Mudança anual (linha fina) e decadal (linha grossa) na temperatura média da superfície global, em comparação com a média de 1850-1900. Fonte: Indicadores de Mudanças Climáticas Globais 2022.

O aquecimento global causado pelo homem continuou a aumentar a uma “taxa sem precedentes” desde o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Essa é uma descoberta importante do Indicadores do Projeto Global de Mudanças Climáticasque visa preencher a “lacuna de informação” entre os relatórios do IPCC, que são publicados a cada seis anos e são frequentemente criticados por estarem desatualizados.

Iniciado por cientistas climáticos da Universidade de Leeds, o projeto publicará “estimativas atualizadas de indicadores climáticos globais relevantes para políticas que seguem a cadeia causal das emissões ao aquecimento, incluindo emissões de gases de efeito estufa, aquecimento induzido pelo homem e o restante global orçamento de carbono”. Para consistência, o projeto usa os mesmos indicadores e definições do IPCC.

Cerca de cinquenta cientistas climáticos de todo o mundo contribuíram para o primeiro “atualização anual de indicadores de grande escala do estado do sistema climático e influência humana”, publicado em 8 de junho no periódico revisado por pares Dados científicos do sistema terrestre.

Entre os indicadores atualizados:

  • Entre 2013 e 2022, o aquecimento global foi em média 1,14°C acima dos níveis pré-industriais. Isso representa um aumento de 1,07°C entre 2010 e 2019.
  • O aquecimento induzido pelo homem está aumentando em mais de 0,2°C por década.
  • O aumento das temperaturas está provocando “uma intensificação de muitos climas e extremos climáticos, particularmente extremos quentes mais frequentes e intensos e fortes precipitações na maioria das regiões do mundo”.
  • Entre 2012 e 2021, as emissões de gases de efeito estufa atingiram o nível mais alto de todos os tempos, acrescentando o equivalente a 54 bilhões de toneladas métricas de dióxido de carbono na atmosfera todos os anos. Isso é cerca de 1.700 toneladas por segundo.
  • O “orçamento de carbono” da Terra – as emissões que podem ser liberadas para ter 50% de chance de manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C – está diminuindo rapidamente. Em 2020, o IPCC calculou o orçamento restante em 500 gigatoneladas de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa. Agora é cerca de 250 gigatoneladas.
  • Melhorar as chances para 66% ou 80% reduziria o orçamento para 150 gigatoneladas e 100 gigatoneladas, que nas taxas atuais serão esgotadas em menos de três anos.

Principais Indicadores: Mudanças desde que o Sexto Relatório de Avaliação do IPCC (AR6) foi publicado em 2021 e 2022. Fonte: Indicadores de Mudanças Climáticas Globais 2022. (Clique na imagem para ampliar)

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta