Bezalel Smotrich, centro, ministro das Finanças do governo de Benjamin Netanyahu, anunciou a aprovação para a construção de mais casas para colonos israelenses ilegais na Cisjordânia na quarta-feira. Smotrich é o governador colonial do território ocupado. | PA

As propostas do governo israelense para construir 3.500 novas casas para colonos ilegais na Cisjordânia ocupada deram um passo adiante na quarta-feira, quando o ministro das Finanças de extrema direita, Bezalel Smotrich, disse que o projeto havia recebido permissão de planejamento.

“Continuamos a construir o país!” escreveu ele no X, anteriormente conhecido como Twitter, depois que o esquema recebeu aprovação do Conselho Superior de Planejamento, que autoriza a construção na Cisjordânia. “Os inimigos tentam nos ferir e enfraquecer, mas continuaremos a construir.”

Novos projetos habitacionais são vistos no assentamento israelense ilegal de Givat Ze’ev, na Cisjordânia, em 18 de junho de 2023. | PA

A decisão diz respeito a 300 novas casas no assentamento Kedar e 2.350 em Maale Adumim. Também avança um plano previamente aprovado para construir cerca de 700 casas em Efrat para a fase final de aprovação.

Smotrich revelou o plano em fevereiro, o que levou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, a dizer que estava “decepcionado”, um refrão familiar da administração Biden recentemente.

O número de novas unidades habitacionais em assentamentos aprovadas na Cisjordânia desde que o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu assumiu o cargo aumentou agora para 15.775, de acordo com o grupo ativista israelense Peace Now, que é o número mais alto em 15 meses desde que o órgão de vigilância começou a fazer a contagem.

Entretanto, oferecendo um vislumbre de esperança aos desesperados civis palestinianos na Faixa de Gaza, Chipre disse que o seu esforço para abrir uma rota marítima para a entrega de ajuda humanitária ao enclave costeiro sitiado estava a receber apoio crescente.

O porta-voz do Governo, Constantinos Letymbiotis, anunciou que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, visitará quinta-feira a ilha para inspecionar as instalações do porto de Larnaca, de onde se espera que navios carregados de ajuda humanitária partam em breve para Gaza.

Letymbiotis disse aos repórteres que o presidente cipriota, Nikos Christodoulides, se juntará a von der Leyen no porto.

Acrescentou que o interesse na iniciativa cipriota de enviar um fluxo constante de ajuda em grandes quantidades para o enclave palestiniano a cerca de 390 quilómetros de distância ganhou força, tanto dentro da UE como entre outros países.

O porta-voz da UE, Eric Mamer, disse que o bloco espera que a abertura do corredor “aconteça muito em breve”.

O porta-voz da Comissão Europeia, Balazs Ujvari, disse que o bloco já enviou cerca de 40 voos para entregar ajuda a Gaza, principalmente através do Egipto.

Em Gaza, o Ministério da Saúde disse que o número de mortos palestinianos devido ao ataque militar israelita em curso subiu para 30.717, depois de 86 corpos terem sido levados a hospitais locais nas 24 horas anteriores, além de 113 feridos.

Estrela da Manhã

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Estrela da Manhã


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta