Oswaldo Payá Sardiñas

WASHINGTON—Desde 2015, o senador de extrema-direita Ted Cruz, R-Texas, apresentou vários projetos de lei para designar a rua em frente à Embaixada de Cuba em Washington como “Oswaldo Payá Way”, em homenagem a Oswaldo Payá Sardiñas, um oponente do governo cubano que morreu em um acidente de carro em 2012. Payá era um ativista político conservador e religioso em Cuba, apoiado pela Igreja Católica Romana. Ele também teve o apoio político dos Estados Unidos e de muitos governos da Europa Ocidental.

Payá fundou o Movimento de Libertação Cristã (MCL), um partido político que buscava transformar a sociedade cubana em uma “democracia cristã”. A principal iniciativa política do partido foi o “Projeto Varela”, que buscou reformas “democráticas” dentro de Cuba por meio de uma petição e processo de referendo em 2002. Em sua essência, o MCL e seu projeto de petição Varela visavam derrubar o existente político, social, e sistema econômico em Cuba.

O acidente automobilístico de 2012 que matou Payá tem sido objeto de polêmica. O inquérito policial oficial concluiu que o motorista do veículo Payá estava descontrolado e colidiu contra uma árvore. Os filhos de Payá e um dos outros passageiros do carro alegaram que o carro saiu da pista deliberadamente por outro veículo, que eles alegam ser dirigido por um agente do governo cubano.

Em 2023, após uma investigação de 10 anos, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH)—um braço da Organização dos Estados Americanos (OEA)—declarou o Estado cubano responsável pelos assassinatos de Oswaldo Payá e Harold Cepero, presidente da MCL Youth League, que também morreu no acidente. O motorista e dois políticos estrangeiros que também estavam no carro sobreviveram.

Um tribunal da Espanha, no entanto, examinou o caso e concordou com as conclusões dos investigadores cubanos. O motorista do veículo de Payá aparentemente tinha um péssimo histórico de direção e estava em alta velocidade em uma estrada vicinal em manutenção.

Já um herói da comunidade de expatriados cubano-americanos na Flórida antes de sua morte, após o acidente de carro, Payá se tornou um mártir para aqueles que se opõem à Revolução Cubana. Sempre ansioso para conquistar uma base eleitoral de direita, Cruz tem se esforçado para se associar ao legado de Payá.

Durante o 117º Congresso, sua proposta de renomeação de ruas de DC morreu na Câmara depois de passar no Senado com quatro co-patrocinadores. Agora, durante o atual 118º Congresso, Cruz – junto com um grupo bipartidário de senadores, incluindo Dick Durbin, D-Ill., Marco Rubio, R-Fla., Bob Menendez, DN.J., Rick Scott, R-Fla ., e Benjamin Cardin, D-Md. — reintroduziram o projeto de lei. Já passou pelo Senado e agora segue para a Câmara. Lá, foi designado HR 1239 e é patrocinado pelos representantes Mario Diaz-Balart, R-Fla., Debbie Wasserman-Schultz, D-Fla., Carlos A. Gimenez, R-Fla., Nicole Malliotakis, RN.Y. , e Maria Elvira Salazar, R-Fla. Todos os defensores do projeto de lei são cubano-americanos e republicanos, com exceção de Wasserman-Schultz.

O apoio bipartidário à medida reflete a unidade entre os dois principais partidos políticos quando se trata de questões de anticomunismo, interesses imperialistas dos EUA e, nesta situação particular, a auto-autonomia de DC. O Conselho de Washington, DC recentemente se pronunciou a favor do fim do cruel bloqueio dos Estados Unidos a Cuba.

Anti-Cuba e anti-DC

Para não ser superado por Cruz, o senador democrata Menendez, um cubano-americano que preside o Comitê de Relações Exteriores do Senado, usa seu papel de liderança para defender a continuação do bloqueio de mais de 60 anos dos EUA a Cuba e manter a política de Cuba como refém. Mesmo que o Partido Democrata controle a Casa Branca e o Senado, por causa de figuras como Menendez se unindo aos republicanos e o controle republicano da Câmara, os democratas são incapazes de reviver a normalização das relações com Cuba que foi alcançada durante a era Obama.

Embora ele regularmente destrua o governo revolucionário de Cuba por supostamente restringir a democracia, o próprio Menendez não é um garoto-propaganda de respeito pela política democrática. Ele é conhecido por seu comportamento antiético e está atualmente sob investigação criminal federal pela segunda vez em cinco anos por receber dinheiro e presentes indevidamente em troca de favores políticos. Recentemente, houve pedidos para substituir Menendez como presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado por organizações de paz, incluindo o CODEPINK.

Designar a rua em frente à Embaixada de Cuba como “Caminho Oswaldo Payá” constituiria um caso de interferência do Congresso nos assuntos de DC. Ele se juntaria a uma lista de ataques recentes do Congresso à gestão de DC de seus próprios assuntos, incluindo a tentativa de revogar as leis sobre segurança pública e dotações orçamentárias para remover câmeras de trânsito e regulamentos de segurança para bicicletas das ruas de DC.

Esta não é a primeira vez que o Congresso tenta renomear uma rua de DC. Ruas e estradas estão legalmente sob a jurisdição do governo de DC, que é semi-protegido pelo Home Rule. Isso não parou o Congresso. O senador Marco Rubio, em 2018, patrocinou um projeto de lei para renomear uma rua em frente à Embaixada da Federação Russa após o assassinato de um crítico de Putin e ex-político russo, Boris Nemtsov. Depois que sua proposta parou no Senado, Rubio recorreu a um vereador conservador de DC que acabou ajudando-o a aprovar a medida com facilidade. Desta vez, porém, as coisas podem ser diferentes.

Um grupo de ativistas de solidariedade a Cuba, que liderou a aprovação da recente resolução do Conselho de DC denunciando o bloqueio dos EUA a Cuba e a designação de Cuba como um estado terrorista, está tentando impedir o esforço de renomear as ruas antes que ele possa decolar. Eles estão trabalhando para que o Conselho de DC apresente um projeto de lei nomeando a rua em homenagem ao herói nacional cubano Jose Martí, o líder que liderou a luta anticolonial de Cuba contra os espanhóis no século XIX.

A luta política em torno do nome da rua ocorre em meio a uma série de outros desenvolvimentos, incluindo ataques intensificados a Cuba e restrições ao autogoverno no Distrito de Columbia. É, portanto, uma questão #HandsOffDC e #HandsOffCuba que poderia potencialmente unir e expandir os movimentos pelo Estado de DC e pela solidariedade a Cuba.

A direita continua de olho em Cuba

Quanto à cruzada em andamento contra Cuba, Cruz trabalhou em estreita colaboração com a filha de Payá, Rosa María, para desenvolver uma política para manter as sanções contra Cuba em nome da “luta pela democracia”. Ele também se encontrou com ela em novembro de 2019 no “Dia Nacional das Vítimas do Comunismo”, um golpe publicitário anual financiado e celebrado por grupos de extrema-direita e fascistas nos Estados Unidos e no exterior.

María, que fundou o CUBADECIDE e a Fundação Pan-Americana para a Democracia, é uma líder em lobby e formulação da política da OEA e dos Estados Unidos em relação a Cuba. Quando o presidente Donald Trump anunciou a reversão da política de Obama em relação a Cuba, María estava na primeira fila aplaudindo. Ela se encontrou regularmente com Trump e o vice-presidente Mike Pence em 2018 e 2020 e também apareceu regularmente no palco com o governador e candidato presidencial Ron DeSantis, da Flórida.

Quer esteja ou não na folha de pagamento do Partido Republicano, a filha de Payá parece estar funcionando como uma agente republicana trabalhando para impedir a normalização EUA-Cuba e criar pretextos para justificar a continuação das antigas políticas da Guerra Fria contra Cuba. No Senado e na Câmara dos EUA, ela tem muitos amigos para ajudar a fazer exatamente isso.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Dante O'Hara


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta