(Nota do editor. Cinco décadas atrás, eu e muitos outros ao redor do mundo fizemos campanha com sucesso para salvar a vida do grande líder camponês peruano Hugo Blanco. Na década de 1970, depois que ele foi libertado, ajudei a organizar uma turnê de palestras canadenses para ele: eu o conheci pela primeira vez, quando ele se reuniu com apoiadores locais em meu apartamento em Toronto. Ao longo dos anos, Climate & Capitalism traduziu e publicou vários artigos dele – e fiquei emocionado quando ele publicou uma entrevista comigo em seu jornalLuta Indígena.

Hugo foi Patrocinador Fundador da Global Ecosocialist Network, contribuindo com seu exemplo e ideias para a construção de um mundo vermelho verde movimento. Ele foi um revolucionário ao longo da vida que nunca desistiu da luta pela libertação humana e contra o ecocídio capitalista. Tenho orgulho de ter sido seu companheiro e de ter desempenhado um pequeno papel no apoio ao seu trabalho. —Ian Angus)


Derek Wall é o autor de Hugo Blanco: um revolucionário para a vida (Merlin/Resistance 2018.) Este tributo foi publicado pela Anti-Capitalist Resistance.


por Derek Wall

Hugo Blanco, falecido no domingo, 25 de junho, foi um quase mítico líder revolucionário peruano. Tive o prazer de trabalhar com ele e é justo dizer que todos nós que o conhecemos não encontramos uma lenda fria, mas um ser humano caloroso e belo.

Hugo Blanco lançou luta indígena em 2006. Ainda está sendo publicado por seus companheiros no Peru.

Ele liderou uma revolta camponesa na década de 1960, que, embora tenha conseguido obter direitos à terra, o viu passar muitos anos na prisão, muitas vezes em condições muito difíceis e na maior parte do tempo no corredor da morte. Na época, ele era um membro importante da Quarta Internacional e manteve contato caloroso com a FI até sua morte. Nas últimas décadas, inspirado pelos zapatistas e outros movimentos indígenas, publicou o jornal luta indígena (‘Luta Indígena’).

Há pelo menos três coisas importantes sobre Hugo Blanco. Em primeiro lugar, ele foi um militante revolucionário ativo contínuo desde seus dias de estudante até a doença final. Em segundo lugar, ele adotou uma abordagem aberta de camaradagem para essa militância, trabalhando com outros e sendo flexível quanto às táticas apropriadas. Em terceiro lugar, ele foi um ecossocialista pioneiro, promovendo uma abordagem ecológica ao ativismo revolucionário antes que muitos de nós tivéssemos consciência desse elemento.

Há tanto a dizer sobre sua longa vida que talvez seja difícil saber por onde começar. No entanto, um momento-chave para Hugo foi ouvir sobre um indígena sendo marcado fisicamente com um ferro em brasa. Embora fosse apenas um estudante na época, ouvir isso o iniciou em um caminho vitalício de trabalho contra a opressão, particularmente a opressão dos povos indígenas.

Tornou-se trotskista como estudante na Argentina na década de 1950. Ele, como muitos outros latino-americanos, ficou chocado com o golpe liderado pela CIA na Guatemala em 1954. Assistindo a uma manifestação, ele ouviu diferentes palestrantes de diferentes correntes políticas, ele ficou muito impressionado com o palestrante que convocou as massas na Guatemala para serem armado. Ao saber que o orador era trotskista, Hugo decidiu que também era trotskista.

Ele logo se tornou um membro comprometido do partido e trabalhou em várias fábricas antes de voltar para o Peru para organizar as massas. Ele foi mantido em uma cela da polícia durante a noite em Cusco por organizar trabalhadores. Ele dividia sua cela com três pessoas da região de La Convención, fronteira com a Amazônia peruana. Eles pediram que ele se mudasse para sua região e ajudasse na luta pelo direito à terra, uma luta que se acelerou com os latifundiários assassinando os camponeses que ocupavam a terra. Em resposta, Hugo organizou grupos armados de autodefesa, com o conflito levando à vitória e à prisão.

Libertado em 1970 pelo novo governo militar peruano, Hugo tornou-se ativo mais uma vez apoiando disputas sindicais e outras lutas. Ele foi exilado. Várias vezes ele passou um tempo no México, Argentina e Chile. Ele estava no Chile durante o golpe contra o governo socialista de Allende, escapando por pouco da morte ao ser resgatado pela Embaixada da Suécia. Sua barba foi raspada, ele vestiu um terno e saiu sob o nome de Hans Bloom. Sua filha Carmen foi para a escola com a filha do embaixador sueco; mas por isso ele poderia muito bem ter sido morto.

Ele viveu um tempo na Suécia, voltou ao Peru e se envolveu em muitas outras lutas, inclusive já foi candidato à Presidência e passou algum tempo como Senador. Como senador, ele estava particularmente envolvido com a proteção ambiental. Ameaçado de morte tanto pela segurança do estado quanto pelo Sendero Luminoso, foi novamente exilado, desta vez de volta ao México.

Ele estava menos entusiasmado com sua participação na política eleitoral e nos últimos vinte anos tem se comprometido com a militância de base em vez do leninismo tradicional. Há, no entanto, uma continuidade em sua abordagem, que sempre se concentrou nas lutas democráticas de massa e na tomada de decisões.

“Sempre respeitei a característica indígena de que a responsabilidade é da comunidade, não do indivíduo. Mesmo quando pegamos em armas, foram as massas que decidiram se defender”.

Da mesma forma, suas lutas ecológicas estavam enraizadas em seu compromisso vitalício com os direitos à terra. luta indígena tem apoiado muitas, muitas lutas de trabalhadores, indígenas e ecológicas não apenas no Peru, mas em todo o mundo. Hugo já percorreu muitos países em apoio às campanhas dos ecossocialistas e, em 2019, conheceu Greta Thunberg em Estocolmo. Hugo argumentou que a política ambiental está enraizada nas lutas dos oprimidos, observando:

“Há no Peru um número muito grande de pessoas que são ambientalistas. Claro, se eu disser a essas pessoas que vocês são ecologistas, elas podem responder: “ecologista sua mãe” ou palavras nesse sentido. Vejamos, porém. A aldeia de Bambamarca não é verdadeiramente ambientalista, que repetidamente lutou bravamente contra a poluição de suas águas pela mineração? A cidade de Ilo e as aldeias vizinhas que estão sendo poluídas pela Southern Peru Copper Corporation não são verdadeiramente ambientalistas? A aldeia de Tambo Grande em Piura não é ambientalista quando se levanta como um punho fechado e está pronta para morrer para impedir a mineração a céu aberto em seu vale?”

É impossível em mil palavras ou mesmo cinco mil honrar e descrever adequadamente suas várias campanhas políticas ou, de fato, suas numerosas fugas quase milagrosas da morte. No entanto, talvez o melhor epitáfio e resumo venha de outro revolucionário latino-americano.

Em Argel, em 1963, Che Guevara comentou:

“Hugo Blanco é o chefe de um dos movimentos guerrilheiros do Peru. Ele lutou teimosamente, mas a repressão foi forte. Não sei qual foi sua tática de luta, mas sua queda não significa o fim do movimento. É apenas um homem que caiu, mas o movimento continua. Certa vez, quando nos preparávamos para desembarcar do Granma, e quando havia grande risco de morrermos todos, Fidel disse: ‘O que é mais importante do que nós é o exemplo que demos’. É a mesma coisa. Hugo Blanco deu o exemplo.”

E Hugo continuou dando o exemplo por décadas depois, a melhor maneira de honrar sua vida é continuar seu legado de solidariedade indígena, ecossocialismo e compromisso revolucionário prático e focado.

Há um filme sobre Hugo lançado em 2020, Rio Fundo, e muitas, muitas entrevistas dele que podem ser lidas. Ele foi uma grande inspiração para todos nós que o conhecemos.


Hugo Branco, que iniciou a atividade política com greves escolares contra a ditadura no Peru na década de 1940, conheceu a estudante grevista Greta Thunberg em Estocolmo em 2019. Após a discussão, ela postou esta foto no Facebook.


O filho de Hugo Blanco, Oscar Berglund, postou esta homenagem ao pai em 25 de junho.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta