Nesta foto fornecida pela Guarda Costeira Sueca, vazamentos de gás natural do oleoduto Nord Stream sabotado, 27 de setembro de 2022, seguindo sua Guarda Costeira Sueca via AP

Perdoe o trocadilho, mas o irrefutável jornalista investigativo americano Seymour Hersh jogou uma bomba no colo de Washington com sua exposição meticulosa de 8 de fevereiro “Como a América tirou o oleoduto Nord Stream”. Isso era algo que muitos achavam que já sabiam, mas faltavam os detalhes forenses. Mas, de acordo com Hersh, uma única fonte interna anônima forneceu essa informação, em abundância.

Mas a grande surpresa foi o papel da Noruega, aparentemente um parceiro voluntário na sabotagem subaquática da Marinha dos EUA, que privou grande parte da Europa Ocidental do gás natural russo barato para manter o inverno gelado sob controle. “Que os outros sofram para punir os russos” parece ser a ideia.

Por acaso, eu estava em uma reunião em Oslo com um especialista em explosivos norueguês em 28 de setembro de 2022, dois dias após a espetacular explosão no sul do Mar Báltico. Nosso encontro tratou do Vietnã, mas foi interrompido no final, pois a grande mídia norueguesa clamava pela avaliação do especialista sobre a explosão do oleoduto à medida que mais informações surgiam – embora o papel da Noruega não fosse conhecido, pelo menos não publicamente.

Siga os fios aparentemente díspares apresentados aqui, pois eles serão tecidos de volta em uma tapeçaria maior de alcance global. Minha viagem à Noruega no outono passado foi uma breve extensão de uma estada de três meses na casa de meu filho nascido na Califórnia, perto de Estocolmo. O especialista em explosivos lidera um programa muito eficaz no Norwegian Peoples Aid (NPA) para detectar e remover UXOs (Un-Exploded Ordinance) de antigos locais de batalha em todo o mundo.

LEIA A COBERTURA ADICIONAL DO PIPELINE DO MUNDO DA PEOPLE:

> Estratagema do gasoduto: como os interesses do gás natural dos EUA estão alimentando a crise na Ucrânia

> Referendos falsos na Ucrânia e sabotagem de oleodutos aumentam o risco de uma guerra mais ampla

> Monopólios de combustíveis fósseis dos EUA são os grandes vencedores na guerra da Ucrânia

> Congelar ou morrer de fome? Sancionar a Rússia deixa aos alemães uma escolha neste inverno

A NPA é, na verdade, uma organização sem fins lucrativos enorme, respeitada e internacionalmente conhecida que apóia inúmeras boas obras. Minha conexão com o NPA vem do Vietnã e de meus 20 anos como membro associado do Veterans For Peace, capítulo de São Francisco, como Diretor de Comunicações. Desde que o VFP foi fundado em 1985 por veteranos da Guerra Americana no Vietnã, muitos dos mais de 100 capítulos financiam e apóiam projetos humanitários para as vítimas das guerras dos EUA na Coréia, Sudeste Asiático, Oriente Médio, etc.

O ex-secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, que acabou de terminar seu mandato à frente da aliança de guerra, foi ex-primeiro-ministro da Noruega. | PA

Existe um Hoa Binh (Paz) do VFP no Vietnã de veterinários americanos que iniciaram uma organização contínua de remoção de UXOs chamada ProjectRENEW na província de Quang Tri, a área mais bombardeada do centro do Vietnã. Laos, Camboja e Vietnã receberam talvez dez vezes o poder explosivo de toda a Segunda Guerra Mundial, incluindo Hiroshima e Nagasaki.

A Norwegian Peoples Aid valentemente fez uma pequena diferença nos UXOs ao financiar o ProjectRENEW por vários anos. Minha reunião foi uma visita de cortesia como representante do VFP, na esperança de que o financiamento adicional pudesse ser retomado em uma data posterior. (Estou no conselho dos capítulos asiático e estadual, a única mulher e a única não veterinária).

É irônico que a Noruega, assim como muitos outros países em todo o mundo, ajudem as vítimas das guerras americanas. Também é irônico que, como jovem jornalista, Sy Hersh tenha se tornado mundialmente famoso em 1969 ao expor o Massacre de My Lai em 16 de março de 1968, quando 500 aldeões civis vietnamitas morreram nas mãos de soldados americanos. My Lai foi a chave para mudar a consciência de nossa nação, finalmente virando-a contra aquela guerra.

Tudo isso até agora não é um “círculo completo”, mas um fio, no entanto: o papel positivo do NPA no Vietnã, a corajosa verdade de Hersh sobre o Vietnã e agora, mais uma vez, mais de suas revelações impopulares sobre crimes americanos – com a Noruega na mistura!

Felizmente, ninguém morreu na destruição do oleoduto em 26 de setembro, mas muitos europeus estão sofrendo com o frio, agora incapazes de pagar duas ou três vezes sua conta normal de aquecimento. Entre a população de baixa renda, o ditado aparentemente agora é “aqueça ou coma”.

Danos econômicos à Rússia por invadir a Ucrânia? Esse país possui 51% da empresa Nord Stream, com holandeses, franceses e alemães ficando com o restante da infraestrutura e receita perdidas.

Embora uma força-tarefa de Washington – que incluía a Marinha, o Estado-Maior Conjunto, a CIA e os Departamentos de Estado e do Tesouro – tenha sido a gênese da sabotagem alegada por Hersh, sua fonte diz que a Noruega foi atraída, como um membro proeminente da OTAN , bem como por sua proximidade com o local da explosão subaquática escolhido na costa da Dinamarca. A extensa experiência em mergulho norueguês com plataformas de petróleo off-shore do Mar do Norte foi uma grande vantagem.

Além disso, e mais importante, Hersh nos diz que o Pentágono investiu “centenas de milhões de dólares para atualizar e expandir as instalações da Marinha e da Força Aérea americana na Noruega” – uma perda de soberania que não agrada muitos noruegueses.

Em uma conexão perfeita, Jens Stoltenberg, o atual “comandante supremo” da OTAN, foi primeiro-ministro da Noruega por oito anos, não muito tempo atrás.

Além disso, com o gás natural russo fora do mercado, mais recursos energéticos, como norueguês e americano, terão de ser adquiridos pela Europa Ocidental, para não falar do impacto econômico global! Controles ambientais anteriores sobre fracking, exploração de petróleo e gás, carvão e energia nuclear estão agora fora da janela. Comportas de energia sujas e mais lucrativas estão se abrindo a cada dia. Deus ajude a crise climática!

Mas, por mais que deva ser admirado por sua meticulosidade, Hersh perdeu mais um empate exclusivo para a Noruega, que está relacionado ao meu motivo para a escala em Oslo. Eu tinha três objetivos em mente para os três dias completos que eu tinha lá: NPA, The “Homefront” Museum (Museu da Resistência à ocupação alemã de 1940 a 45) e o Museu do Prêmio Nobel da Paz. Então, na manhã de quarta-feira, 28 de setembro, deixei a sede do NPA para uma curta caminhada até a fortaleza medieval de Akershus, com vista para o pitoresco e antigo porto, para mergulhar na fascinante história dos guerrilheiros noruegueses que explodiram todas as coisas nazistas há 80 anos.

Os noruegueses são especialistas em explosivos, com uma longa história de sabotagem com dinamite – inventada há um século e meio, a apenas 320 milhas de distância, em Estocolmo, por Alfred Nobel. Navios inteiros, ferrovias inteiras, pontes estratégicas e fábricas de produção de guerra cruciais explodiram em pedaços e viraram fumaça, para a aprovação de nossos aliados da Segunda Guerra Mundial, outros grupos de resistência civil e todas as populações vivendo (e morrendo) sob Invasão e ocupação alemã.

Membros do Partido Comunista da Noruega assumiram a liderança em danificar a máquina de guerra da Alemanha em seu solo. A Rússia (a URSS) era um aliado importante — mais ironias.

O sacrifício soviético de 27 milhões de mortos ofusca de longe todos os outros na Segunda Guerra Mundial, mas no folclore europeu ocidental de espiões, sabotadores e guerrilheiros, a reputação da Noruega, em particular, é bastante exaltada neste panteão – especialmente quando mantida até outros países escandinavos que eram “neutros” ou aquiescentes.

Uma visita ao Museu da Resistência sempre esteve definitivamente no meu roteiro. Um arrepio percorreu minha espinha quando soube que as celas que continham prisioneiros de guerra ficavam no porão do mesmo antigo prédio de pedra que agora abriga o museu. Uma pequena área murada do lado de fora foi usada para as execuções de combatentes da liberdade. Os noruegueses reagiram bravamente, principalmente com dinamite.

Hoje, os explosivos C4 estão em alta e foram supostamente usados ​​para destruir três dos quatro oleodutos Nord Stream. O planejamento começou em Washington no final de 2021, relata Hersh, antes da invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.

Poderia Washington ter adivinhado que os russos se sentiam ameaçados por enormes reforços militares ocidentais em suas fronteiras norte – e central e sul, bem como leste?

Nesta foto de arquivo de 11 de novembro de 2018, um navio trabalha no mar Báltico no gasoduto Nord Stream 2 da Rússia para a Alemanha. O oleoduto custou US$ 11 bilhões para ser construído e serpenteia por mais de 750 milhas. Junto com o Nord Stream 1, ele foi destruído no que o jornalista Seymour Hersh alega ter sido uma operação conjunta de sabotagem norte-americana e norueguesa. | Bernd Wuestneck / dpa via AP.

Não importa, a fonte de Hersh diz que os membros da força-tarefa de Washington cruzaram o Atlântico para se encontrar com seu serviço secreto nórdico e contrapartes navais para negociar a operação conjunta. Talvez fosse o “tempo de retorno” das “centenas de milhões de dólares” despejados naquele país para as bases americanas no norte da Noruega?

Aí reside outra ironia, já que as atuais bases americanas no extremo norte da Noruega estão na mesma área ou perto dela onde as forças soviéticas e norueguesas passaram seis meses de 1944 a 1945 expulsando os alemães. Essa batalha prolongada começou com uma ofensiva soviética que libertou uma cidade norueguesa ocupada pelos nazistas logo após a estreita fronteira entre a Rússia e a Noruega. No início da guerra, o governo norueguês no exílio estabeleceu uma missão militar em Moscou! Agora, uma Alemanha unida é um importante aliado ocidental em uma “guerra contra a Rússia”?!

A última parada em minha visita a Oslo foi o Museu do Prêmio Nobel da Paz, do outro lado do pequeno porto da fortaleza. O sueco Alfred Nobel não deu nenhuma razão em seu testamento de 1901 para que sua vasta fortuna fosse usada para financiar um Prêmio da Paz a ser dado por um governo estrangeiro na Noruega. Prêmios anuais em quatro categorias, três científicas e uma literária, são logicamente concedidos por um comitê sueco.

O Comitê Nobel nomeado pelo governo de Oslo é altamente politizado, um docente do museu me confidenciou em particular. Ele notou minha bolsa Veterans For Peace assim que paguei a entrada no balcão do museu. Em seguida, fiz um tour pessoal e uma longa conversa com ele sobre a seleção dos premiados – o que não é surpresa com um governo de Stoltenburg liderado pela OTAN no poder.

As realidades econômicas e militares globais são, de fato, compostas de fios complexos e contraditórios, produzindo uma “tapeçaria” estonteante – com muitos buracos. A verdade é mais estranha que a ficção, e minha visita inocente à capital da Noruega no outono passado parece ter tocado em histórias multinacionais e situações de crise atuais.

Como acontece com todos os artigos de opinião publicados pela People’s World, este artigo reflete as opiniões de seu autor.

O People’s World tem um enorme desafio pela frente – arrecadar $ 200.000 de leitores e apoiadores em 2023, incluindo $ 125.000 durante a campanha de arrecadação de fundos, que vai de 1º de fevereiro a 1º de maio.

Por favor, doe para ajudar o People’s World a atingir nossa meta de $ 200.000. Agradecemos o que puder doar: $ 5, $ 10, $ 25, $ 50, $ 100 ou mais.


CONTRIBUINTE

Nadya Williams


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta