Atalaia do Norte, Brazil – Levamos dois dias – de avião, barco e carro – para chegar a esse empobrecido porto fluvial da Amazônia brasileira, próximo às fronteiras com a Colômbia e o Peru.

Mas esse foi apenas o começo da jornada pelo Vale do Javari, a segunda maior reserva indígena do Brasil e lar do maior número de tribos isoladas do mundo.

É também onde o especialista indígena Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram mortos exatamente um ano atrás, destacando o quão perigosa se tornou a proteção dos territórios indígenas no Brasil.

Em nossa primeira viagem à área extensa e isolada, em novembro de 2021, Pereira foi nosso guia.

Ele nos levou para ver como patrulhas indígenas estavam usando a tecnologia para registrar invasões de caçadores em seus territórios, onde não indígenas são proibidos de praticar atividades comerciais como pesca e extração de madeira.

Nós acompanhávamos os batedores em uma caminhada de 10 km (6 milhas) através de florestas e pequenos rios, observando como eles rastreavam os invasores. Uma marca em uma árvore era sinal de que um pescador ilegal havia passado por ali a pé, raspando o tronco com uma canoa. Cada pista, indicando os caminhos percorridos pelos invasores, foi marcada em um aplicativo de celular e em um mapa de satélite.

Pereira nos contou que os pescadores deixavam as canoas por um córrego seco e esperavam que as chuvas inundassem a área, para depois navegarem até o coração do Vale do Javari. A área é interdita a todos, exceto aos indígenas, aos órgãos governamentais encarregados de protegê-los e àqueles que eles decidirem convidar para entrar.

Os pescadores ilegais estão principalmente atrás do premiado pirarucu, um peixe de 2 a 3 metros (6,5 a 10 pés), que pode pesar até 200 kg (440 libras) e é servido em restaurantes na Amazônia brasileira, colombiana e peruana. Em áreas protegidas, como o Vale do Javari, tanto esses peixes quanto as tartarugas prosperam – atraindo pescadores ilegais, que moram em aldeias próximas e conhecem bem a região.

“Os caçadores furtivos sempre estiveram por aí”, disse-nos o líder indígena Beto Marubo no início deste ano. “Mas antes eles pescavam para si e suas famílias – agora eles estão sendo financiados por organizações criminosas, que lavam o dinheiro da droga no negócio da pesca.”

Pereira havia nos avisado que os caçadores furtivos eram violentos. Eles atacaram um posto avançado da FUNAI – o órgão governamental encarregado de proteger a população indígena no Brasil – mais de uma vez.

Eles também o ameaçaram, assim como vários líderes e especialistas indígenas. Mas enquanto navegamos pelos rios vazios e largos ao lado de Pereira em 2021, serpenteando por um território do tamanho da Áustria, nunca poderíamos imaginar a violência que estava por vir.

Tudo o que podíamos ver eram alguns pequenos barcos, com pequenas famílias pescando com redes e se protegendo do sol com guarda-sóis.

Tivemos apenas um breve encontro, com os caçadores furtivos que mais tarde seriam acusados ​​de assassinar Pereira e Phillips, um jornalista que vinha acompanhando Pereira em uma viagem parecida com a nossa e estava escrevendo um livro sobre como salvar a Amazônia.

No caminho de volta para Atalaia, em 5 de junho de 2022, Pereira e Phillips tiveram seu barco emboscado por dois pescadores ilegais locais. Eles foram baleados e seus corpos desmembrados e queimados foram encontrados 10 dias depois, enterrados em uma cova rasa.

Indígenas de patrulhamento caminham por área de mata no Vale do Javari em 2021 [Monica Yanakiew/Al Jazeera]

Tensões altas

Em março, voltamos ao Vale do Javari para ver o que – se é que alguma coisa – havia mudado.

Os assassinos acusados ​​e o homem que supostamente os financiou estavam na prisão, aguardando julgamento. O presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro foi substituído pelo esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu proteger os povos indígenas e suas terras. Mas no chão, a tensão não havia diminuído.

Desta vez, viajamos 700 km até a aldeia indígena Paraná, do outro lado do Vale do Javari, onde Pereira e Phillips foram mortos, enquanto centenas de representantes de todas as tribos locais realizavam sua assembléia anual para discutir problemas e encontrar soluções .

A segurança era o número um em sua lista, seguida pela necessidade de melhor educação e saúde.

Levamos três dias de barco para chegar à aldeia. Novamente, não havia quase ninguém no rio – exceto por hordas de minúsculos mosquitos que conseguem atravessar qualquer roupa e repelente. A gente cozinhava no barco: arroz, feijão, carne de sol e um macaco de vez em quando, alimento básico no Vale do Javari. À noite, dormíamos enrolados em nossas redes, cruzadas umas sobre as outras.

A logística de organizar o encontro, em uma área tão remota, foi impressionante. Os batedores seguiram em frente, jogando barris de combustível em algumas aldeias ao longo do caminho para a viagem de volta. Não há estradas no Vale do Javari, nem postos de gasolina.

A viagem nos mostrou como é difícil e caro fazer qualquer coisa. Proteger esta enorme área – suas múltiplas culturas, natureza intocada e tribos isoladas – requer vontade política e recursos. Mas os líderes indígenas dizem que isso pode ser feito, desde que façam parte da solução.

“As pessoas que caminham pela floresta estão no centro da solução”, disse o escritor e conservacionista John Reid, que também esteve presente na assembléia.

Na época, Reid trabalhava para a ONG Nia Tero, que ajudava a financiar as patrulhas indígenas e percorria o território de barco e a pé. “As patrulhas são bem-sucedidas, mas o Estado precisa se comprometer a fazer parceria com aqueles que estão arriscando suas vidas para proteger este território.”

‘Ele virá atrás de nós’

Assim, enquanto os assassinatos brutais de Pereira e Phillips atraíram – e ainda estão atraindo – a atenção mundial para esta área remota do Brasil, não mudou muito na dinâmica local.

Em nossa viagem em março, encontramos três membros da tribo Korubo – uma das tribos da área mais recentemente contatadas por forasteiros pela primeira vez. Eles nos contaram que surpreenderam caçadores furtivos em suas terras, pegaram um deles e o levaram às autoridades – apenas para vê-lo solto algumas horas depois.

“Ouvi tiros na floresta. Era de caçadores furtivos que estavam atrás do nosso jogo. Chamamos nossos batedores e partimos para pegá-los”, disse-nos Txitxopi Vakwe, membro da tribo Korubo.

Ele é jovem, mas ouviu histórias de como membros de sua tribo foram caçados no passado. “Nós não os matamos. Amarramos um e o levamos para as autoridades locais”, disse ele, sobre o recente incidente.

“Mas eles não fizeram nada. E se ele voltar? Ele virá atrás de nós. E teremos que lidar com isso do nosso jeito – ou seremos mortos em vez disso.”

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta