Num discurso interessante sobre a forma como a agressão imperial dos EUA provoca violência em todo o mundo, o comentador anti-guerra Scott Horton fez referência a um artigo de Abril de 2022 do Yahoo News que anteriormente tinha escapado à minha atenção.

O artigo é intitulado “Em laços mais estreitos com a Ucrânia, as autoridades dos EUA há muito vêem promessas e perigos”, e apresenta veteranos nomeados e não identificados do cartel de inteligência dos EUA dizendo que muito antes da invasão de fevereiro de 2022 eles estavam plenamente conscientes de que os EUA tinham “provocado ”A Rússia na Ucrânia e criou uma situação de barril de pólvora que provavelmente levaria à guerra.

“No verão passado [meaning the summer of 2021]a visão básica da maioria dos analistas da comunidade de inteligência dos EUA era que a Rússia se sentiu suficientemente provocada pela Ucrânia para que algum gatilho desconhecido pudesse desencadear um ataque de Moscou”, disse um ex-funcionário da CIA a Zach Dorfman do Yahoo News, que acrescenta:

(A CIA e o Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional recusaram-se a comentar.)

Dorfman escreve que o apoio inicial fornecido à Ucrânia durante a administração Obama foi “calibrado para evitar agravar Moscovo”, mas que “parcialmente estimulado pelo Congresso, bem como pela administração Trump, que estava mais disposta a ser agressiva nas transferências de armas para Kiev, O apoio militar aberto dos EUA à Ucrânia cresceu ao longo do tempo – e com ele o risco de uma resposta russa mortal, acreditavam alguns funcionários da CIA na altura.”

Os decisores políticos “diriam sempre: ‘Se fizermos X coisa, se dermos aos Ucranianos o sistema X, como é que os Russos irão reagir?’ E nossa resposta seria sempre: ‘Você não pode olhar para nada isoladamente’”, disse o ex-funcionário anônimo da CIA ao Yahoo News.

E podemos olhar e dizer: ‘Bem, são apenas algumas centenas de MANPADs [man-portable air-defense systems] ou algumas centenas de Humvees’, mas não se percebe que os russos estão a levar tudo isto em conjunto, e estão a desenhar esta imagem desta relação cada vez maior entre os EUA e a Ucrânia.

“Compreendo o argumento moral”, diz o ex-funcionário da CIA Jeffrey Edmonds sobre as transferências de armas para a Ucrânia.

mas também entendo o argumento de que, bem, por que você iria querer dar essas coisas se isso só vai aumentar as chances de a Rússia fazer alguma coisa?

Assim, enquanto nós, membros do público, especulávamos cegamente sobre se a Rússia iria ou não atacar a Ucrânia, o cartel de inteligência dos EUA estava plenamente consciente de que os EUA estavam a tomar medidas para garantir que isso aconteceria. Esse era o ambiente sob o qual o estado de segurança dos EUA sabia que estava a operar quando continuou a zombar da ideia de adicionar a Ucrânia e a Geórgia à NATO até aos momentos finais antes da invasão.

Esta guerra não foi apenas provocada, foi conscientemente provocado. Rampa após rampa foram ultrapassadas pela máquina de guerra dos EUA a cem milhas por hora em direção a uma terrível guerra por procuração, porque os administradores do império tinha calculado que tal guerra serviria os interesses dos EUA. E agora vemos rotineiramente autoridades dos EUA como Mitch McConnell abertamente ditado que esta guerra serve os interesses dos EUA.

Eles realmente não poderiam ser mais óbvios sobre isso, mesmo que tentassem.

Tem sido engraçado observar a resposta dos apologistas do império à surpreendente refutação do Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, de um ano e meio de propaganda do império, ao admitir abertamente que a expansão da OTAN provocou a invasão da Ucrânia e ao reconhecer que as potências da OTAN rejeitaram os compromissos propostos por Moscovo, que poderiam ter evitou a guerra. Basicamente, o único argumento que têm agora após esta admissão é dizer que a Rússia não deveria ter visto a expansão da NATO como uma ameaça existencial.

O único truque que resta é argumentar com a realidade; basicamente dizer que sim, é realidade que a expansão da OTAN provocou esta guerra porque Moscovo a viu como uma ameaça, mas a realidade não deveria ter sido o que a realidade era. Eles argumentam que a Rússia deveria ter sentido sentimentos completamente diferentes sobre uma ameaça militar na sua fronteira do que nações como os Estados Unidos sentiriam, uma vez que, como discutimos anteriormente, a última vez que houve uma ameaça militar credível perto da fronteira dos EUA, os EUA responderam de forma agressivamente que o mundo quase acabou.

Isso é realmente tudo que eles têm:

Sim, é verdade que todas as pessoas que morreram e perderam as suas casas nesta guerra fizeram-no porque estávamos a acumular uma aliança militar hostil perto da fronteira da Rússia, mas em nossa defesa os russos deveriam ter pensado pensamentos diferentes daqueles que que nós próprios pensaríamos numa ameaça militar hostil na nossa fronteira.

Se todos os ocidentais compreendessem profundamente todo o sofrimento e perigo que esta guerra desencadeou no nosso mundo, e compreendessem profundamente o facto de que os seus próprios governos desempenharam um papel no seu início, seria impossível manter o status quo político do mundo ocidental. . É por isso que níveis tão sem precedentes de propaganda e censura na Internet impediram que os ocidentais chegassem a tal entendimento.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta