Legenda: via Netflix

O diretor chileno indicado ao Oscar Pablo Larraín (Neruda, Jackie, Não, Spencer) e seu escritor colaborador de longa data, Guillermo Calderón, acabam de lançar seu novo filme O conde (A conta). É uma releitura robusta, obscena, muito engraçada e um pouco exagerada do brutal ditador do Chile, August Pinochet, como um vampiro. Infelizmente, grande parte do filme está enraizada em fatos!

Augusto Pinochet foi um soldado chileno que subiu na hierarquia até ser nomeado comandante-em-chefe pelo presidente socialista democraticamente eleito Salvador Allende em 1973. Pinochet traiu Allende, fazendo com que ele fosse assassinado no golpe apoiado pelos EUA no final daquele ano. Pinochet ordenou a tortura e a morte de milhares de estudantes e trabalhadores progressistas. Ele então acumulou uma enorme fortuna através da corrupção e do roubo total dos recursos, negócios e indústrias do país.

Com a ajuda e o apoio dos EUA, Pinochet permaneceu no poder de 1973 a 1990, governando um regime ditatorial consistentemente brutal, repressivo. O governo dos EUA por vezes pareceu criticar Pinochet em público. Mas nos bastidores, uma série de Departamentos de Estado norte-americanos, começando pelo Secretário de Estado Henry Kissinger, forneceram recursos, formação e apoio para manter Pinochet no poder, tal como apoiaram a Guerra Suja da vizinha Argentina contra a sua própria população, quase ao mesmo tempo. .

O conde é preciso apenas um pouco de licença para rastrear o passado vampírico pré-chileno de Pinochet. O primeiro Pinochet é retratado como um soldado monarquista que se deleitava em matar os revolucionários franceses do século XVIII, tal como mais tarde se deleitaria em matar trabalhadores e estudantes que procuravam reformas de justiça social no Chile do século XX. Após esta breve história de origem, o filme centra-se no tédio posterior de Pinochet. É brilhantemente, e não sem um pouco de ironia, narrado por Stella Gonet.

O ditador (interpretado por Jaime Vadell) não entra em conflito com todos os seus assassinatos e roubos. Ele apenas parece ter sangue cansado. Então ele sai repetidamente em busca de novas vítimas. A visão do vampiro Pinochet caçando sua presa, voando rigidamente sobre o deslumbrante cenário da Patagônia, destacado pela deslumbrante cinematografia em preto e branco de Ed Lachman, é ao mesmo tempo cômica e horrível.

Seus cinco filhos adultos mal-intencionados se reúnem ao seu redor na Patagônia para lutar por sua herança e como podem ter sucesso em sua corrupção. No conjunto, são retratados como malévolos e de raciocínio lento, enquanto discutem e rastejam por qualquer riqueza roubada que possam apoderar-se.

Pinochet é auxiliado por seu cruel mordomo, o Russo Branco Fyodor (Alfredo Castro), que se deleita por ter assassinado incontáveis ​​​​vermelhos durante a Revolução Russa. Pinochet e Fyodor se revezam insultando vulgarmente Madame Pinochet, que implora que eles a mordam para que ela possa alcançar a vida eterna. A esposa de Pinochet, Lucía Hiriart, na verdade, era uma participante ávida na corrupção familiar, desviando enormes somas, lavando dinheiro e confiscando ilegalmente propriedades públicas e privadas para vender em seu benefício.

A única esperança de acabar com este reinado de avareza e terror é Carmen, uma jovem freira exorcista (Paula Luchsinger), enviada pela Igreja. É claro que, no processo de fazer a “obra de Deus”, ela foi instruída a redirecionar o máximo possível dos ganhos ilícitos de Pinochet para os cofres da Igreja Católica Romana. Será ela capaz de remover a possessão demoníaca de Pinochet e roubar essa riqueza para a Igreja? Será que os filhos Pinochet ou a mãe conseguirão o que desejam do ditador vampiro? Será que Pinochet sobreviverá a todos eles para continuar sua violência desagradável? Quem vai morder quem?

Pablo Larraín explorou a trágica experiência do seu país com o fascismo para nos lembrar dos horrores do governo de direita. À medida que passa do medo à comédia, da hipérbole ao facto, somos constantemente solicitados a medir até que ponto o governo da direita está realmente do vampirismo.

O conde está disponível em transmissão ao vivo na Netflix. A prévia pode ser vista aqui.


CONTRIBUINTE

Michael Berkowitz


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta