Lixo não recolhido perto do Arco do Triunfo em Paris, terça-feira, 14 de março de 2023. Os trabalhadores do saneamento estão em greve há dez dias, opondo-se ao ataque de Macron à aposentadoria. | Thomas Padilha/AP See More

A França foi paralisada novamente na quarta-feira, quando o país viu seu oitavo dia de greves contra os controversos planos do governo do presidente Emmanuel Macron de aumentar a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos.

Pesquisas de opinião mostram que cerca de dois terços dos franceses se opõem à legislação, incluindo impressionantes 74% das mulheres.

As últimas greves e mais de 200 manifestações em todo o país ocorreram enquanto senadores e deputados franceses finalizavam uma versão preliminar da lei de aposentadoria, que também colocaria novos limites nos valores das pensões e na elegibilidade.

A primeira-ministra Elisabeth Borne afirma que agora tem os votos na Assembleia para forçar a aprovação dos planos. O Senado deve aprovar o novo projeto na quinta-feira.

Enquanto o governo se prepara para destruir a segurança da aposentadoria, o lixo real se acumula nas ruas de Paris após uma semana de greve dos coletores de lixo.

O ministro do Interior, Gerald Darmanin, pediu à prefeita socialista de Paris, Anne Hidalgo, que force os coletores de lixo a voltar ao trabalho. Mas ela recusou, dizendo que apoiava a greve.

Maquinistas, professores e estivadores estavam entre as centenas de milhares de trabalhadores que abandonaram o trabalho. Cerca de 20% dos voos no aeroporto de Paris-Orly foram cancelados na quarta-feira.

Apesar da ampla oposição aos planos, as pesquisas de opinião mostram que a maioria dos franceses acredita que o governo conseguirá o que quer com a legislação.

Philippe Martinez, secretário-geral da Confederação Geral do Trabalho (CGT) disse: “Não há resignação ou cansaço de nossa parte. Não aceitaremos esta reforma”.

O secretário-geral do Partido Comunista Francês, Fabien Roussel, disse: “Dez parlamentares concordaram entre si sobre a reforma previdenciária. É um roubo, um roubo da vida, a portas fechadas, nas costas do povo francês”.

Roussel convocou o povo da França a “desafiar seus senadores e deputados a dizer-lhes que não votem neste texto”.

Estrela da Manhã


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta