No mês passado, a Escola de Relações Industriais e Trabalhistas (ILR) da Universidade Cornell divulgou o relatório anual do seu Labor Action Tracker (LAT). Mais uma vez, o relatório mostra um crescimento considerável na actividade grevista nos Estados Unidos.

A divulgação anual do relatório LAT tornou-se um recurso vital para avaliar o nível de atividade grevista nos EUA. Desde que a Escola ILR lançou o LAT há cerca de três anos, registou um crescimento de mais de 77 por cento nas greves em toda a economia americana. .

Sem o LAT, não teríamos conhecimento de muitas dessas ações de trabalho.

Devido aos cortes de financiamento feitos pela primeira vez durante a administração Reagan, o Bureau of Labor Statistics (BLS) apenas monitoriza paralisações de trabalho que envolvam 1.000 ou mais trabalhadores. Por outras palavras, a agência americana oficialmente encarregada de compilar dados sobre greves, salários e outros dados relacionados com o trabalho deixa a maioria das acções de greve não contabilizadas e em grande parte não reconhecidas. Obviamente, critérios de selecção rígidos e dados imprecisos e incompletos tornam difícil aos decisores políticos e aos profissionais do trabalho obter uma imagem clara dos conflitos no local de trabalho nos EUA. O LAT foi criado para preencher esta lacuna de dados e corrigir o registo.

Os pesquisadores do LAT geram seus dados usando diversas fontes, incluindo reportagens da mídia e mídias sociais. Eles também coletam informações sobre o tamanho, a duração, o setor e as demandas de todas as greves, e conduzem cada ação de trabalho por meio de um rigoroso processo de verificação. Como observa o relatório, o LAT pode subestimar as greves devido a este procedimento de verificação. No entanto, mesmo com esta ressalva, os investigadores do relatório da Escola ILR atingem números muito superiores aos registados pelo BLS.

De acordo com o relatório deste ano, o LAT registou 470 paralisações de trabalho (466 greves e quatro bloqueios) em 2023. Em contrapartida, o BLS lista 33 “grandes paralisações de trabalho” em 2023, contra 23 no ano anterior.

Aproximadamente 539.000 trabalhadores americanos entraram em greve durante estas 470 paralisações de trabalho no ano passado, um aumento considerável em relação aos 224.000 trabalhadores em 2022 e aos 140.000 em 2021.

Em 2023, as paralisações de trabalho aumentaram 9 por cento em relação ao ano anterior, de acordo com o LAT. Depois de revisar ligeiramente os números do ano passado, os pesquisadores do ILR registraram 433 paralisações de trabalho (426 greves e sete bloqueios) em 2022.

No entanto, o que é mais notável em 2023 é o crescimento daquilo que a Escola ILR chama de “dias de greve”, ou o que no Canadá é geralmente chamado de “dias de pessoas perdidas”. No ano passado, registaram-se 24.874.522 dias de greve nos dados do LAT, um aumento de 459 por cento em relação a 2022. Em parte, este crescimento nos dias de greve é ​​o resultado de várias grandes greves levadas a cabo por sindicatos bem estabelecidos.

Por outro lado, talvez uma das características mais importantes da LAT diga respeito à sua atenção às pequenas greves, especialmente entre trabalhadores que não são membros de um sindicato. Como argumentei antes, a capacidade dos trabalhadores não sindicalizados fazerem greve nos EUA é uma área em que a legislação laboral americana oferece vantagens não disponíveis aos trabalhadores canadianos.

De acordo com o relatório do ILR, o número de trabalhadores não sindicalizados em greve diminuiu nos últimos três anos, de quase 252.000 em 2021 para 65.167 em 2023. No entanto, mesmo com este declínio, as greves de trabalhadores não sindicalizados ainda representaram 22 por cento. de todas as paralisações de trabalho em 2023, embora tenha caído de 31 e 37 por cento em 2022 e 2021, respectivamente. É notável que mais de uma em cada cinco greves americanas seja organizada por trabalhadores não sindicalizados.

Em contrapartida, os investigadores do ILR salientam que o número de paralisações de trabalho envolvendo exigências de um primeiro contrato sindical continua a crescer, mais do que duplicando entre 2022 e 2023. No ano passado, 74 das 470 greves (quase 16 por cento) incluíram uma exigência que um empregador negocie um primeiro contrato.

Por um lado, as primeiras exigências contratuais demonstram a determinação dos trabalhadores em ver os seus problemas resolvidos através de acordos colectivos. Por outro lado, o facto de tantos trabalhadores terem tido de fazer greve para obter um primeiro contrato é ainda mais uma prova de que os empregadores americanos farão tudo o que puderem para evitar a negociação de um. Infelizmente, a legislação laboral dos EUA dá-lhes ampla liberdade para resistir à negociação e esgotar os novos sindicatos.

Embora a actividade grevista dos trabalhadores não sindicalizados tenha diminuído em 2023, esta situação foi mais do que compensada pela greve dos trabalhadores em redutos sindicais, como a indústria automóvel, a saúde, a educação e a produção cinematográfica e televisiva. Na verdade, uma grande parte do crescimento tanto no total de paralisações de trabalho como no número de trabalhadores em greve foi explicada pelas “greves permanentes” dos Trabalhadores da Indústria Automobilística Unida nas Três Grandes, pela ação trabalhista dos sindicatos na Kaiser Permanente, pela paralisação do sindicato dos professores de Los Angeles e, claro, das greves de actores e escritores em Hollywood.

No total, os trabalhadores envolvidos nessas quatro paralisações representaram cerca de 65 por cento dos grevistas em 2023. Acções laborais de alto perfil, desde o sector automóvel até Hollywood, não só impulsionaram os números da greve, mas também chamaram a atenção popular para a causa do trabalho ao longo do ano.

Contudo, nem todas as greves americanas em 2023 ocorreram em indústrias altamente sindicalizadas. Tal como em 2022, os serviços de alojamento e alimentação representaram a maior parte das paragens de trabalho, com 33 por cento do total. Ao mesmo tempo, este sector representou apenas 6 por cento de todos os trabalhadores em greve. Os pequenos locais de trabalho nesta indústria emergiram como “propensos a greves” nos últimos anos. No entanto, como observa o relatório, a Starbucks Workers United e a Fast Food Campaign da SEIU foram responsáveis ​​por 82 por cento das greves nos serviços de alojamento e alimentação.

Outros padrões interessantes também são observados no relatório LAT. Tal como em 2022, as três exigências mais comuns nas greves foram melhores salários, melhoria da saúde e segurança e aumento do pessoal. À medida que a inflação continua a pesar e os desafios do custo de vida aumentam, os trabalhadores de todos os sectores e locais de trabalho estão a usar a greve para reagir.

Por último, a duração média das paragens registadas pelo LAT permanece bastante curta. Sessenta e dois por cento de todas as greves duraram menos de cinco dias em 2023. Isto é de esperar, dada a composição industrial dos dados. As ações de curta duração são muito mais comuns entre trabalhadores não sindicalizados ou recentemente sindicalizados em pequenos locais de trabalho.

O relatório do ILR é uma leitura interessante e instrutiva, tanto para leitores americanos como canadenses. Porém, isso levanta uma questão: como os dados de greves do Canadá se comparam?

O Statistics Canada faz um trabalho muito melhor no rastreamento das paralisações de trabalho neste país do que o BLS nos EUA (embora o StatCan também não seja perfeito). Os números da StatCan para 2023 só estarão disponíveis até o final de novembro. Isto é importante porque os dados não incluem o Quebec Frente comum greve, cujo impacto será enorme. No entanto, os dados do ano passado fazem uma comparação interessante com os EUA

Entre janeiro e novembro de 2023, ocorreram 133 paralisações de trabalho no Canadá. Embora o número de trabalhadores envolvidos em greves tenha diminuído todos os anos desde 2020 – para 169.102 no ano passado – os “dias-pessoa perdidos” aumentaram sensivelmente para bem mais de 2,3 milhões. A razão para isto é que as greves foram, em média, consideravelmente mais longas no ano passado, como já referi anteriormente.

Tenha em mente que a força de trabalho americana é quase oito vezes maior que a do Canadá. Enquanto os EUA têm uma força de trabalho total de mais de 167 milhões de trabalhadores, a força de trabalho do Canadá é de aproximadamente 21 milhões.

Com uma força de trabalho consideravelmente menor, o Canadá ainda registou perto de um terço do número de greves, bem como de trabalhadores em greve, como os EUA. Quando nos lembramos que os trabalhadores não sindicalizados não podem fazer greve no Canadá, a diferença nos dados sobre greves é ainda mais apreciável.

Obviamente, os canadenses não deveriam descansar sobre os louros. O movimento trabalhista americano levou uma surra como nenhum outro. Mas o que os relatórios anuais da LAT continuam a mostrar é que os trabalhadores nos EUA estão a reagir, e cada vez mais a cada ano.

Os trabalhadores canadenses deveriam fazer o mesmo.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta