Aurélien Morissard/AP See More

Trabalhadores do saneamento parisiense voltaram ao trabalho na quarta-feira em meio a montes de lixo que se acumularam durante a greve em protesto contra o impopular projeto de lei de pensão do presidente francês, Emmanuel Macron.

Montes de lixo pesando até 10.000 toneladas nas ruas da capital francesa – supostamente igual ao peso da Torre Eiffel – tornaram-se um símbolo visual marcante da oposição ao decreto ditatorial de Macron que eleva a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos.

Equipes de limpeza começaram a limpar os escombros das ruas após novos protestos maciços na terça-feira. A suspensão da greve dos lixeiros e seu retorno ao trabalho não é uma rendição a Macron, no entanto.

A CGT, a federação sindical que representa os trabalhadores do saneamento, disse que sua greve de três semanas foi suspensa para permitir uma maior coordenação com outros trabalhadores “para que possamos entrar em greve novamente com ainda mais força”.

Um manifestante senta-se em uma lata de lixo virada durante um protesto em Paris, quarta-feira, 22 de março de 2023. | Lewis Joly / AP

As ruas serão limpas e o lixo recolhido como um serviço de solidariedade ao povo de Paris, que se manteve firme em apoio à greve. Limpar a capital tornará mais fácil para os próximos protestos coordenar e navegar pelas ruas.

Mais de um milhão de pessoas participaram de centenas de manifestações em toda a França na última rodada de protestos na terça-feira.

A CGT disse que pelo menos 450.000 pessoas foram às ruas em Paris, onde dezenas de prisões foram feitas enquanto a polícia continuava a reprimir os manifestantes com mão pesada.

Os sindicatos insistem que a luta para que a lei das pensões seja retirada está longe de terminar e convocaram um 11º dia de protestos nacionais em 6 de abril.

Este artigo apareceu originalmente no Morning Star e foi complementado com informações adicionais.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. Antes de ir, por favor, apoie o grande jornalismo da classe trabalhadora e pró-pessoas doando para o People’s World.

Não somos neutros. Nossa missão é ser a voz da verdade, da democracia, do meio ambiente e do socialismo. Acreditamos nas pessoas antes dos lucros. Então, tomamos partido. Seu!

Somos parte da mídia pró-democracia que contesta o vasto ecossistema de propaganda da mídia de direita, fazendo lavagem cerebral em dezenas de milhões e colocando a democracia em risco.

Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. No People’s World, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos.

Mas precisamos da sua ajuda. É preciso dinheiro – muito dinheiro – para produzir e cobrir histórias exclusivas que você vê em nossas páginas. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler o People’s World e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje.


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta