Estudantes no Vietnã

O Vietnã entrou para o alto grupo de desenvolvimento humano com base no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, e subiu uma posição para 117º de 189 economias no índice.

Sua pontuação no IDH de 2019 subiu para 0,704, o que o colocou no grupo. Para que os países do grupo precisem de uma pontuação de 0,700-0,799.

A pontuação do Vietnã aumentou 45% nos últimos 30 anos, de acordo com um relatório divulgado esta semana pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), classificando as economias com base na expectativa de vida, educação, renda per capita, diferença de gênero e pobreza.

Desde 1990, sua pontuação cresceu a uma média de 1,31% ao ano, o que a torna uma das 20 economias que mais crescem no mundo.

No entanto, no Sudeste Asiático, segue a trilha de Singapura (11°), Brunei (47°), Malásia (62°), Tailândia (79°), e Indonésia e Filipinas (107°).

Nos últimos 20 anos, a expectativa de vida no Vietnã aumentou em 4,8 anos, sua média de anos de escolaridade em quatro anos e a expectativa de anos de escolaridade em 4,9 anos, diz o relatório.

A renda per capita subiu de US$ 6.220 em 2018 para US$ 7.433 com base na paridade do poder de compra (PPP) em 2019.

PPP é uma medida dos preços de certos bens em vários países para descobrir o poder de compra relativo. Nos últimos 20 anos, aumentou em 370 por cento.

O país também teve um bom desempenho na promoção da igualdade de gênero com seu índice de desenvolvimento de gênero de 0,997, colocando-o na 65a posição.

As mulheres vietnamitas detêm 26,7% dos assentos parlamentares e 66,4% atingem pelo menos o nível secundário de educação, em comparação com 78,2% para os homens.

A participação das mulheres no mercado de trabalho é de 72,7% em comparação com 82,4% para os homens.

O Vietnã também teve um bom desempenho na redução da pobreza multidimensional, com apenas 4,9% de sua população sendo classificada como pobre e outros 5,6% como vulnerável à pobreza multidimensional.

O relatório advertiu que o Vietnã continuaria a enfrentar desafios em termos de desigualdade de gênero. O país está entre os terceiros menores em termos de proporção de sexo ao nascer (1,12), violência contra mulheres por parceiros não íntimos (34,4%) e mulheres com contas em instituições financeiras ou com prestadores de serviços móveis de dinheiro (30,4%).

“O alto desenvolvimento humano do Vietnã é uma conquista notável e também cria oportunidades para um maior e mais rápido progresso no próximo período de desenvolvimento”, disse a representante residente do PNUD no Vietnã, Caitlin Wiesen, em um comunicado à imprensa.

“O país está em um momento crítico ao elaborar sua próxima estratégia de desenvolvimento sócio-econômico, com decisões tomadas hoje determinando se continuará no caminho atual de crescimento e baixa desigualdade, e se pode simultaneamente mudar para reduzir a pressão sobre o planeta”.

Ela também saudou o Vietnã por embarcar firmemente no desenvolvimento centrado nas pessoas e priorizar o desenvolvimento humano e a igualdade em suas estratégias e planos de desenvolvimento sócio-econômico.

A Noruega encabeçou o índice, seguida pela Irlanda e Suíça. Hong Kong e a Islândia completaram os cinco primeiros.

Fonte: https://e.vnexpress.net/news/news/vietnam-climbs-into-un-high-human-development-group-4207689.html

Deixe uma resposta