Voltando de 12 dias em Cuba em meados de maio, passei uma escala desconfortavelmente longa de seis horas no aeroporto de Miami, esperando meu voo de conexão para Nova York.

Não era desconfortável apenas por causa dos inconvenientes habituais, como comida cara demais e assentos ruins, mas porque eu era uma mulher trans que vivia no estado da Flórida, onde a cruzada anti-trans de extrema direita foi centrada este ano.

Enquanto estava sentado em Miami, estava ciente de que o governador Ron DeSantis estava se preparando para assinar várias leis destinadas a banir as pessoas trans da vida pública e obter os cuidados de saúde de que precisam para viver.

(DeSantis assinou essas leis apenas alguns dias depois, não por coincidência, em 17 de maio – o Dia Internacional Contra Homofobia, Bifobia e Transfobia).

Uma dessas leis estaduais proíbe pessoas trans de usar banheiros públicos que correspondam à sua expressão de gênero – incluindo aqueles em aeroportos. Quando essa lei entrar em vigor em 1º de julho, mulheres trans como eu enfrentarão a escolha de arriscar a prisão usando o banheiro feminino ou arriscar humilhação e violência usando a outra opção.

Durante minha estada de seis horas, usei o banheiro do aeroporto três vezes. Sim, contei; Eu estava em guarda para minha segurança e hiperconsciente de tudo ao meu redor. Mas, como sempre, ninguém se opôs à minha presença ou sequer notou.

Esperando em Miami, tive muito tempo para refletir sobre o forte contraste entre Cuba, onde os direitos queer estão avançando aos trancos e barrancos, e os Estados Unidos, onde estão sendo arrastados para trás pela violência sancionada pelo Estado.

Essa violência vem na forma “oficial” realizada por políticos fanáticos como DeSantis e o tipo não oficial usado por fascistas de costa a costa, que recebem uma piscadela e um aceno de cabeça dos policiais e muito dinheiro e pródiga atenção da mídia dos capitalistas.

Colóquio Internacional Trans

Em maio, fiz parte da delegação LGBTQ+ à Cuba socialista organizada por Women in Struggle-Mujeres en Lucha em cooperação com o Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) e o Centro Nacional de Educação Sexual (CENESEX).

Fomos conhecer o novo e revolucionário Código das Famílias de Cuba, aprovado por referendo no ano passado. Este documento, descrito como o mais avançado de seu tipo no mundo, eleva o status legal de famílias queer e outras não tradicionais. Ele expande os direitos de familiares LGBTQ+, crianças e jovens, idosos, pessoas com deficiência e muito mais.

Também fomos aprender sobre os efeitos do bloqueio dos EUA de seis décadas sobre os cubanos LGBTQ+ e todos os cubanos. Nossa missão era trazer informações para ajudar a educar nossas comunidades, incentivá-las a se opor ao bloqueio e entender que outro mundo é possível.

Oficialmente, nossa delegação durou uma semana, de 7 a 14 de maio. Mas duas de nós, ambas mulheres trans, chegamos a Havana alguns dias antes para participar do VII Colóquio Internacional sobre Identidades Trans, Gênero e Cultura, realizado de 4 a 6 de maio.

Este evento anual, organizado pelo CENESEX, reúne especialistas, profissionais médicos e acadêmicos de vários países para discutir as pesquisas mais recentes sobre cuidados de afirmação de gênero e os desafios sociais enfrentados pelas comunidades trans. Este ano houve participantes do México, Itália, Argentina, Estados Unidos e outros países, além de Cuba.

Vozes trans ouvidas e respeitadas

Muitas informações valiosas e pontos de vista foram compartilhados ao longo do colóquio. Foi especialmente esclarecedor ouvir como a propaganda anti-trans dos EUA está se espalhando pela América Latina e Europa.

Mas para mim, o momento mais marcante aconteceu durante a sessão da primeira tarde, realizada no belíssimo prédio que abriga o CENESEX.

Um painel de médicos e pesquisadores havia acabado de falar sobre os desafios médicos dos cuidados de afirmação de gênero, desde terapia hormonal até cirurgia, saúde mental e tratamento para jovens trans. Um grupo de mulheres trans de Cuba, Uruguai e México estava sentado na primeira fila, ouvindo atentamente as apresentadoras.

Depois que o painelista final falou, as mulheres consultaram entre si e exigiram a palavra. Eles se opuseram ao tom e às perspectivas de alguns dos especialistas, que se concentraram inteiramente na pesquisa clínica e nos padrões de atendimento separados das experiências e necessidades reais das pessoas trans.

Mariela Castro Espín, diretora do CENESEX e organizadora do colóquio, tomou a palavra para apoiar os ativistas trans, enfatizando como a abordagem de Cuba para todos os tipos de assistência à saúde, e a saúde trans em particular, nunca pode ser dissociada das condições sociais das pessoas que atende .

Não pude deixar de imaginar o que aconteceria se um grupo de ativistas trans pedisse a palavra em uma conferência médica ou acadêmica nos Estados Unidos para se opor às declarações de apresentadores oficiais. Com toda a probabilidade, eles seriam arrastados pela segurança, talvez até presos.

Isso aconteceu em várias capitais estaduais dos EUA recentemente, quando as pessoas ousaram se manifestar contra a legislação anti-trans nessas supostas “casas do povo”.

Mas neste evento internacional em Cuba, organizado por um órgão oficial do Ministério da Saúde e na presença de representantes da mídia do país, as pessoas trans não só tiveram liberdade para falar e expressar suas preocupações; suas opiniões foram tratadas com respeito e, a meu ver, ajudaram a mudar o tom do resto da conferência.

Conga e o futuro

Após a conclusão do Colóquio Trans Internacional, na noite de 6 de maio, fomos convidados a participar do Gala Contra Homofobia e Transfobia no Teatro Nacional perto da Praça da Revolução. O fantástico e colorido evento anual contou com músicos cubanos conhecidos, teatro e dança ao vivo e incríveis apresentações de drag.

Ao contrário do recente evento Pride apenas para convidados na Casa Branca em Washington, DC, a gala foi aberta a todos, e o salão com capacidade para 3.500 pessoas estava lotado de casais e famílias gays felizes e entusiasmados. Os ingressos custam o equivalente a 35 centavos de dólar.

No dia seguinte, recebemos o restante da delegação, incluindo ativistas de Atlanta, Baltimore, Los Angeles e Nova Orleans.

Na semana seguinte, participamos de várias sessões no CENESEX para aprender sobre diferentes aspectos do Código de Famílias e o desenvolvimento dos direitos queer; visitamos uma policlínica para saber mais sobre o sistema de atenção primária à saúde de Cuba e como as recomendações feitas pelo CENESEX para a atenção à saúde trans estão integradas de cima a baixo no sistema; visitou o Memorial da Denúncia, um museu que expõe a história do terrorismo dos Estados Unidos contra a Revolução Cubana; e recebeu um briefing no centro de biotecnologia sobre o desenvolvimento de vacinas inovadoras em Cuba.

Também nos reunimos com a Federação de Mulheres Cubanas e aprendemos sobre sua longa história de elevação das questões LGBTQ+ (desde o início dos anos 1970); conversou com representantes distritais sobre suas responsabilidades como líderes comunitários eleitos; recebeu uma visita guiada ao novo Centro Fidel Castro, documentando a vida do líder revolucionário cubano; e, finalmente, visitou a capital nacional para aprender sobre o processo eleitoral e legislativo de Cuba de um membro da Assembleia Nacional do Poder Popular.

Uma das coisas mais emocionantes que aprendi foi o “princípio do progresso” constitucional de Cuba. Isso significa que, uma vez concedidos, os direitos não podem ser retirados. Quão diferente dos EUA, onde cada um de nossos direitos arduamente conquistados está sujeito a ser revertido como o direito ao aborto foi há um ano!

Em nosso último dia inteiro em Havana, nos juntamos ao Conga Contra a Homofobia e a Transfobia, marchando pelas ruas ombro a ombro com nossos irmãos cubanos, cantando: “¡Socialismo, sí! ¡Homofobia, transfobia não!”

A lembrança da alegria e determinação política dos manifestantes, dos vizinhos e famílias felizes aplaudindo das janelas e calçadas dos apartamentos, dos líderes políticos revolucionários nas primeiras fileiras, ajudou-me a superar as longas horas na Flórida, um estado cada vez mais sufocado por censuras, leis repressivas e francamente assassinas destinadas a manter os trabalhadores na base e os ricos no topo.

Em Cuba, nunca fui confundido com o gênero, nunca me preocupei em usar um banheiro e nunca me senti inseguro por ser abertamente e descaradamente eu mesmo. Eu quero isso para mim e para todos os meus irmãos trans, em todos os lugares, todos os dias.

Ao embarcar em meu voo para casa, me senti mais determinado a construir uma Marcha Nacional para Proteger a Juventude Trans e Falar sobre Vidas Trans na Flórida neste outono – para dar esperança à nossa comunidade trans lá, a outras comunidades sob ataque, a todos nós. E mais convencido da necessidade de mostrar ao movimento LGBTQ+ que o caminho cubano – o caminho do socialismo revolucionário – é o caminho para a libertação trans e queer.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta