Caros amigos,

|  Sem Guerra Fria |  RM on-lineSaudações da mesa do Tricontinental: Instituto de Pesquisas Sociais.

Em 26 de Janeiro, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) anunciou o início de um exercício militar massivo denominado Steadfast Defender 2024, que continuará até ao final de Maio. Mais de 90.000 soldados de países da OTAN (e de um país parceiro, a Suécia), incluindo cinquenta grupos navais e mais de oitenta plataformas aéreas, serão destacados para treze países para demonstrar a capacidade da aliança e “enviar uma mensagem robusta sobre a sua prontidão para proteger todos os Aliados em face às ameaças emergentes”. Dos trinta e um estados membros da NATO, seis partilham fronteiras com a Rússia (Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia e Noruega). Este exercício da NATO surge no momento em que a União Europeia anuncia que irá fornecer à Ucrânia 50 mil milhões de euros em apoio financeiro entre agora e 2027, uma redução em comparação com o apoio do Atlântico Norte nos últimos dois anos. À medida que o apoio público à guerra na Ucrânia diminui nos estados do Norte Global, os governos decidiram aumentar as tensões ao longo da fronteira russa através da NATO.

Após o anúncio do exercício Steadfast Defender 2024, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, viajou para os Estados Unidos e encontrou-se com o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, no Pentágono. Curiosamente, os seus comentários públicos não expressaram a menor preocupação pelo povo ucraniano. Stoltenberg referiu-se, em vez disso, à ansiedade do Norte Global em relação à Rússia e à China, dizendo que o apoio à Ucrânia é “um investimento na nossa própria segurança porque o mundo se tornará mais perigoso se o Presidente Putin vencer na Ucrânia”, alertando que o resultado deste conflito “é também observado de perto na China”. Portanto, não são os ucranianos e o seu bem-estar que importam, mas a necessidade geoestratégica de o Norte Global ver a Rússia (e, por implicação, a China) “enfraquecida”, como disse Austin em Kiev, dois anos antes.

Para esclarecer este conflito, as suas implicações globais e a possibilidade de paz, o resto deste boletim informativo é dedicado ao briefing nº. 12: A guerra na Ucrânia deve acabar.

|  Tuyo Alemanha Elefante 2021 |  RM on-line|  Tuyo Alemanha Elefante 2021 |  RM on-line

Tuyo (Alemanha), Elefante, 2021.

Há dois anos, em 24 de fevereiro de 2022, as forças russas entraram na Ucrânia. Este ato não foi o início da guerra na Ucrânia. Pelo contrário, foi a aceleração de um conflito que remonta pelo menos a 2014. Nesse ano, a mando dos Estados Unidos, foi imposto um novo governo à Ucrânia, com o objectivo de aproximar o país da União Europeia. Isto deu início à perseguição sustentada da população de língua russa do país. O conflito avançou rapidamente, com a Crimeia a tornar-se de facto parte da Rússia e a região de Donbass, na Ucrânia, a tornar-se uma linha da frente no conflito entre nacionalistas ucranianos de extrema-direita e falantes de russo. Em maio de 2019, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, tomou posse e prometeu pôr fim à batalha no Donbass. Em vez disso, devido à pressão da NATO, o conflito intensificou-se, levando eventualmente à intervenção russa três anos mais tarde. É imperativo para o povo da Ucrânia, da Rússia e do mundo que a guerra seja interrompida e que as questões sejam transferidas do campo de batalha para a mesa de negociações.

Qual foi o impacto da guerra?

Em qualquer conflito, o número de vítimas torna-se uma questão controversa. No entanto, há pouca discordância de que mais de 500.000 soldados ucranianos e russos morreram ou ficaram feridos nesta guerra, que mais de seis milhões de ucranianos fugiram do país e que mais de sete milhões de ucranianos foram deslocados internamente (de uma população pré-guerra). de quase 44 milhões). Se a guerra não for interrompida, dezenas de milhares de pessoas serão mortas e dezenas de milhões de pessoas sofrerão.

A economia da Ucrânia foi devastada, encolhendo 29% só em 2022, segundo o Banco Mundial. O impacto da guerra ricocheteou em todo o mundo, fazendo com que os preços do trigo subissem 21% e alguns fertilizantes subissem 40% no primeiro mês do conflito. Os países do Sul Global foram atingidos de forma particularmente dura por aumentos acentuados nos preços dos alimentos e da energia em muitas regiões, enquanto a economia europeia caminha para uma recessão. Noutros países, quantidades astronómicas de recursos foram desviadas para a guerra, que poderiam ter sido utilizadas para despesas sociais e económicas. Os EUA e a Europa já gastaram bem mais de 200 mil milhões de dólares na guerra. Em Dezembro de 2023, o chefe das forças armadas ucranianas pediu ao secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, mais 350-400 mil milhões de dólares para prosseguir a “vitória”.

|  Alexey Kryukov Rússia Silêncio Saur Mogila SilenceSaur Mogila 2017 |  RM on-line|  Alexey Kryukov Rússia Silêncio Saur Mogila SilenceSaur Mogila 2017 |  RM on-line

Alexey Kryukov (Rússia), Silêncio. Saur-Mogila (‘Silêncio — Saur-Mogila’), 2017.

Na realidade, nenhuma quantia de dinheiro levará a um triunfo militar. É claro, especialmente após o fracasso da “contra-ofensiva” ucraniana, que não houve nenhuma mudança significativa na situação militar, nem há uma perspectiva credível de que tal aconteça. O pagamento continuado de tão enormes custos humanos e económicos seria inútil.

Que questões precisam ser resolvidas?

1) A posição da Ucrânia em relação aos blocos militares. No final da Guerra Fria, a Europa teve a oportunidade de prosseguir o desenvolvimento económico pacífico. Uma economia coerente e equilibrada, com enorme potencial, poderia ter sido formada através da redução dos gastos militares, combinando simultaneamente as indústrias transformadoras e de serviços de elevado valor acrescentado da Europa Ocidental com as indústrias de energia, matérias-primas, agricultura e indústrias de alta tecnologia da antiga União Soviética, como a espacial. Na Ásia Oriental, que ultrapassou um período de divisões e conflitos ainda maiores da Guerra Fria (como visto nas guerras da Coreia e das sucessivas guerras do Vietname e da Indochina), o foco no desenvolvimento económico mutuamente benéfico e a evitação de blocos militares e políticos levaram-na a tornar-se o região económica de crescimento mais rápido do mundo. Isto é evidenciado pelo facto de, desde 1990, o PIB da Associação das Nações do Sudeste Asiático ter crescido mais de 400%. Contudo, na Europa, os EUA insistiram que tais políticas não fossem seguidas e que, em vez disso, a região deveria expandir o bloco militar da NATO para a Europa de Leste, quebrando o compromisso que tinha assumido na altura da reunificação alemã de que a NATO não avançaria. uma polegada para leste” em direcção à Rússia. Os EUA estavam plenamente conscientes de que a expansão da NATO iria inflamar enormemente as tensões com a Rússia e em toda a Europa. De particular sensibilidade era a possibilidade da entrada da Ucrânia na NATO, o que colocaria o bloco com armas nucleares ao alcance imediato de Moscovo. Numerosos especialistas da Europa Oriental e da Rússia aconselharam forte e repetidamente contra tal expansão da OTAN. Mais notoriamente, George Kennan, o arquitecto original da política dos EUA na Guerra Fria, previu em 1997 que “a expansão da NATO seria o erro mais fatal da política americana em toda a era pós-Guerra Fria”. Em dezembro de 2021, a Rússia propôs um acordo segundo o qual a Ucrânia não se tornaria membro da OTAN. Nas negociações de Março de 2022, a Ucrânia propôs a adopção de um estatuto neutro em troca de garantias de segurança, inspirada na cláusula de defesa colectiva da NATO, que poderia ter envolvido a Polónia, Israel, Turquia e Canadá como fiadores. Isto foi bloqueado pela NATO, transmitido directamente através de uma visita urgente do primeiro-ministro britânico Boris Johnson à Ucrânia em Maio de 2022, evitando assim um fim rápido da guerra.

2) A posição da minoria de língua russa no território do Estado ucraniano (tal como foi formada em 1991). Um censo de 2001 descobriu que quase 30% da população da Ucrânia considerava o russo a sua língua nativa. Os Estados com grandes populações de minorias linguísticas e étnicas só podem manter a sua unidade se os direitos dessas minorias forem respeitados. As políticas do governo ucraniano após 2014, que incluíam a supressão do uso oficial da língua russa em numerosas esferas, estavam, portanto, fadadas a conduzir a uma crise explosiva dentro do Estado ucraniano. Como afirmou a Comissão de Veneza do Conselho da Europa, que certamente não pode ser acusada de ser pró-Rússia: “a actual Lei sobre as Minorias Nacionais está longe de fornecer garantias adequadas para a protecção das minorias… muitas outras disposições que restringem a utilização de línguas minoritárias já estão em vigor desde 16 de julho de 2019». Existem apenas duas formas de resolver esta situação: a restauração de todos os direitos linguísticos e outros da minoria de língua russa dentro das fronteiras do antigo Estado ucraniano ou a secessão destas regiões da Ucrânia. Qual resultado será alcançado será um assunto chave das negociações. No entanto, é claro que qualquer tentativa de manter a minoria de língua russa dentro do Estado ucraniano, continuando a privá-la dos seus direitos, não terá sucesso, nem qualquer tentativa da Rússia de impor outro Estado à população de língua ucraniana dos países ocidentais e norte da Ucrânia.

|  Clique em Baixar para salvar Mahamoudou Zinkone Babs Maquis Las Palmas 2015 mp3 youtube com  RM on-line|  Clique em Baixar para salvar Mahamoudou Zinkone Babs Maquis Las Palmas 2015 mp3 youtube com  RM on-line

Mahamoudou Zinkone – ‘Babs’ (Burkina Faso), Maquis Las Palmas,

Todos os esforços para resolver estas questões por meios militares continuarão a ser inúteis e apenas resultarão em mais sofrimento intenso, sobretudo para o povo ucraniano. Estas realidades tornar-se-ão cada vez mais óbvias se a guerra continuar – razão pela qual deve ser interrompida o mais rapidamente possível e as negociações devem começar.

Em 1961, o poeta soviético Volodymyr Mikolayovich Sosiura escreveu uma canção sobre o poder das palavras. Sosiura nasceu em Debaltseve (hoje Donetsk) em 1898 dentro do império czarista e morreu como membro do partido comunista em Kiev em 1965. Ele escreveu vários poemas que oscilavam entre seu amor patriótico pela Ucrânia e seu compromisso com a União Soviética. União Europeia e à luta comunista. Acima de tudo, Sosiura – que lutou na Primeira Guerra Mundial em Bakhmut e mais tarde se juntou ao Exército Vermelho – tinha um grande desdém pela guerra. Ele reconheceu a importância da guerra contra os nazistas, mas – como muitos de sua geração – lamentou a terrível perda de vidas sofrida por esta guerra, como os 27 milhões de cidadãos soviéticos que morreram na luta para derrotar os exércitos nazistas, entre eles 19 milhões de civis. Este foi o contexto do belo poema de Sosiura sobre as palavras:

Eu conheço o poder da palavra.
É mais afiado que uma baioneta
e mais rápido do que uma bala,
Mais rápido que um avião.

Oh, arma da felicidade: palavra!
Estou acostumada a viver ao seu lado.
Você é uma flor apaixonada,
você é uma baioneta de ódio.

Calorosamente,

Vijay


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta