Em meio ao ataque contínuo contra a Faixa de Gaza por parte do Israel do apartheid, a seleção palestina de futebol foi uma história de Cinderela na Copa Asiática de Seleções deste ano, chegando à fase eliminatória, perdendo apenas para os anfitriões e eventuais vencedores sediados no Catar. Mas embora o desafio no campo de futebol tenha sido bastante difícil, a selecção de futebol palestiniana tem de lidar com um desafio único que nenhuma outra selecção nacional enfrenta: o de um ataque implacável por parte de Israel. Este ataque incluiu a prisão, a tortura, o tiroteio e a morte de jogadores importantes, o bombardeamento de infra-estruturas palestinianas e a restrição da circulação de jogadores dentro e fora do país.

Isto levou a um movimento global crescente que pede que Israel seja banido das competições desportivas internacionais como parte de uma campanha mais ampla para implementar Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS). O grupo Red Card Israel, com sede na África do Sul, por exemplo, disse ao MintPress que:

A acção de suspender Israel do desporto internacional cria um apoio simbólico contra a ocupação ilegal de Israel nos territórios palestinianos e mostra solidariedade para com o povo palestiniano que vive sob o regime do apartheid.

CORTANDO AS FLORES MAIS ALTAS

A Palestina começou com um objetivo simples na Copa da Ásia: colocar um sorriso no rosto das pessoas em seu país, dando-lhes esperança ao representá-las no cenário internacional. Nisso, eles conseguiram, tornando-se o brinde do torneio, jogando um futebol atraente e positivo, incluindo uma vitória por 3 a 0 sobre Hong Kong, na China. No entanto, fizeram-no apesar de gerações de jogadores baleados, mortos ou permanentemente incapacitados por aviões de guerra e atiradores israelitas.

Por exemplo, em janeiro de 2014, os primos Jawhar Nasser Jawhar, 19, e Adam Abd al-Raouf Halabiya, 17 – jovens estrelas prestes a serem convocados para a seleção nacional – estavam voltando para casa depois de um treino perto de Ramallah. Eles foram emboscados pelas Forças de Defesa de Israel (IDF), que atiraram nas pernas de al-Raouf. Jawhar correu em seu auxílio, apenas para ser atingido por balas, incluindo sete no pé esquerdo, três no direito e uma na mão. Um cão de ataque foi solto sobre eles e os soldados posteriormente quebraram a perna de al-Raouf para garantir, sugerindo que sabiam quem eram os dois. Suas carreiras terminaram num piscar de olhos e seu destino foi destruído. Agora com 29 e 27 anos, respectivamente, Jawhar e al-Raouf estariam no auge para o torneio de 2024.

Embora a dupla tenha sobrevivido em parte graças ao tratamento médico na Jordânia, muitos de seus colegas tiveram menos sorte. Tarek al-Quto, um meio-campista promissor, foi morto pelas FDI em 2004. Cinco anos depois, durante a Operação Chumbo Fundido, Israel matou mais três jogadores importantes: Ayman Alkurd, Shadi Sbakhe e Wajeh Moshtaha. Também em 2009, o fenômeno Saji Darwish, de 18 anos, foi abatido por um atirador israelense perto de Ramallah.

|  Palestinos amputados, muitos baleados deliberadamente nas pernas por tropas israelenses, jogam uma partida de futebol enquanto usam muletas em Gaza 16 de agosto de 2023 Adel Hana |  PA |  RM on-line

Amputados palestinos, muitos deles baleados deliberadamente nas pernas por tropas israelenses, jogam uma partida de futebol usando muletas em Gaza, 16 de agosto de 2023. (Foto: Adel Hana | AP)

“Detenções, torturas e assassinatos de jogadores de futebol palestinos tornaram-se manchetes regulares na Palestina”, observou o escritor palestino Ramzy Baroud. Um dos exemplos mais infames disto foi Mahmoud Sarsak, que foi preso e detido durante três anos sem julgamento ou visitas da sua família.

Protestando contra o tratamento que recebeu, Sarsak – uma estrela palestina internacional – fez greve de fome durante três meses. No processo, ele quase morreu e perdeu quase metade do seu peso corporal normal. Seu caso se tornou uma causa célebre em todo o mundo do futebol, com torcedores e até lendas do futebol como Eric Cantona, Michel Platini e Lilian Thuram pedindo sua libertação. A pressão internacional fez com que Israel cedesse e libertasse Sarsak, mas os problemas de saúde permanentes que sofreu significaram que a sua carreira acabou.

Contudo, o caso de Sarsak está longe de ser o mais extremo. Zakaria Issa, um dos principais grevistas do país, foi condenado a 16 anos de prisão em 2003. Após ser diagnosticado com cancro terminal em 2011, foi libertado, mas morreu quatro meses depois.

Sameh Maraaba, por sua vez, teve uma carreira frutífera, jogando 40 vezes pela Palestina em competições internacionais. Contudo, teria sem dúvida conseguido mais se não tivesse sido preso numa passagem de fronteira entre a Jordânia e a Cisjordânia e acusado por Israel de ser associado do Hamas. Maraaba ficou detido por sete meses, durante os quais perdeu muitos jogos cruciais de qualificação para a Copa Asiática de Seleções de 215 e os Jogos Asiáticos de 2014.

E no mesmo dia, em 2012, as forças israelenses prenderam Muhammad Nimr – um promissor atacante de 23 anos do campo de refugiados de Amari que conseguiu construir uma carreira na Europa – e Omar Abu Roïs, goleiro da seleção palestina de futebol. . As suas detenções geraram mais apelos para que Israel fosse excluído das competições desportivas internacionais.

Falando ao MintPress News, um porta-voz do Red Card Israel explicou que suspender Israel de eventos esportivos ilustraria que “a violação dos direitos humanos resulta em exclusões em nível internacional e que não pode continuar a desconsiderar abertamente o direito internacional enquanto ainda desfruta do privilégio de participação internacional no esporte.”

Mas mesmo que não tenham passado algum tempo na prisão, a ocupação afetou negativamente todos os jogadores de futebol. Os atletas palestinos têm de viver, treinar e atuar sob imensa pressão psicológica. Mahmoud Wadi, por exemplo, revelou que teve de conviver com a constante ameaça de morte durante a ocupação israelense. “Eu ia para a cama à noite e olhava para o teto esperando que ele desabasse na minha cabeça a qualquer momento”, disse ele sobre como viveu a Operação Margem Protetora. “Muitos jogadores contra quem joguei enquanto estava em Gaza morreram”, acrescentou.

Os problemas de Wadi não pararam por aí. Um dia antes do primeiro jogo da Palestina na Copa da Ásia contra o Irã, em janeiro, ele foi informado de que seu primo havia sido morto no ataque israelense.

BLOQUEANDO A PALESTINA DE CONCORRER

Wadi é um dos poucos habitantes de Gaza a jogar pela Palestina nos últimos anos. O governo israelense impôs um cerco de estilo medieval à faixa densamente povoada. Controla rigorosamente a quantidade de alimentos e bens básicos que entram e saem, tornando o desporto de elite extremamente difícil. O futebol de Gaza sofreu, com muitos jogadores importantes (incluindo Wadi) partindo para o Egito.

Mas a vida de um jogador de futebol na Cisjordânia também pode ser repleta de dificuldades. Israel, que controla tanto a vida na Palestina, nega regularmente vistos de saída a todos os jogadores de futebol palestinos residentes no país, levando o país a desistir de jogos e a abandonar torneios. A Palestina estava programada para jogar uma partida crucial das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 contra Cingapura, mas as autoridades israelenses impediram a seleção de deixar o país. Apesar dos protestos, as autoridades do futebol optaram por não reagendar a partida, mas penalizar a Palestina, levando à sua saída do torneio. Em maio de 2008, o time foi impedido de deixar o país para disputar a AFC Challenge Cup. Três anos depois, dois jogadores da seleção nacional tiveram sua reentrada recusada na Cisjordânia após uma partida contra a Tailândia. São, em parte, estes tipos de restrições de viagem arbitrárias que levaram os seleccionadores a recorrer à população palestina da diáspora em busca de jogadores.

Os constantes ataques militares israelitas também afectaram a infra-estrutura do futebol. Em 2009, Israel destruiu o Estádio Nacional Rafah, em Gaza. E não se joga futebol no Estádio Yarmouk, na Cidade de Gaza, porque Israel transformou a estrutura num campo de prisioneiros ao ar livre. Imagens que mostram dezenas de palestinianos – alguns com apenas nove anos de idade – despidos e desfilando sob a mira de uma arma tornaram-se virais nas redes sociais em Dezembro, provocando indignação global.

Tudo isto significa que a Palestina tem de jogar regularmente os seus jogos “em casa” noutros países. A equipe teve que se retirar do Torneio Merdeka na Malásia devido ao ataque israelense, e a Palestina está programada para jogar todas as suas próximas partidas em casa para o torneio de qualificação para a Copa do Mundo de 2026, no Kuwait.

ISRAEL DEVE SER PROIBIDO?

Em contraste, para além de alguma oposição vocal dos adeptos adversários nos jogos, Israel e a sua selecção nacional de futebol quase não enfrentaram repercussões negativas. Isto deve-se em parte à posição do órgão dirigente do desporto, a FIFA, que tem recusado sistematicamente atender aos pedidos de responsabilização de Israel. Em Janeiro, a Associação Palestiniana de Futebol divulgou um pedido formal apelando à FIFA para proibir Israel de competições desportivas devido a flagrantes violações dos direitos humanos, como as aqui catalogadas.

Não é como se a FIFA não tivesse agido antes. Na década de 1990, proibiu a Iugoslávia de competir na Copa do Mundo de 1994 em meio a uma guerra nos Bálcãs. E em 2022, a organização suspendeu indefinidamente a Rússia das competições internacionais porque invadiu a Ucrânia. No entanto, estes Estados levaram a cabo acções às quais as potências ocidentais – sobretudo os EUA – se opuseram. Em contraste, as ações agressivas ou as violações dos direitos humanos por parte das potências ocidentais nunca resultam em proibições da FIFA – um facto que sugere onde reside o verdadeiro poder na organização.

Na verdade, parece que é mais provável que a oposição aos ataques israelitas resulte em consequências negativas do que a sua concretização. Vários jogadores de futebol profissionais na Europa foram despedidos por fazerem comentários públicos criticando Israel ou apoiando a Palestina. A Indonésia, programada para sediar a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2023, foi destituída dessa honra após incerteza sobre se permitiria a participação da seleção israelense. (A Indonésia não mantém relações diplomáticas com Israel).

Como tal, no futebol, tal como na política, qualquer interveniente que proponha ou execute um boicote não violento e de princípios a Israel irá provavelmente enfrentar consequências por parte das autoridades. Trinta e sete estados dos EUA têm actualmente leis anti-BDS nos seus livros, apesar do facto de quase três quartos dos americanos se oporem a tal legislação.

|  Visto na África do Sul Foto |  Cartão Vermelho Israel |  RM on-line|  Visto na África do Sul Foto |  Cartão Vermelho Israel |  RM on-line

Visto na África do Sul. (Foto: Cartão Vermelho Israel)

Apesar da oposição do órgão dirigente do futebol, está a surgir um crescente movimento global de base, exigindo que as autoridades desportivas tomem medidas para se oporem ao genocídio. O facto de isto estar a ser liderado pela África do Sul é significativo.

É significativo que grande parte do movimento de solidariedade palestiniano emane da África do Sul. Até à década de 1990, a África do Sul era dominada por um regime de apartheid que violava os direitos humanos. Mas a crescente pressão internacional transformou o país num Estado pária e forçou a África do Sul a mudar a sua atitude.

Ao longo do período, porém, o governo da supremacia branca manteve o apoio dos governos israelita e americano. Hoje, a África do Sul lidera uma equipa no Tribunal Internacional de Justiça que acusa Israel do crime de genocídio. O Red Card Israel explicou que vê a vitória na África do Sul como um plano a seguir, dizendo ao MintPress que:

A intenção por detrás do boicote a Israel no futebol (e noutros desportos) é promover a intenção de obter igualdade para os palestinianos em todas as frentes internacionais e políticas. A África do Sul está em melhor posição para testemunhar como os boicotes desportivos, académicos e culturais aumentam a pressão sobre governos ilegítimos para que desmoronem sob o peso da opressão sistémica injusta. Funcionou para a África do Sul, por isso não há razão para que não funcione no caso de Israel.”

Como acabámos de ver na Taça Asiática, o desporto tem potencial para unir as pessoas, tanto a nível nacional como internacional. Os adeptos do futebol de todo o mundo demonstraram a sua solidariedade para com a Palestina e muitos estão agora a organizar-se para tornar realidade o sonho do fim do apartheid. É claro, no entanto, que as autoridades do futebol não acolherão favoravelmente este movimento. Assim, para alcançar a vitória, os organizadores deverão mostrar tanta coragem e determinação quanto a seleção palestina mostrou em campo neste mês de janeiro.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta