Um inimigo do Estado é uma pessoa acusada de crimes políticos como traição. Ao designar pessoas como inimigas do Estado, o governo pode concretizar a repressão política de oponentes políticos, tais como dissidentes. Um governo pode justificar a repressão política como protecção da segurança nacional do país e da nação.
– Wikipédia, a enciclopédia livre

É hora de falar novamente sobre Julian Assange. Uma decisão sobre a sua extradição, da tortura da sua prisão no Reino Unido para a tortura de uma prisão nos EUA – onde acredito que ele será morto – poderá ser tomada a qualquer momento.

Do ponto de vista jurídico, seus crimes não são nenhum.

Equívoco: Julian Assange é um “traidor” que deveria ser levado a julgamento nos Estados Unidos. Correção: Assange não é cidadão americano, nunca viveu nos EUA e não tem quaisquer laços significativos com os EUA. É um cidadão australiano que vivia e trabalhava em Londres quando o governo dos EUA abriu o processo contra ele. As acusações contra ele estão ligadas à publicação de materiais de interesse público pelo WikiLeaks. A extradição de Assange estabeleceria um precedente perigoso que poderia colocar em risco outros editores e jornalistas em todo o mundo, independentemente da cidadania. É preocupante que o governo dos EUA também tenha declarado que as protecções da Primeira Emenda não se aplicarão a Assange como não-cidadão.

Equívoco: Julian Assange é um denunciante que vazou informações confidenciais. Correção: Assange desempenhou um papel diferente do de denunciante; ele próprio não vazou informações confidenciais, mas publicou informações que vazaram para ele. A vazadora, a ex-analista do Exército Chelsea Manning, já cumpriu mais de sete anos de prisão antes do presidente Obama comutar sua sentença de 35 anos, afirmando que era “muito desproporcional em relação ao que outros vazadores receberam”. Se for extraditado para os EUA, Assange seria o primeiro editor julgado ao abrigo da Lei da Espionagem, que carece de defesa do interesse público, o que significa que qualquer pessoa acusada desta forma não pode defender-se suficientemente. Ele enfrenta a possibilidade de uma surpreendente sentença de prisão de 175 anos.

Mas do ponto de vista do Estado, Assange é um inimigo. Os mais notáveis ​​desses crimes estão listados abaixo. (Para outros, como os vazamentos de telegramas diplomáticos, veja este excelente artigo de Lee Fang.)

|  Lee Fang |  RM on-line

1. Muitos, até mesmo liberais que se autodenominam, odeiam-no por publicar informações vazadas sobre Hillary Clinton e o DNC durante as eleições de 2016.

Aqui está Hillary Clinton em maio de 2023. Observe a frase “Wikileaks russo” abaixo.

Clinton disse estar confiante de que estava no caminho certo para vencer as eleições até que duas coisas reverteram seu ímpeto: a divulgação dos e-mails do presidente da campanha, John Podesta, que supostamente foram roubados por hackers russos, e a carta de Comey ao Congresso, de 28 de outubro, que ele havia reaberto. a investigação da agência sobre o uso de um servidor de e-mail privado. “Eu estava a caminho da vitória até que a combinação da carta de Jim Comey em 28 de outubro e o WikiLeaks russo levantaram dúvidas nas mentes das pessoas que estavam inclinadas a votar em mim, mas se assustaram.[.]

É uma crença amplamente difundida, mas factualmente infundada, que a Rússia trabalhou com o Wikileaks para hackear e publicar dados do DNC. Quando questionado, o Departamento de Justiça recusou-se a apresentar provas da sua veracidade.

2. Aqueles que dirigem o Estado odeiam-no por expor como os EUA fazem a guerra.

Assista ao filme feito pelo Wikileaks, Assassinato Colateral, incorporado na parte superior. (Se a incorporação não for reproduzida, clique aqui.)

É brutal de assistir, mas eu desafio você a fazer isso de qualquer maneira. Mostra não apenas assassinato, mas um tipo especial de assassinato – assassinato na segurança do ar, assassinato cometido por homens com metralhadoras circulando seus alvos como caçadores com espingardas que andam nas margens de um lago de trutas, atirando à vontade, esperando, andando. , depois atirando novamente, até que todos os peixes morram.

O filme também mostra crimes de guerra, aparentemente normais, que implicaram toda a estrutura militar dos EUA, uma vez que todos os envolvidos agiam sob ordens. Eles pediram permissão para atirar, esperaram e conseguiram antes de disparar novamente. A publicação deste vídeo, mais todas as publicações do Wikileaks que se seguiram, constituem toda a razão pela qual todos os que importam nos EUA, todos os que têm poder, querem Julian Assange morto.

A mão pesada do Estado

Todos com poder também querem que ele seja odiado. Gerar esse ódio é o processo que estamos observando hoje.

“Todos”, neste caso, inclui todos os principais jornais que publicaram e receberam prêmios pela publicação de material do Wikileaks; todos os principais meios de comunicação televisivos dos EUA; e todos os políticos “respeitáveis” dos EUA – incluindo, claro, Hillary Clinton, que, segundo rumores (embora não verificáveis), teria dito: “Não podemos simplesmente droner este tipo?”

Foi revelado por Michael Isikoff que a CIA e a administração Trump contemplavam o seu assassinato:

Alguns altos funcionários da CIA e da administração Trump discutiram mesmo a morte de Assange, chegando ao ponto de solicitar “esboços” ou “opções” sobre como assassiná-lo. As discussões sobre o sequestro ou assassinato de Assange ocorreram “aos mais altos níveis” da administração Trump, disse um antigo alto funcionário da contra-espionagem. “Parecia não haver limites.” As conversas fizeram parte de uma campanha sem precedentes da CIA dirigida contra o WikiLeaks e o seu fundador. Os planos multifacetados da agência também incluíam espionagem extensiva de associados do WikiLeaks, semeando discórdia entre os membros do grupo e roubando seus dispositivos eletrônicos.

Então, por favor, assista ao filme, embora ele possa partir seu coração. A filmagem mostra não apenas assassinato, mas sede de sangue e brutalidade sem consciência, tanto que essa se tornou uma das principais razões pelas quais Chelsea Manning vazou a informação. Como ela disse em sua corte marcial:

O aspecto mais alarmante do vídeo para mim foi o aparentemente deleite da sede de sangue que eles [the pilots] parecia ter. Eles desumanizaram os indivíduos com quem interagiam e pareciam não valorizar a vida humana, referindo-se a eles como “bastardos mortos” e felicitando-se mutuamente pela capacidade de matar em grande número.

Isto é feito em nosso nome, para “nos manter seguros”. Isto continua a ser feito todos os dias em que nós e os nossos aliados estamos em “guerra” no Médio Oriente.

Corpos se acumulam enquanto isso continua. O mínimo que podemos fazer, literalmente o mínimo, é testemunhar e reconhecer as suas mortes. E impedir o assassinato de Julian Assange pelo crime de expor esses assassinos pelo que são. Ainda não é tarde demais. Para saber as novidades até o momento em que este livro foi escrito, assista a isto.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta