O país do leste europeu devastado pela guerra é uma meca para algumas das pessoas mais odiosas do mundo. Que tipo de ameaça isso representa para seus países de origem?

No final de abril, dois neonazistas franceses – Alan Vineron e Guillaume Andreoni – que ingressaram nas Forças Armadas da Ucrânia como mercenários, foram presos e condenados em seu país de origem. Dois meses antes, um deles havia postado fotos de três prisioneiros russos executados nas redes sociais.

No entanto, Vineron e Andreoni foram detidos não por crimes de guerra, mas por tentar contrabandear armas e munições para casa, incluindo miras de fuzil e pentes para metralhadoras. Após um breve julgamento, eles foram condenados a 15 meses de prisão cada, nove deles a serem cumpridos condicionalmente.

Este incidente é apenas o primeiro sinal do que está por vir. Segundo a mídia francesa, cerca de 400 cidadãos franceses estão participando do conflito armado na Ucrânia. Destes, cerca de 100 estão diretamente envolvidos nos combates e cerca de 30 são conhecidos extremistas de direita.

Não é apenas Paris que em breve enfrentará a perspectiva de militantes neonazistas voltando para casa. Observadores observam que o número de combatentes estrangeiros voluntários na Ucrânia chegou a milhares.

Os franceses e suas ‘aventuras’ na Ucrânia

De acordo com a mídia francesa Mediapart, a Direção Geral de Segurança Interna da França estava de olho nos suspeitos muito antes do incidente. Apesar disso, eles foram detidos apenas graças a uma verificação aleatória na alfândega.

Vineron (também conhecido como “Vivi”) é um lutador aposentado da unidade de elite French Chasseurs Alpins (Alpine Hunters). Ele foi demitido do exército depois que suas opiniões neonazistas vieram à tona na mídia. Pouco antes de voltar para casa, ele postou uma foto no canal “TrackANaziMerc” do Telegram, mostrando três soldados russos baleados na cabeça. A imagem mostra que os soldados estavam desarmados e foram mortos à queima-roupa. Depois que as fotos da execução começaram a circular online, o Comitê Investigativo da Rússia anunciou que iria examinar os crimes de mercenários franceses contra prisioneiros de guerra russos na Ucrânia.

O cúmplice de Vineron, conhecido como “Bones” por seu indicativo militar, também já foi ligado a um grupo neonazista de extrema direita que mantém laços de longa data com extremistas ucranianos.

O grupo “Zouaves Paris” – ironicamente deriva seu nome da tribo berbere Zwawa, que por sua vez ficou conhecida como o primeiro regimento “indígena” do exército francês – apoiou a Ucrânia e estabeleceu contato com combatentes locais do regimento neonazista Azov. Em dezembro de 2019, o líder do grupo de extrema direita, Marc de Cacqueray-Valmenier, viajou ao país para conhecer pessoalmente os combatentes do Azov e visitar seu campo de treinamento.

Em janeiro de 2022, um mês antes do início da operação militar da Rússia, o Zouaves Paris foi banido da França. No entanto, seus laços com extremistas ucranianos não tinham nada a ver com a proibição – um mês antes, o grupo havia atacado manifestantes antirracismo que tentaram interromper uma manifestação de extrema-direita em apoio ao candidato presidencial Eric Zemmour.

A proibição não afetou particularmente os neonazistas. Os partidários do Zouaves Paris do canal Telegram “Ouest Casual” ainda entoam elogios aos combatentes ucranianos e usam símbolos e frases nazistas alusivas a vários movimentos de extrema-direita na França e na Alemanha. Em seus postos, eles se referem às tropas russas como “as hordas asiáticas do imperialismo soviético que mais uma vez tomaram conta da Europa” e às unidades chechenas como “os cães muçulmanos de Putin”. Eles usam canais duplicados semelhantes para arrecadar fundos para as necessidades de militantes e colaborar com neonazistas de outros países.

O grupo se orgulha de sua presença na Ucrânia, postando fotos de seus apoiadores ucranianos e adesivos de organizações de direita francesas. Também criou plataformas de backup caso o canal principal do Telegram seja bloqueado.

Todos os caminhos levam à Ucrânia

Há pouco mais de um ano, terroristas de extrema-direita da França mataram o ex-jogador de rugby internacional argentino Federico Martin Aramburu. Um dos suspeitos, Loik Le Priol, foi capturado na fronteira entre a Hungria e a Ucrânia. Segundo relatos oficiais, o terrorista e ex-comando da marinha queria se render às autoridades ucranianas após cometer o assassinato.

Em novembro de 2022, a polícia italiana anunciou a prisão de cinco membros do grupo neonazista local “Ordem de Hagal”. Eles haviam armazenado armas, munições, equipamentos táticos e um lançador de granadas ilegalmente e ainda se engajaram em treinamento paramilitar regular para preparar um ataque terrorista em Nápoles.

Mais tarde, ficou claro que o grupo também mantinha laços estreitos com as unidades neonazistas do Setor Direita da Ucrânia, Centuria e Azov. Um de seus membros era um lutador do Azov. Seu cúmplice, tendo “laços perigosamente estreitos com grupos nacionalistas ucranianos de extrema direita”, planejava atacar uma delegacia de polícia em Nápoles, enquanto o próprio ex-combatente de Azov preparava um ataque terrorista em um shopping.

A polícia italiana tomou conhecimento dos neonazistas pela primeira vez em 2019. Em uma conversa interceptada de janeiro de 2021, um dos militantes, Giampiero Testa, ameaçou que faria “um massacre como na Nova Zelândia”, obviamente referindo-se ao terrorista atentado em Christchurch que resultou na morte de 51 pessoas em 2019. Aliás, em seu manifesto, o terrorista neozelandês afirmou que havia treinado no batalhão Azov, na Ucrânia, e usava símbolos neonazistas.

Esses laços entre os neonazistas são mútuos. De acordo com uma investigação de 2020 do Centro de Combate ao Terrorismo (CTC) em West Point, o manifesto do atirador da Nova Zelândia se tornou popular entre as unidades paramilitares ucranianas. Foi até traduzido para o idioma ucraniano e vendido como livro por um morador de Kiev de 22 anos, tornando-se uma espécie de artefato. O centro acrescentou que a Ucrânia “tem uma atração especial para supremacistas brancos, ativistas e aventureiros” em grande parte devido ao estabelecimento e desenvolvimento do regimento Azov e outras formações paramilitares apoiadas pelo Estado.

Ao longo dos anos, Azov não encontrou nenhum impedimento para o crescimento e tornou-se uma organização poderosa e extensa. Quanto mais crescia, mais apoio recebia do estado ucraniano. A influência ideológica de Azov na sociedade ucraniana ajudou a moldar a agenda moderna do país. Na década de 2010, a organização organizou ativamente acampamentos juvenis que ensinavam treinamento militar básico e ideologia. Conforme observado no relatório do Centro de Combate ao Terrorismo, as declarações públicas de extremistas de extrema direita ucranianos atraíram ultradireitistas da Europa, Estados Unidos e outros países.

Teatro de fantoches extremista de direita

No mesmo relatório do CTC, a Ucrânia é apelidada de o primeiro país onde a “milícia nacionalista branca abertamente de extrema-direita [is] comemorado publicamente, organizando abertamente e com amigos em altos cargos”.

Como resultado, a Ucrânia se tornou um ponto de encontro para extremistas de direita de todo o mundo. A base para isso foi lançada muito antes do início das hostilidades em fevereiro de 2022.

Joachim Furholm era um mercenário estrangeiro na Ucrânia e mais tarde um recrutador de extremistas ocidentais. Furholm é um ativista fascista norueguês que foi brevemente preso após uma tentativa de assalto a banco. Ele também se tornou conhecido por simpatizar com o terrorista Anders Breivik. Em 2018, ele se juntou à Legião Estrangeira na Ucrânia e começou a recrutar neonazistas americanos para a unidade Azov.

“É como uma placa de Petri para o fascismo. São as condições perfeitas”, disse Furholm sobre a Ucrânia em uma entrevista. Referindo-se à unidade de Azov, ele disse que “eles têm sérias intenções de ajudar o resto da Europa a retomar nossas terras legítimas”. Mais tarde no podcast “Azov”, Furholm pediu aos ouvintes que entrassem em contato com ele no Instagram. Quando um jovem do Novo México estendeu a mão, o norueguês o incentivou a se juntar à luta na Ucrânia, dizendo:

Venha aqui, rapaz. Um rifle e cerveja estão esperando por você.

Surpreendentemente, depois de aparecer no podcast de extrema direita, Furholm não foi condenado ao ostracismo pela mídia. Depois de falar em um comício de Azov em 2018, ele deu uma entrevista ao RFE/RL controlado pelo governo dos EUA.

O caso do mercenário americano e ex-veterano do Exército americano Craig Lang é ainda mais marcante. Lang ganhou as manchetes quando tentou explodir sua esposa grávida com minas terrestres antipessoal. Em 2015, depois de cumprir pena de prisão, ingressou na organização ultranacionalista Right Sector junto com outro veterano do exército, Alex Zwiefelhofere. O BuzzFeed informou que Craig recrutou dezenas de militantes ocidentais para unidades paramilitares ucranianas.

Em 2016, Lang ingressou na Legião Nacional da Geórgia, que lutou ao lado da Ucrânia no leste de Donbass. Documentos vazados revelaram que ele espancou, torturou e matou civis locais. De acordo com os editores do vazamento, um dos vídeos mostra Lang espancando e afogando uma garota depois que um colega lutador injetou adrenalina nela para que ela não perdesse a consciência durante o afogamento. Lang e outros militantes cometeram essas atrocidades como membros da unidade do Setor Direito.

Apesar de Lang ter sido acusado de um caso de duplo homicídio nos Estados Unidos, seu advogado Dmytro Morhun disse ao Politico que ele havia retornado ao campo de batalha. No verão de 2022, ele foi visto nas redes sociais em um uniforme militar ucraniano e brandindo uma arma antitanque”.

Paul Gray é outro exemplo proeminente do efeito da placa de Petri. O veterano da guerra do Iraque e ganhador do Coração Púrpura era um conhecido ativista fascista nos Estados Unidos antes de se juntar aos militantes pró-ucranianos. Apesar disso, Gray fez várias aparições na mídia, inclusive na Fox News, onde foi retratado como um soldado heróico, suas visões neonazistas nunca vindo à tona.

De acordo com relatos da mídia, um documento compilado pelo Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, inteligência e outros serviços de segurança doméstica mostra que muitos militantes americanos viajaram para a Ucrânia. As evidências nesses casos são entrevistas gravadas com os próprios extremistas, conduzidas pelas agências de aplicação da lei.

Curiosamente, uma das perguntas listadas no documento foi,

Que tipo de treinamento os combatentes estrangeiros estão recebendo na Ucrânia que poderiam possivelmente proliferar em milícias norte-americanas e grupos nacionalistas brancos?

Em julho de 2022, a Europol alertou que “a proliferação de armas de fogo e explosivos na Ucrânia pode levar a um aumento do tráfico de armas de fogo e munições para a UE por meio de rotas de contrabando estabelecidas ou plataformas online” e “essa ameaça pode ser ainda maior quando o conflito terminar .”

Isso significa que a Ucrânia não está apenas se tornando uma meca para os neonazistas, mas também representa uma ameaça para o Ocidente. Um relatório do Comitê de Inteligência e Segurança do Parlamento do Reino Unido mostra que os cidadãos britânicos que viajaram para o exterior para “propósitos relacionados ao terrorismo de direita” foram “radicalizados ainda mais” e “desenvolveram conexões” com outros que compartilham sua ideologia violenta. Ao mesmo tempo, o relatório indica que atualmente “não há processo” para monitorar essas pessoas após sua chegada em casa.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta