Hoje em dia, em todos os meios de comunicação social corporativos, há histórias que atacam Cuba e a sua revolução. Depois dos protestos ocorridos na cidade de Santiago por causa de apagões e escassez de alimentos, o governo Biden espera provocar uma crise dentro do país. Mas as dificuldades em Cuba são obra do próprio governo dos EUA.

Esta é uma tática testada e comprovada do império. No período que antecedeu o infame golpe de Estado da CIA no Chile em 1973, que derrubou o presidente eleito Salvador Allende, a estratégia da administração Nixon era “fazer a economia gritar” para minar o apoio ao governo. Mas Cuba não precisa de voltar aos tempos em que era uma colónia de Washington e Wall Street – o que Cuba precisa é que Biden acabe com o bloqueio!

Mentira nº 1: A escassez de eletricidade e alimentos é o resultado do fracasso do governo

A verdade: Durante mais de 60 anos, o governo dos EUA tentou estrangular a economia cubana, isolando-a do resto do mundo. Não só não são permitidas empresas ou indivíduos norte-americanos a negociar com Cuba, como o bloqueio significa que quase todas as entidades de qualquer país do mundo estão impedidas de fazer negócios nos Estados Unidos se negociarem com Cuba. O bloqueio causa perdas diárias a Cuba no valor de 15 milhões de dólares.

Como Cuba é impedida de importar combustível suficiente, as centrais que produzem electricidade têm frequentemente de encerrar. Além disso, como Cuba está proibida de comprar peças de reposição, quando o equipamento nessas fábricas quebra, pode ser quase impossível consertá-lo. O mesmo se aplica às máquinas agrícolas modernas. Tempestades como o furacão Ian, que se intensificam devido às alterações climáticas, causam frequentemente grandes danos às colheitas – que não podem ser substituídos por importações devido ao bloqueio.

Mentira nº 2: O governo cubano reprime violentamente o seu povo

A verdade: Beatriz Johnson Urrutia, líder do Partido Comunista na província de Santiago, foi pessoalmente à manifestação para ouvir as queixas dos manifestantes. O presidente cubano Miguel Díaz-Canel reagiu aos protestos dizendo: “Em meio a um bloqueio que pretende nos sufocar, continuaremos… a atender às demandas do nosso povo, a ouvir, a dialogar e a explicar os numerosos esforços que estão sendo feitos para melhorar a situação. .” Os líderes do governo alertaram contra permitir que potências externas aproveitem a situação para provocar violência.

Compare isso com as ações do governo dos EUA. Quando milhões de pessoas protestaram contra o racismo em 2020, Trump foi às marchas para ouvir as preocupações das pessoas? Não! Ele ordenou que a polícia e os soldados esmagassem as manifestações. Esta é a diferença entre um governo capitalista que serve a elite e um governo socialista que serve o povo.

Mentira nº 3: Biden se preocupa com a “democracia” e os “direitos humanos” do povo cubano

A verdade: Biden poderia acabar com o bloqueio e deixar o povo cubano viver, mas quer que as dificuldades continuem para que o governo dos EUA possa derrubar a revolução. Mesmo sem isso, Biden poderia remover imediatamente Cuba da absurda lista de Patrocinadores Estatais do Terror e reverter as 243 sanções adicionais impostas por Trump. Ele não se importa nem um pouco com o povo cubano ou com o seu direito de viver com dignidade.

O povo cubano elege os seus líderes e participa na tomada de decisões. A democracia não tem nada a ver com isso – o que importa é se um governo é ou não leal a Washington. A Arábia Saudita é uma ditadura governada por um rei, mas Biden é um bom amigo desse regime. O que motiva Biden é o desejo de forçar Cuba a voltar a ser uma colónia de facto governada por empresas norte-americanas – mas o povo pode impedi-lo!


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta