Um menino palestino recebe uma ração de água potável durante os primeiros dias do bombardeio israelense à Faixa de Gaza em Rafah, em 28 de outubro de 2023. | Hatem Ali/AP

Em Novembro de 2023, já era claro que o governo israelita tinha começado a negar aos palestinianos em Gaza o acesso à água. “Cada hora que passa com Israel a impedir o fornecimento de água potável na Faixa de Gaza, numa violação descarada do direito internacional, coloca os habitantes de Gaza em risco de morrer de sede e de doenças relacionadas com a falta de água potável”, disse Pedro Arrojo- Agudo, relator especial da ONU sobre direitos humanos e sua relação com a água potável.

“Israel”, observou ele, “deve parar de usar a água como arma de guerra”. Antes do mais recente ataque de Israel a Gaza, 97 por cento da água no único aquífero costeiro de Gaza já não era segura para consumo humano, com base nos padrões da Organização Mundial de Saúde. Ao longo dos seus muitos ataques, Israel praticamente destruiu o sistema de purificação de água de Gaza e impediu a entrada de materiais e produtos químicos necessários para reparação.

No início de Outubro de 2023, as autoridades israelitas indicaram que utilizariam o seu controlo sobre os sistemas de água de Gaza como um meio para perpetrar o genocídio. Como disse o major-general israelense Ghassan Alian, chefe da Coordenação de Atividades Governamentais nos Territórios (COGAT), em 10 de outubro: “Os animais humanos são tratados de acordo. Israel impôs um bloqueio total a Gaza. Sem eletricidade, sem água, apenas danos. Você queria o inferno, você vai conseguir o inferno. Em 19 de Março, o Coordenador Humanitário da ONU para a Palestina, Jamie McGoldrick, observou que Gaza precisava de peças sobressalentes para os sistemas de água e saneamento, bem como de produtos químicos para tratar a água, uma vez que a falta destes itens críticos é um dos principais factores da crise de desnutrição.

“Crise de desnutrição” é uma forma mais simpática de falar sobre fome.

O ataque a Gaza – cuja população inteira “enfrenta actualmente elevados níveis de insegurança alimentar aguda”, de acordo com a Oxfam e a Classificação da Fase de Segurança Alimentar Integrada – aguçou as contradições que atingem com força os povos do mundo.

Palestinos fazem fila em um ponto de distribuição de água potável na área de Muwasi, no sul da Faixa de Gaza, em 18 de dezembro de 2023. | Fátima Shbair/AP

Um relatório da ONU divulgado no Dia Mundial da Água (22 de março) mostra que, em 2022, 2,2 mil milhões de pessoas não tinham acesso a água potável gerida de forma segura, que quatro em cada cinco pessoas nas zonas rurais não tinham água potável básica e que 3,5 mil milhões de pessoas não tinham acesso a água potável. não possuem sistemas de saneamento. Como consequência, todos os dias, mais de mil crianças com menos de cinco anos morrem de doenças relacionadas com água, saneamento e higiene inadequados.

Estas crianças estão entre os 1,4 milhões de pessoas que morrem todos os anos devido a estas deficiências. O relatório da ONU observa que, uma vez que as mulheres e as raparigas são as principais coletoras de água, passam mais tempo a procurar água quando os sistemas de água se deterioram devido a infraestruturas inadequadas ou inexistentes ou a secas exacerbadas pelas alterações climáticas. Isto resultou em taxas de abandono escolar mais elevadas para as raparigas.

Um estudo de 2023 da ONU Mulheres descreve os perigos da crise hídrica para mulheres e meninas:

As desigualdades no acesso à água potável e ao saneamento não afectam todas as pessoas de forma igual. A maior necessidade de privacidade durante a menstruação, por exemplo, significa que as mulheres, as raparigas e outras pessoas que menstruam podem ter acesso a instalações sanitárias partilhadas com menos frequência do que as pessoas que não o fazem, o que aumenta a probabilidade de infecções do tracto urinário e reprodutivo. Quando não existem instalações seguras e protegidas, as opções de utilização das instalações são muitas vezes limitadas ao amanhecer e ao anoitecer, o que expõe os grupos em risco à violência.

A falta de acesso a casas de banho públicas é, por si só, um grave perigo para as mulheres em cidades de todo o mundo, como Dhaka, no Bangladesh, onde existe uma casa de banho pública para cada 200.000 pessoas.

O acesso à água potável está a ser ainda mais restringido pela catástrofe climática. Por exemplo, o aquecimento dos oceanos significa o derretimento dos glaciares, o que eleva o nível do mar e permite que a água salgada contamine os aquíferos subterrâneos com mais facilidade. Entretanto, com menos neve, há menos água nos reservatórios, o que significa menos água para beber e para utilizar na agricultura. Como mostra o relatório da ONU sobre a Água, já estamos a assistir a um aumento das secas que afectam agora pelo menos 1,4 mil milhões de pessoas directamente.

De acordo com as Nações Unidas, metade da população mundial enfrenta grave escassez de água durante pelo menos parte do ano, enquanto um quarto enfrenta níveis “extremamente elevados” de stress hídrico. “Prevê-se que as alterações climáticas aumentem a frequência e a gravidade destes fenómenos, com riscos agudos para a estabilidade social.” observa a ONU. A questão da estabilidade social é fundamental, uma vez que as secas têm forçado dezenas de milhões de pessoas à fuga e à fome.

As alterações climáticas são certamente um dos principais impulsionadores da crise hídrica, mas também o é a ordem internacional baseada em regras. Não se deve permitir que os governos capitalistas apontem para uma noção a-histórica das alterações climáticas como desculpa para fugirem à sua responsabilidade na criação da crise hídrica.

Por exemplo, ao longo das últimas décadas, os governos de todo o mundo negligenciaram a modernização das instalações de tratamento de águas residuais. Consequentemente, 42% das águas residuais domésticas não são tratadas adequadamente, o que prejudica os ecossistemas e os aquíferos. Ainda mais contundente é o facto de apenas 11% das águas residuais domésticas e industriais serem reutilizadas.

O aumento do investimento no tratamento de águas residuais reduziria a quantidade de poluição que entra nas fontes de água e permitiria um melhor aproveitamento da água doce que temos disponível no planeta. Existem várias políticas sensatas que poderiam ser adoptadas para resolver imediatamente a crise hídrica, tais como as propostas pela ONU Água para proteger os mangais costeiros e as zonas húmidas; captar água da chuva; reutilizar águas residuais; e proteger as águas subterrâneas. Mas estes são precisamente os tipos de políticas às quais as empresas capitalistas se opõem, cuja linha de lucro é melhorada pela destruição da natureza.

O Documento Técnico VI do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC, Junho de 2008) trata das alterações climáticas e da água. O consenso científico neste documento é que as mudanças nos padrões climáticos – induzidas pelo capitalismo intensivo em carbono – têm um efeito negativo no ciclo da água.

As áreas onde haverá maior precipitação poderão não ver mais água subterrânea devido à velocidade da chuva, o que criará um movimento rápido da água para os oceanos. Essas chuvas de alta velocidade não reabastecem os aquíferos (fontes naturais de água) nem permitem que a água seja armazenada pelos seres humanos.

Os cientistas também prevêem taxas mais elevadas de seca em regiões como o Mediterrâneo e a África Austral. É este relatório técnico que apresenta o número de que mais de um bilhão de pessoas sofrerão com a escassez de água.

Durante a última década, o Programa Ambiental das Nações Unidas alertou sobre o crescimento de estilos de vida com uso intensivo de água e da poluição da água. Ambos – estilos de vida e poluição – são consequências da propagação das relações sociais capitalistas e dos mecanismos produtivos capitalistas em todo o planeta. Em termos de estilo de vida, o residente médio nos Estados Unidos consome entre 300 e 600 litros de água por dia. Esta é uma figura enganosa.

Enquanto alguns passam sede em todo o mundo, outros nunca se preocupam com a escassez de água. | PA

Isso não significa que os indivíduos consumam quantidades tão elevadas de água. Grande parte desta água é utilizada pela agricultura com utilização intensiva de água e pela produção industrial com utilização intensiva de água, incluindo a produção de energia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de 20 litros de água por pessoa por dia para higiene básica e preparo de alimentos.

A diferença entre os dois não é acidental. Trata-se de um estilo de vida que utiliza muita água – a utilização de máquinas de lavar roupa e de louça, a lavagem de carros e a rega de jardins, bem como a utilização de água pelas fábricas e explorações agrícolas industriais.

A poluição da água é um problema sério. Em Esquel, na Argentina, as pessoas viram que os contaminantes da mineração corporativa de ouro estavam a arruinar a sua água potável.

“A água vale mais que o ouro. (El agua vale más que el oro)”, disseram. Técnicas implacáveis ​​de extracção por empresas mineiras (através do uso de cianeto) e de cultivo pelo agronegócio (através do uso de fertilizantes e pesticidas) arruinaram os reservatórios de água limpa.

O seu ouro azul, dizem os habitantes de Esquel, é mais importante que o ouro verdadeiro. Eles realizaram uma assembleia pública em 2003 que afirmou o seu direito à água contra os interesses das empresas privadas.

Vale a pena salientar que a quantidade de água necessária para sustentar 4,7 mil milhões de pessoas, segundo o mínimo diário da OMS, seria de 9,5 mil milhões de litros – a quantidade exacta utilizada todos os dias para regar os campos de golfe do mundo. A água utilizada por 60 mil aldeias na Tailândia, por exemplo, é usada para regar um campo de golfe na Tailândia. Estas são as prioridades do nosso sistema atual.

Por outras palavras, regar os campos de golfe é mais importante do que fornecer água canalizada aos milhares de crianças com menos de cinco anos que morrem todos os dias devido à privação de água. Esses são os valores do sistema capitalista.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Vijay Prashad


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta