Uma avaliação global dos impactos da mineração de metais em rios e várzeas, publicada esta semana na revista Ciência, constata que mais de 23 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por concentrações potencialmente perigosas de resíduos tóxicos. O estudo oferece a primeira compreensão abrangente das ameaças ambientais e à saúde associadas às atividades de mineração de metais.

A investigação baseia-se numa nova base de dados de 185.000 minas metálicas para determinar a escala global da contaminação da mineração metálica em sistemas fluviais e as suas repercussões para as populações humanas e o gado. Ele modelou a contaminação de todos os locais de mineração de metais ativos e inativos conhecidos, incluindo instalações de armazenamento de rejeitos – usadas para armazenar resíduos de minas – e analisou contaminantes potencialmente nocivos, como chumbo, zinco, cobre e arsênico, que são transportados a jusante das operações de mineração, e frequentemente depositado ao longo de canais de rios e planícies aluviais por longos períodos.

Os resultados destacam o alcance generalizado da contaminação, afetando aproximadamente 479.200 quilómetros de canais fluviais e abrangendo 164.000 quilómetros quadrados de planícies aluviais à escala global. Aproximadamente 23,48 milhões de pessoas residem nestas planícies aluviais afectadas, sustentando 5,72 milhões de cabeças de gado e abrangendo mais de 65.000 quilómetros quadrados de terras irrigadas.

Relatórios incompletos sobre a localização de minas e falhas em barragens de rejeitos, especialmente na China, Índia e Rússia, significam que estes números subestimam a população em risco.

Existem vários caminhos para os seres humanos ficarem expostos a estes metais contaminantes, incluindo a exposição direta através do contato com a pele, ingestão acidental, inalação de poeira contaminada e através do consumo de água contaminada e alimentos cultivados em solos contaminados.

Isto representa um risco adicional para a saúde das comunidades urbanas e rurais em países de baixo rendimento e comunidades dependentes destes rios e planícies aluviais, especialmente em regiões já sobrecarregadas com doenças relacionadas com a água. Nas nações industrializadas da Europa Ocidental e dos Estados Unidos, a contaminação das minas metálicas constitui um grande e crescente constrangimento à segurança hídrica e alimentar, compromete serviços ecossistémicos vitais e contribui para a resistência antimicrobiana no ambiente.

Os autores dizem que a mineração de metais começou a contaminar os sistemas fluviais já há 7.000 anos, tornando-se a forma mais antiga e persistente de contaminação ambiental da humanidade. Desde meados do século XIX, as barragens de rejeitos têm sido utilizadas para armazenar resíduos de minas, o que reduziu o abastecimento direto aos rios, mas essas estruturas são propensas a falhas, com consequências muitas vezes graves para os ecossistemas e as comunidades humanas a jusante. O novo estudo mostra que o número de pessoas expostas à contaminação proveniente da descarga a longo prazo de resíduos mineiros nos rios é quase 50 vezes maior do que o número directamente afectado pelas falhas nas barragens de rejeitos.

(Este artigo inclui informações fornecidas pelo Centro de Água e Saúde Planetária da Universidade de Lincoln, Reino Unido.)

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta