George Galloway realiza um comício em sua sede em Rochdale depois de ser declarado vencedor da eleição suplementar de Rochdale, que foi desencadeada após a morte do parlamentar trabalhista Sir Tony Lloyd. | PA

LONDRES – Um triunfante George Galloway disse ao líder do Partido Trabalhista britânico, Sir Keir Starmer, “Isto é por Gaza”, depois de obter uma vitória sensacional numa eleição suplementar para um assento no Parlamento na cidade de Rochdale.

Galloway – que tem uma longa história como um político anti-guerra declarado e defensor da libertação palestina – assumiu o assento com 40% dos votos e uma maioria de quase 6.000 sobre o segundo colocado, o empresário independente David Tully. Rochdale foi anteriormente representado pelo Partido Trabalhista.

A sua vitória pode ser atribuída a uma revolta massiva, principalmente entre a comunidade muçulmana de Rochdale, contra o apoio do Partido Trabalhista ao genocídio de Israel em Gaza.

“Você pagou e pagará um preço alto pelo papel que desempenhou ao permitir, encorajar e cobrir a catástrofe que atualmente ocorre na Palestina ocupada na Faixa de Gaza”, declarou Galloway a Starmer depois que os resultados foram anunciados no primeiras horas da manhã de sexta-feira.

“Isto vai desencadear um movimento, uma mudança das placas tectónicas em dezenas de círculos eleitorais parlamentares. Os trabalhistas estão cientes de que perderam a confiança de milhões de seus eleitores que votaram leal e tradicionalmente neles, geração após geração.”

Ele disse que há pouco que diferencie os líderes dos dois principais partidos políticos da Grã-Bretanha quando se trata da questão de Gaza. “Keir Starmer e [Conservative Prime Minister] Rishi Sunak são duas bochechas do mesmo traseiro, e ambos foram bem e verdadeiramente espancados esta noite.

O secretário-geral do Partido Comunista da Grã-Bretanha, Robert Griffiths, após a divulgação dos resultados, disse: “Ao votar em George Galloway, as pessoas apoiaram os direitos do povo palestiniano e rejeitaram o apoio do imperialismo britânico às políticas genocidas israelitas em Gaza.”

Galloway tem um passado conturbado, incluindo comentários ofensivos sobre o tratamento das mulheres nas sociedades muçulmanas e no Ocidente, mas o Comité Político do PCB apelou aos residentes de Rochdale para o apoiarem como a melhor opção disponível.

O partido concluiu que apenas um voto em Galloway “enviaria uma mensagem de solidariedade com a Palestina” e bloquearia “a ameaça da extrema direita”.

Griffiths disse na sexta-feira: “Ao contrário de Keir Starmer, os trabalhadores na Grã-Bretanha defendem os direitos humanos e exigem o fim imediato e incondicional do massacre de inocentes nas mãos do terrorismo de estado israelense”.

Acredita-se que o facto de nenhum dos principais partidos ficar entre os dois primeiros numa eleição parlamentar é quase sem precedentes na Grã-Bretanha. O candidato do Partido Trabalhista, Azhar Ali, ainda nas urnas, mas tardiamente rejeitado pelo partido depois de fazer comentários conspiracionistas e anti-semitas, obteve apenas 8% dos votos, uma queda surpreendente de 44% em relação ao resultado do Partido Trabalhista em 2019, mesmo tendo em conta as circunstâncias. .

De acordo com o especialista em pesquisas John Curtice, esta foi a maior queda de qualquer partido político britânico desde a Segunda Guerra Mundial.

Os trabalhistas alegaram na quinta-feira que teriam vencido se tivessem conseguido um candidato favorável em campo e pediram desculpas ao povo de Rochdale por seu fracasso. O grupo de campanha de esquerda Momentum, no entanto, chamou-lhe uma “perda desnecessária e auto-infligida” causada pelo partidarismo do líder do partido Keir Starmer.

Os Conservadores ficaram em terceiro lugar com 12%, uma queda de mais de 19%, e o activista das alterações climáticas Mark Coleman, apoiado por uma franja da esquerda de Rochdale, obteve 455 votos.

Simon Danczuk, do Partido Reformista, ex-parlamentar trabalhista da cidade que caiu em desgraça depois de enviar mensagens inadequadas a uma garota de 17 anos, obteve fracos 6%, sugerindo que o partido cometeu um erro ao selecionar uma recauchutagem réproba, embora o líder do partido, Richard Tice culpou as más práticas eleitorais.

A questão agora é se o resultado de Rochdale será replicado noutros locais nas iminentes eleições gerais.

Galloway certamente lançou o desafio, dizendo que seu Partido dos Trabalhadores tinha “59 candidatos parlamentares prontos para ir e que, portanto, ocuparemos três vintenas de cadeiras trabalhistas e ou os derrotaremos nós mesmos ou causaremos sua derrota”, disse ele, acrescentando que também apoiaria candidatos independentes que apoiam a causa palestina.

Os deputados trabalhistas em assentos com uma grande população muçulmana estarão certamente a olhar por cima dos ombros com nervosismo.

Uma versão anterior deste artigo apareceu originalmente no Morning Star. Foi complementado com material adicional e editado para o público dos EUA.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

André Murray


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta