Imagem de satélite mostra vários grandes incêndios florestais queimando ao sul do rio Orinoco, na Venezuela, em 26 de março de 2024. Imagem do Observatório Terrestre da NASA por Michala Garrison, usando dados MODIS da NASA EOSDIS LANCE e GIBS / Worldview

Um número recorde de incêndios florestais está ocorrendo na Amazônia venezuelana, à medida que uma seca provocada pelas mudanças climáticas impacta a região.

Mais de 30.200 incêndios foram detectados por satélites no país de janeiro a março, informou a Reuters. A agência de pesquisa Inpe do Brasil disse que é o maior valor para o período desde que os registros começaram em 1999.

O número inclui incêndios nas pastagens, florestas e na Amazônia da Venezuela.

“A estação seca da Venezuela normalmente se estende de dezembro a março, com chuvas fortes retornando em abril e maio. A temporada de incêndios no país geralmente segue o mesmo padrão, com o número de incêndios observados por satélites tendendo a aumentar em janeiro, atingir o pico em março e diminuir em maio”, disse o Observatório da Terra da NASA. “E assim foi para a temporada de queimadas de 2024, com uma diferença fundamental. Nos meses anteriores, o clima invulgarmente quente e seco, potencialmente uma consequência do aquecimento global e das mudanças na circulação e nos padrões de precipitação associados ao El Niño em curso, secou as paisagens do país e preparou-as para arderem.”

A terra é frequentemente desmatada para a agricultura através do uso de incêndios provocados pelo homem, mas os investigadores afirmam que a baixa pluviosidade e as altas temperaturas na América do Sul – além da ausência de planeamento de prevenção – têm feito com que os incêndios se espalhem descontroladamente, informou a Reuters.

“Tudo indica que veremos outros eventos de incêndios catastróficos – megaincêndios enormes em tamanho e altura”, disse Manoela Machado, pesquisadora de incêndios da Universidade de Oxford, conforme relatado pela Reuters.

Os incêndios mais graves na região geralmente acontecem durante agosto e setembro ao longo da borda sudeste da Amazônia brasileira, onde o desmatamento agrícola é mais intenso.

“O sensor MODIS (espectrorradiômetro de imagem de resolução moderada) da NASA detectou um número recorde de incêndios na Venezuela no início do ano”, disse o Observatório da Terra da NASA. “As contagens de incêndios em Janeiro de 2024 e Fevereiro de 2024 foram superiores a 9.000 – mais altas do que qualquer outro Janeiro ou Fevereiro desde o início do registo MODIS no início dos anos 2000. Em março de 2024, o sensor detectou mais de 11 mil incêndios; o único outro março em que o sensor detectou mais foi em 2003.”

De acordo com o serviço de parques nacionais da Venezuela, durante o fim de semana de Páscoa, aproximadamente 400 bombeiros lutaram contra um incêndio significativo que atualmente ameaça o Parque Nacional Henri Pittier – uma reserva à beira-mar que contém florestas nubladas únicas, informou a Reuters.

Mais ao sul, os dados da NASA rastrearam 5.690 incêndios ativos na Amazônia venezuelana no final de março – metade do número total de queimadas em todos os nove países da Amazônia.

Apenas 10 a 25 por cento dos níveis normais de precipitação caíram nos últimos 30 a 90 dias na Venezuela e no estado brasileiro de Roraima, de acordo com Michael Coe, diretor do programa trópico do Woodwell Climate Research Center, conforme relatado pela Reuters.

José Rafael Lozada, professor aposentado e engenheiro florestal da Universidade de Los Andes, na Venezuela, disse que a região está presa em um “ciclo vicioso”, com condições quentes e secas alimentadas pelas mudanças climáticas, agravando os incêndios, que então liberam gases de efeito estufa que provocam as mudanças climáticas. pior.

“As pessoas queimam o mesmo [amount of fires], mas a seca é mais extrema. A vegetação está mais seca, as chuvas são escassas e vemos as consequências: uma pequena queimada transforma-se num incêndio de grande magnitude”, disse Lozada, conforme noticiou a Reuters.

Este artigo foi republicado do EcoWatch.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Cristen Hemingway Jaynes


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta