Versão para impressão, PDF e e-mail

Ecosocialist Bookshelf é uma coluna mensal, organizada por Ian Angus. Os livros aqui descritos poderão ser revisados ​​detalhadamente no futuro. A inclusão de um livro não implica endosso ou que a C&C concorde com tudo (ou mesmo com qualquer coisa!) que ele diz.

Climate & Capitalism recebeu exemplares de resenhas de alguns desses livros, mas não recebemos nenhum pagamento pelas resenhas ou pelas compras dos leitores.


Ajay Singh Chaudhary
OS EXAUSTADOS DA TERRA
Política num mundo em chamas

PenguinRandomHouse
Substituindo os contos de fadas modernos e o pensamento positivo pela ciência e pela política radical, Chaudhary mostra que a catástrofe climática exige uma luta amarga entre aqueles que estão ligados ao poder, à riqueza e à segurança dos negócios de sempre e todos nós, os exaustos, em cada sentido da palavra, pelo status quo.

Sean Creaven
CAPITALISMO DE CONTÁGIO: Pandemias na Era Corporativa
e
MODERNIDADE E A PANDEMIA: Descivilização, Imperialismo e Covid-19
Routledge
Uma importante contribuição para a teoria e análise ecossocialista. Em dois volumes ambiciosos, o notável filósofo marxista Sean Creaven critica o controlo corporativo-capitalista da economia, do Estado e da ciência, e as graves consequências que isto tem na política de saúde pública global, na crise ecológica da sustentabilidade e em eventos pandémicos zoonóticos como a COVID. -19. Não é uma leitura fácil e nem barata, mas altamente recomendada.

João Vidal
PLANETA FEBRE
Como as doenças surgem quando prejudicamos a natureza

Bloomsbury
À medida que a crise climática atinge um nível febril e a destruição ecológica continua inabalável, estamos apenas a começar a ter em conta os efeitos do colapso ambiental na nossa saúde global. Vidal expõe como a forma como cultivamos, o que comemos, os lugares para onde viajamos e as experiências científicas que realizamos criam as condições perfeitas para que novas doenças mortais surjam e se espalhem mais rápido e mais longe do que nunca.

James Walvin
UM MUNDO TRANSFORMADO
Escravidão nas Américas e as origens do poder global

Imprensa da Universidade da Califórnia
Um estudo abrangente de como a escravidão e as pessoas escravizadas moldaram o mundo moderno. O transporte e o trabalho forçados de milhões de africanos tornaram-se uma enorme força social e económica, catalisando o rápido desenvolvimento de múltiplos novos e enormes sistemas comerciais com profundas consequências globais.

Sven-Eric Liedman
O JOGO DAS CONTRADIÇÕES
A filosofia de Friedrich Engels e a ciência do século XIX
Brilhante
Qual é a natureza das “leis” que Marx e Engels procuraram formular para o desenvolvimento do capitalismo? Como se relacionam com a tentativa de Engels de formular uma filosofia científica e uma visão do mundo? Esta obra pioneira que situa os escritos de Marx e Engels no contexto de todo o mundo dos problemas científicos do século XIX, da física à historiografia.

Nick Dearden
FARMANOMIA
Como a grande indústria farmacêutica destrói a saúde global
Verso
Uma investigação profunda sobre a forma como os medicamentos são produzidos revela que a Big Pharma está a falhar connosco, com consequências catastróficas. A Big Pharma está mais interessada no lucro do que na saúde. A Covid-19 é apenas o último episódio de uma longa história de financiarização da medicina, centrada não na investigação de novos medicamentos, mas na construção de monopólios.

Michael Mascarenhas
ÁGUA TÓXICA, SISTEMA TÓXICO
Racismo ambiental e a guerra pela água em Michigan
Imprensa da Universidade da Califórnia
Como as comunidades locais lutaram pela propriedade do terceiro maior sistema de água da América contra um estado autoritário disposto a manter a supremacia branca a qualquer custo – incluindo o envenenamento de uma cidade inteira e o corte de água a milhares de pessoas. Uma nova perspectiva sobre os laços entre austeridade urbana, danos ambientais e agendas racistas em cidades predominantemente negras e pardas.

Um pouco de atraso
FUTURO DA NEGAÇÃO
As ideologias das mudanças climáticas
Verso
As provas científicas de alterações climáticas perigosas são indiscutíveis — mas a resistência a todas as formas de acção continua a ser uma força política importante. Será que algum dia os capitalistas abandonarão voluntariamente centenas de biliões de dólares em combustíveis fósseis, a menos que sejam forçados a fazê-lo? E, se não, quem exercerá a pressão necessária?

Bill McGuire
TERRA DE ESTUFA
Guia do habitante
Livros ÍCONE
McGuire argumenta que não podemos evitar um colapso climático desastroso e generalizado, que será um golpe de martelo na sociedade e na economia globais. Uma imagem contundente do mundo em que nossos netos cresceram; um mundo do qual temos apenas vislumbres nas atuais ondas de calor, nos incêndios florestais calamitosos e nas inundações e secas desastrosas. Por mais sombrio que seja, o quadro é um que todos devemos enfrentar.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta