Nos últimos catorze anos, tive a sorte peculiar de poder ensinar política numa escola de música.

Eu chamo isso de boa sorte porque existem muito poucas oportunidades desse tipo. O que torna isso peculiar é a universalidade de ambos os temas constituintes: música e política.

A música e a política são semelhantes no que diz respeito, em princípio, a todos. Todos nós temos melodias passando pela cabeça, todos balançamos em determinados ritmos e, em tempos não muito distantes, era comum quase todo mundo cantar.

A política não é menos onipresente que a música, e não menos variada nas formas como diferentes pessoas a vivenciam. Em ambos os casos, pode-se notar a sua passagem – ao longo de milénios – de comunidades em que todas essas formas de expressão eram participativas, para entidades muito mais vastas em que surgiu uma divisão aparentemente permanente entre protagonistas e públicos.

O abismo entre os formadores activos e os consumidores passivos nunca poderá ser completo, mas mesmo assim é fortemente encorajado pela polarização de classes da sociedade capitalista, que implica não apenas a apropriação por algumas pessoas do trabalho de outras – uma prática comum a muitas ordens sociais pré-capitalistas. —mas também a concentração de conhecimentos tecnológicos e organizacionais nas mãos dos apropriadores.

E o que esta classe altamente qualificada de apropriadores fez com o seu poder? Como leitor desta revista, você talvez saiba a resposta e, nesse caso, concordará que nossa sobrevivência coletiva – como espécie capaz de assegurar uma vida decente a cada um de seus membros – passou a depender da dissipação dessa concentração de poder e dispersando seus recursos para toda a população (organizada).

Todas as formas de expressão artística são pertinentes para as sensibilidades multifacetadas das pessoas que precisam de ser cultivadas e revitalizadas se quisermos cumprir essa agenda, isto é, se quisermos desenvolver comunidades inteiras de activistas. A performance musical, no entanto, tem uma sociabilidade e um imediatismo que lhe podem conferir um papel distintivo neste processo.

Precisamos alertar contra a redução da nossa concepção de música a um modelo único. A diversidade das formas musicais reflete a diversidade das formações sociais. O processo de desenvolvimento de uma expressão comunitária unificada que possa evoluir para uma força política deve, portanto, incluir a fertilização cruzada de uma ampla gama de tradições – não apenas as de diferentes partes do mundo, mas também as de culturas distintas que existem lado a lado dentro de uma comunidade. qualquer localidade.

Ao enfrentar este desafio, deparamo-nos com os efeitos da polarização de classes numa das próprias formas de expressão artística que precisaremos de recorrer se quisermos superá-la. A própria música abrange um continuum de estilos e influências. Embora alguns tenham maior imediatismo e acessibilidade do que outros, as suas expressões mais completas são mutuamente dependentes. Por um lado, como Sidney Finkelstein mostrou brilhantemente na sua obra marcante Compositor e nação (1960), composições de ressonância duradoura e universal são inconcebíveis sem as culturas populares que alimentaram os seus criadores. Por outro lado, como tenho sido agradável e repetidamente lembrado pelos meus colegas músicos, os praticantes mais aclamados dos vários géneros populares têm habitualmente se inspirado – alguns mais directamente do que outros – em fontes “clássicas”.

As condições para sustentar esta fertilização cruzada são bastante frágeis, dado o grau em que a difusão de diversas expressões musicais se tornou dependente do mercado capitalista. O mercado tem um efeito segmentador; tende a perpetuar públicos de nicho. Artistas individuais se esforçam para resistir a esse impacto. A luta parece particularmente dramática para os músicos treinados no repertório clássico, que enfrentam – pelo menos nos Estados Unidos – o envelhecimento constante e o desgaste daqueles que supostamente constituem o seu público “natural”.

Mas o estereótipo de um cânone congelado de obras destinadas a camadas estreitas e privilegiadas de ouvintes é desmentido pelo exemplo da Venezuela actual, onde os jovens de comunidades pobres são capazes, através de múltiplas orquestras locais com maestros socialmente conscientes, de abraçar colectivamente e revigorar a música que cruzou as barreiras do espaço e do tempo. Tal é o poder da revolução.

Dado que tais modelos fluem hoje em dia “do Sul para o Norte”, somos tentados a traçar paralelos. O capital depende do trabalho. As expressões artísticas mais duradouras extraem a sua força vital das manifestações em constante evolução da cultura popular. E, actualmente, a revitalização da política radical no Sul traz lições em muitas dimensões para as nossas sociedades do Norte Global. O mais decisivo é o crescimento de um eleitorado popular – como no recente [2010] Cimeira da Terra – por responder de uma forma socialmente transformadora à crise ambiental.

A música sempre infundiu movimentos populares. Isto reflete principalmente o fato de que qualquer compromisso profundo envolve todo o ser de uma pessoa. Estudar a política de uma forma puramente académica – desinformada pelo impulso de agir politicamente – é superficial. Mas estudar música sem desenvolver a consciência social pode alimentar a corrupção da música – a sua utilização para distracção, pacificação, promoção comercial e lucro alargado.

A música usada nesses sentidos não passa de um dispositivo ou instrumental. O valor mais profundo da música emerge à medida que conhecemos e respeitamos melhor as suas raízes principais. Isto é facilitado se for ouvido ou executado diretamente, especialmente com públicos que refletem as muitas camadas de uma comunidade. Tal experiência aumenta a sensibilidade política e musical. Faz parte do que está envolvido na ampliação e no aprofundamento do movimento em direção a um mundo melhor.

*Este artigo foi publicado originalmente em E então 16 (2011), 79–80.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta