma guerra na Ucrânia. Por outras palavras, quanto mais forte a NATO se tornar, mais perigoso o mundo poderá tornar-se.

“Agora tem como alvo a China, que serve o mesmo interesse de hegemonia. Tenta fazer com que a China pareça mais uma ameaça e distorcer as relações da China com a Rússia, ignorando ao mesmo tempo a posição neutra da China, que é semelhante a muitos outros países não ocidentais em todo o mundo. Também ignorou os esforços diplomáticos da China para mediar a crise na Ucrânia”, observou Li.

A China e os países europeus não têm tensão militar nem fricção geopolítica, mas a razão pela qual a NATO exalta a teoria da ameaça da China é por causa dos EUA, argumentam os analistas. Se houver algum problema potencial entre a China e a OTAN, será provocado pelos EUA, uma vez que Washington nos últimos anos aumentou as suas actividades militares em torno da China e a sua interferência em assuntos que afectam a soberania e a segurança nacional da China, como a questão do Mar do Sul da China. e Taiwan, disse um especialista militar chinês baseado em Pequim que pediu anonimato.

“A China está a observar atentamente as nossas ações. A China não partilha os nossos valores, desafia os nossos interesses e Pequim está cada vez mais alinhada com Moscovo. Continuaremos a negociar e a interagir com a China, mas devemos gerir os riscos e preparar-nos para uma concorrência duradoura”, afirma o relatório da NATO.

“A China e a Rússia não estão numa aliança, mas porque é que a NATO disse que os dois países estão cada vez mais alinhados?” Li perguntou. “Porque a OTAN precisa de exaltar uma ameaça que na verdade não existe para manter os seus membros unidos.” Ele disse: “É por isso que distorce os laços China-Rússia, embora a China nunca tenha mudado a sua posição neutra em relação à crise da Ucrânia”.

Esta atitude da NATO é a mesma dos EUA em relação à China, uma vez que Washington vê a China como o seu principal concorrente estratégico. Mas isto pode não reflectir a visão comum de todos os membros da NATO, uma vez que muitos deles são países europeus que têm relações muito profundas e interligadas com a China.

“Os membros da OTAN não conseguem sequer falar a uma só voz sobre como lidar com a Rússia”, disse o especialista militar baseado em Pequim. “E na região Ásia-Pacífico, eles terão menos pontos em comum quando se trata da questão de competir com a China.”

Quando os EUA tentarem promover temas como o reforço da cooperação entre a NATO e os seus aliados na Ásia-Pacífico para atingir a China, haverá muitos problemas internos, uma vez que muitos membros europeus querem que a aliança permaneça focada na Europa.

Global Times (distribuição internacional)

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Yang Sheng


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta