O primeiro-ministro Justin Trudeau observa enquanto a carreata que transportava o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky parte do Aeroporto Internacional Ottawa Macdonald-Cartier em Ottawa, Ontário, na quinta-feira, 21 de setembro de 2023. | Justin Tang / The Canadian Press via AP

O presidente da Câmara dos Comuns do Canadá, Anthony Rota, foi forçado a renunciar após os seus surpreendentes elogios a Yaroslav Hunka, de 98 anos, no Parlamento canadiano na semana passada. Centenas de deputados canadianos aplaudiram não uma, mas duas de pé a Hunka, um veterano ucraniano-canadiano da Divisão Nazi Waffen-SS Galicia durante a Segunda Guerra Mundial (eufemisticamente descrita pela Associated Press e outros como a “Primeira Divisão Ucraniana”).

Centenas de deputados canadianos, incluindo o primeiro-ministro Justin Trudeau e a vice-primeira-ministra Chrystia Freeland, sorrindo e aplaudindo alegremente foi um espetáculo arrepiante.

Deputados como Karina Gould, um membro sénior do Partido Liberal, no poder, fizeram apelos subsequentes aos deputados para “evitarem politizar este incidente” desde a reacção, tem sido um espectáculo completamente diferente, mas não menos lamentável.

As imagens da câmara continuarão a ser um desprezo vergonhoso e flagrantemente ofensivo aos poucos veteranos canadianos restantes do Dia D e de outras campanhas contra os nazis, às famílias dos 45.000 soldados canadianos que morreram durante a guerra e às centenas de milhares de pessoas no Canadá. dos judeus. Resta saber se a demissão de Rota, o subsequente pedido de desculpas de Trudeau e o lamentável apelo de Gould serão suficientes para os tirar.

(Vale a pena notar que até agora o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, também presente e aplaudindo, nada disse sobre o incidente.)

Então, o que está acontecendo aqui?

Praticamente desde o próprio Dia da Vitória, as agências de inteligência e os governos ocidentais apoiaram e forneceram abrigo secretamente a grupos nazis, fascistas e ultranacionalistas como parte da Guerra Fria contra a União Soviética.

Muitos foram reabilitados para funções judiciais, governamentais e burocráticas na Alemanha Ocidental, por exemplo, ou ajudaram a desenvolver sistemas de armas dos EUA. Alguns até assumiram cargos de chefia na própria OTAN.

A Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN) e o seu braço armado, o Exército Insurgente Ucraniano (UPA), eram uma facção de nacionalistas de extrema-direita e antigos colaboradores nazis liderados pelo notório Stepan Bandera, que procurou refúgio nos EUA e no Canadá.

A OUN promove há muito tempo a ideia fascista de “muitos holocaustos, não um”, oferecendo justificações para os pogroms “anticomunistas” que viram dezenas de milhares de judeus e polacos ucranianos massacrados durante a guerra, diluindo assim o Holocausto real, ao mesmo tempo que lançava o ucraniano de Hunka Camaradas SS, que prestaram juramento pessoal de lealdade a Adolf Hitler, como “vítimas do comunismo”.

O Canadá abriga a maior diáspora ucraniana fora da Rússia. Em 1985, uma comissão real parlamentar canadiana – a Comissão Deschenes – foi criada para investigar alegações de que o Canadá se tinha tornado um refúgio para criminosos de guerra nazis. A comissão descobriu que pelo menos 600 antigos membros da Divisão Waffen-SS Galicia – considerada uma organização criminosa nos julgamentos de Nuremberga – viviam no Canadá.

O Canadá, é claro, é membro da Commonwealth, o remanescente vestigial do Império Britânico, e ainda nomeia um governador-geral britânico. O que sabia o governo britânico sobre a emigração para o Canadá de alegados criminosos de guerra nazis, e aconteceu o mesmo no Reino Unido?

O MI6 – inteligência britânica – trabalhou em estreita colaboração com os antigos colaboradores nazis na Ucrânia, incluindo a UPA Banderite, durante muitos anos após a guerra. O próprio Bandera continuou a operar a partir da Alemanha Ocidental e visitou as forças nacionalistas ucranianas em vários países. A União Soviética exigiu a sua extradição, mas os EUA bloquearam-na. Em Munique, em 1959, foi morto pelas forças de inteligência soviéticas.

Os manipuladores do MI6 foram fundamentais para desviar os remanescentes da UPA para refúgios seguros, incluindo o Canadá.

No Canadá, os chamados colaboradores “anti-soviéticos” são frequentemente rotulados como heróis de guerra nacionalistas, tal como Hunka. Existem vários monumentos e comemorações para essas pessoas – um monumento a Roman Shukhevych, um oficial da polícia auxiliar da Waffen-SS na Ucrânia e autor dos massacres da Galiza-Volhynia durante a guerra, fica do lado de fora do Complexo de Unidade da Juventude Ucraniana em Edmonton, Alberta .

O próprio avô do vice-primeiro-ministro Freeland, Michael Chomiak, recebeu um apartamento confiscado pelos nazistas de seus proprietários anteriormente judeus e tornou-se editor do jornal Krakivski Vista que produziu, nas palavras do historiador John-Paul Himka, propaganda nazista “veementemente antissemita”.

Freeland não é o seu avô, mas a questão é que a reabilitação de homens como Chomiak, Shukhevych e Hunka é uma parte estabelecida da mitologização canadiana dos colaboradores nazis ucranianos durante e após a guerra.

O avô de Freeland foi um colaborador nazista; ela sabia muito bem que o homem elogiado na Câmara dos Comuns também era um colaborador nazista.

E este é o problema: eles sabiam quem estavam aplaudindo. As pessoas que aplaudiram Yaroslav Hunka sabiam exatamente quem ele era, só esperavam que ninguém mais notasse e só pediram desculpas depois de serem pegos.

Indiscutivelmente, um dos maiores golpes de propaganda da era moderna é o sucesso com que o imperialismo se apropriou dos termos “democracia” e “liberdade”, apesar das intervenções em todo o mundo imporem exactamente o oposto – ataques à democracia conduzidos em nome da liberdade.

Quer sejam os franceses na Argélia ou no Vietname, os britânicos na Irlanda ou na Índia, ou os Estados Unidos na América Latina, no Médio Oriente ou no Sudeste Asiático, o conceito é o mesmo: a sua brutalidade é pela liberdade e, portanto, permitida.

O revisionismo histórico – ou a reescrita da memória histórica para servir uma agenda política – representa uma ameaça semelhante. Para definir e construir nosso próprio futuro, precisamos compreender o passado.

O revisionismo histórico é uma arma poderosa que é usada para nos impedir de alcançar qualquer uma dessas coisas. Causa confusão mesmo nos países que foram vitoriosos em 1945. Serve como cortina de fumo para a reabilitação do fascismo e dos negacionistas do Holocausto. E agora é usado novamente na guerra atual. Por essa razão, deve ser desafiado em todas as oportunidades e derrotado.

Anthony Rota entendeu exatamente quem ele estava comemorando. Como Sven Lindqvist, autor de Exterminar todos os brutos, disse: “Não é conhecimento que nos falta. O que falta é a coragem de compreender o que sabemos e de tirar conclusões.”

Tal como acontece com todos os artigos de opinião publicados pela People’s World, este artigo reflete as opiniões de seu autor.


CONTRIBUINTE

E Ross


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta