No dia 19 de Outubro de 2023, um grupo de activistas da Just Stop Oil bloqueou um autocarro que transportava requerentes de asilo para o Bibby Stockholm, uma barcaça de três andares atracada ao largo da Ilha de Portland, em Dorset, na qual o Ministério do Interior planeia alojar centenas de requerentes de asilo como eles esperam que suas reivindicações sejam processadas. Numa repetição dos incidentes observados em todo o país, o autocarro atingiu os manifestantes, forçando-os a deslocar-se.

Mais tarde, em Portland, as pessoas no ônibus foram recebidas por um pequeno grupo de moradores locais que as recebiam na cidade e, ao mesmo tempo, protestavam contra sua situação. Um porta-voz da Just Stop Oil enquadrou a acção como uma manifestação da luta pela justiça climática:

Não há justiça climática sem justiça para todas as pessoas… Quando tomamos medidas contra a Bibby Stockholm, estamos a tomar medidas para defender o direito das pessoas a circularem com segurança e dignidade.

Como observaram Andreas Malm e o grupo de investigação Zetkin Collective na extrema direita, há uma tendência para ver a crise climática como um momento de mobilização para o mundo, uma vez que enfrenta uma ameaça à sobrevivência da humanidade como espécie. No entanto, esta é uma falsa esperança. A extrema direita opõe-se quase universalmente à acção sobre as alterações climáticas; na verdade, está diretamente alinhado com a indústria dos combustíveis fósseis. Em qualquer caso, ainda restam biliões de dólares em reservas de petróleo no mundo para serem extraídos, e o capital fóssil procurará promover as alianças políticas existentes com a direita, a fim de maximizar os lucros.

Negação climática e extrema direita

O incidente ocorrido na estrada para Portland é indicativo de uma tendência mais ampla de convergência que reúne a extrema direita (manifestada nas suas formas governamental, de movimento e terrorista) e a crise climática. As intersecções entre estes dois pontos de políticas aparentemente separadas aumentarão provavelmente em frequência e intensidade à medida que a crise se desenvolve.

A escalada, diversificação e alargamento da crise climática são particularmente preocupantes, uma vez que o fascismo, tanto nas suas formas históricas como contemporâneas, alimenta-se das ansiedades populares produzidas pelas crises. Ao mesmo tempo, alinha-se com sectores específicos do capital para promover o seu projecto. Podemos, portanto, esperar ver a extrema direita alinhar-se com sectores que irão agravar a crise climática, ao mesmo tempo que utiliza as consequências da crise para alimentar sentimentos nacionalistas e intensificar ainda mais os regimes fronteiriços.

A negação total de uma mudança no clima tornou-se mais rara na extrema direita. No entanto, outras formas de negação, como a negação do impacto, que nega a gravidade dos efeitos da crise, e, ainda mais insidiosa, a negação da urgência, argumentando que a ação só será necessária em algum momento no futuro, continuaram a criar espaço para extração de combustíveis fósseis.

Na Alemanha, a extrema-direita Alternative für Deutschland opõe-se implacavelmente à acção climática, apelando em 2020 a um “plano de saída da saída do carvão da Alemanha” e à retirada do acordo climático de Paris, seguindo o exemplo da administração de Donald Trump. A nível governamental, a luta climática envolverá necessariamente uma luta transnacional contra a extrema direita.

Ecofascismo

A crise climática também apresenta oportunidades para a extrema direita promover a sua agenda política. À medida que a crise se agrava, algumas partes do mundo tornar-se-ão cada vez mais inóspitas à vida humana, forçando as pessoas a deslocarem-se em grande número. Aqui, as lutas climáticas cruzar-se-ão cada vez mais com a luta por uma transição justa para todos – e contra as fronteiras militarizadas, o autoritarismo e o entrincheiramento dos sistemas globais existentes de dominação racial.

Na sua forma de movimento, a extrema direita entrelaçou-se com o policiamento das fronteiras nacionais, incluindo nos últimos tempos o barco Defend Europa, que foi posicionado durante um verão no Mediterrâneo. Um perigo real pode surgir não só na forma como a extrema direita utiliza o aumento da migração induzida pelo clima como combustível para a sua política, mas também em alianças mais explícitas com regimes fronteiriços neoliberais.

Existem outros cenários, no entanto, onde o fascismo e o ambientalismo podem unir-se para construir uma política eco-fascista mais explícita, em contraste com a negação climática. A extrema direita pode manter posições contraditórias sobre a crise climática não só devido à irracionalidade inerente ao fascismo, mas também porque é diverso na sua ideologia e práticas.

As lutas climáticas cruzar-se-ão cada vez mais com a luta por uma transição justa para todos

No manifesto do atirador da mesquita de Christchurch, que massacrou 51 fiéis muçulmanos na Nova Zelândia em 2019 e se descreveu como um ecofascista, uma solução malthusiana para a crise climática surge através do assassinato em massa de não-brancos, que ele alegou terem muitas crianças para o planeta sustentar.

Tal posição ainda não é amplamente discutida no movimento ou na extrema-direita governamental, mas a sua influência está presente na hostilidade à vida não-branca que permeia a política de extrema-direita. À medida que a crise aumenta, ideias baseadas no ecologismo de extrema direita e na resolução da crise climática através da violência racial poderão vir à tona.

Como deveríamos nós, como antifascistas, ativistas climáticos e esquerdistas, responder? À medida que vemos convergências crescentes entre a política de extrema-direita e a crise climática, também devemos começar a unir o anti-fascismo com movimentos pela justiça climática. Isto não significa apenas defender os movimentos climáticos das ameaças da extrema direita, mas reconhecer que qualquer transição climática justa não será baseada em consenso, mas envolverá uma luta prolongada entre forças reaccionárias amplamente definidas e aquelas que lhes se oporiam.

Por último, a esquerda, de forma mais ampla, deve aprender a adaptar-se à vertiginosa variedade de desastres e crises prolongadas que virão à tona nos próximos anos. Somente através da organização contra uma extrema direita disposta a levar o ambiente ao limite poderemos alcançar a justiça e, em última análise, um mundo melhor.

Este artigo apareceu pela primeira vez na edição nº 242, Fighting Fascism.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta