O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se reúne com o presidente chinês Xi Jinping no Grande Salão do Povo em Pequim, em 19 de junho de 2023. | Leah Millis / Foto da piscina via AP

O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na segunda-feira, concordando em “estabilizar” as relações deterioradas entre os dois países. Washington e Pequim sugeriram que o objetivo da viagem de Blinken era melhorar as linhas de comunicação e evitar mal-entendidos que poderiam levar à guerra.

Blinken teria confirmado a política de longa data dos EUA de não apoiar a independência da província chinesa separatista de Taiwan. Ele também disse que a reunião – originalmente adiada depois que os EUA derrubaram um balão que alegou estar espionando para a China em fevereiro – era para garantir que “a competição não se transformasse em conflito”.

Quando questionado no ano passado, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que Washington defenderia Taiwan no caso de uma “invasão chinesa”, embora assessores posteriormente tenham dito que seus comentários não refletiam um afastamento da política de longa data de “uma China”.

Mas os EUA continuaram a adotar uma postura hostil em relação à China em relação a Taiwan, incluindo a visita da ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi à ilha e manobras provocativas dos militares dos EUA no Estreito de Taiwan.

Os EUA também aumentaram sua presença naval na costa da China no ano passado e acusaram navios e aviões de guerra chineses de manobras “agressivas” próximas às suas. A China se opõe à venda de armas dos EUA a Taiwan, ao pacto de submarino nuclear AUKUS com a Grã-Bretanha e a Austrália e ao bloco militar “Quad” com a Índia, a Austrália e o Japão.

Tanto a China quanto os EUA disseram estar satisfeitos com o progresso feito durante os dois dias de negociações em Pequim, sem apontar para áreas específicas de acordo além de uma decisão mútua de retornar a uma ampla agenda de cooperação e competição endossada no ano passado por Xi e Biden em uma cimeira em Bali.

Xi disse: “O lado chinês deixou nossa posição clara e os dois lados concordaram em seguir os entendimentos comuns que o presidente Biden e eu alcançamos em Bali.

“Os dois lados fizeram progressos e chegaram a um acordo sobre algumas questões específicas. Isso é muito bom”, completou.

Blinken disse: “É absolutamente vital que tenhamos esse tipo de comunicação. Isso é algo em que vamos continuar trabalhando.”

Blinken também se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, e Wang Yi, chefe do departamento de relações exteriores do Partido Comunista. Após as negociações entre Blinken e Wang, o Ministério das Relações Exteriores da China disse que “é necessário fazer uma escolha entre diálogo ou confronto, cooperação ou conflito”. Ele culpou a “percepção errônea do lado dos EUA sobre a China, levando a políticas incorretas em relação à China” pelo atual “ponto baixo” nas relações.

Ele também disse que os EUA têm a responsabilidade de interromper “o declínio espiral das relações China-EUA para empurrá-lo de volta para um caminho saudável e estável”. Acrescentou que Wang “exigiu que os EUA parassem de exaltar a ‘teoria da ameaça da China’, levantassem as sanções unilaterais ilegais contra a China, abandonassem a supressão do desenvolvimento tecnológico da China e se abstivessem de interferência arbitrária nos assuntos internos da China”.

A questão das sanções foi especificamente apontada pelo lado chinês como motivo pelo qual ainda não pode haver qualquer retomada das trocas militares entre militares. Mas as duas potências expressaram vontade de realizar mais negociações, e as autoridades americanas esperam que a visita de Blinken abra caminho para mais reuniões bilaterais nos próximos meses.

O analista da China, Carlos Martinez, chamou a visita de “um passo na direção certa”. Ele disse: “Com as relações EUA-China em seu ponto mais baixo desde o início da reaproximação no início dos anos 1970, e com o lado dos EUA escalando uma nova Guerra Fria multifacetada, reduzir as tensões entre os dois países é uma questão de importância global”.

Martinez acrescentou: “Em última análise, as perspectivas de uma paz global duradoura dependem de os EUA conseguirem aceitar a realidade de um mundo multipolar”.

A ativista pela paz e especialista em China Jenny Clegg disse que houve “alguns sinais positivos” das negociações que podem ajudar a aliviar as tensões, mas “a China agora espera uma demonstração concreta de boa vontade”. Mas, acrescentou, restabelecer boas relações “pode ser um trabalho de muitos anos”.

Este artigo apresenta relatórios do editor internacional da Morning Star, Roger McKenzie, e outras fontes.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Fontes combinadas


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta