O presidente da Câmara, Anthony Rota, à esquerda, pode ter convidado o colaborador nazi Yaroslav Hunka (ao centro, com uniforme da SS) para o parlamento, mas o primeiro-ministro Justin Trudeau não está a ter muita sorte em esquivar-se da culpa. | Fotos: AP e Hunka

TORONTO — Evitando a culpa pelo incidente embaraçoso que viu ele mesmo, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, e todos os membros do Parlamento aplaudirem de pé um veterano das SS de Hitler, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse na segunda-feira: “É importante reagir contra a propaganda russa , desinformação russa.”

Mas simplesmente apontar o dedo para Moscou não é suficiente desta vez. Przemyslaw Czarnek, ministro da Educação da Polónia, diz que está a tomar medidas para extraditar o ucraniano-canadiano Yaroslav Hunka para responder pelo seu papel na infame Divisão Waffen-SS Galicia que cometeu assassinatos em massa na Polónia e noutros países europeus durante a Segunda Guerra Mundial.

À esquerda, Yaroslav Hunka, de 98 anos, um veterano das SS de Hitler, retribui a saudação do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky no Parlamento canadense na sexta-feira. Ao lado de Zelensky, juntando-se à ovação de pé por Hunka, estão o primeiro-ministro Justin Trudeau e a vice-primeira-ministra Chrystia Freeland. | Captura de tela / AP

Hunka foi um convidado de honra sentado na galeria parlamentar quando Zelensky visitou o Canadá na semana passada e discursou aos legisladores. O presidente da Câmara dos Comuns, Anthony Rota, convidou Hunka e o reconheceu como um “herói que lutou pela independência da Ucrânia da Rússia durante a Segunda Guerra Mundial”.

A Rússia – como parte da União Soviética – foi aliada do Canadá e dos Aliados Ocidentais na luta contra o fascismo durante a Segunda Guerra Mundial, por isso qualquer pessoa que lutasse contra a Rússia estava do lado de Hitler. Os críticos dizem que Trudeau deveria ter conhecido esse facto – e especialmente a sua vice-primeira-ministra, Chrystia Freeland, que é uma estudiosa da história russa e ucraniana e neta de outro colaborador nazi ucraniano – mas, de qualquer forma, juntaram-se para saudar Hunka.

Quando Hitler invadiu a URSS, Hunka traiu a sua terra natal e voluntariou-se para lutar num regimento das SS, que mais tarde se provou ter participado em assassinatos em massa e repressão na Polónia, Ucrânia, Jugoslávia e outros lugares.

Rota tornou-se o bode expiatório da provação, com Trudeau e políticos dos Partidos Liberal e Novo Democrata atribuindo-lhe a culpa por trazer Hunka ao Parlamento. Deputados conservadores da oposição disseram que Trudeau também tem responsabilidade e tentaram culpá-lo por supostamente induzi-los a aplaudir um nazista.

A introdução da história de Hunka pela Rota, no entanto, tornou cada legislador responsável pela sua própria participação – independentemente do seu partido. A carreira política de Rota teve um fim dramático na terça-feira, quando ele renunciou ao cargo de presidente.

Enquanto o incidente de Hunka chega às manchetes em todo o mundo e o governo Trudeau tenta retratá-lo como um constrangimento único, os historiadores notam que o Canadá serviu durante décadas como refúgio para os fascistas ucranianos.

No final da Segunda Guerra Mundial, cerca de 600 membros da Divisão SS Galicia receberam imigração para o Canadá. O afluxo de colaboradores da extrema direita mudou totalmente o carácter político da comunidade ucraniano-canadiana. Antes da guerra, a comunidade imigrante ucraniana estava geralmente alinhada com a esquerda e vários líderes sindicais eram de ascendência ucraniana. Os recém-chegados foram recebidos como “refugiados” da opressão soviética durante os primeiros dias da Guerra Fria.

As manchetes dos jornais locais de Toronto relatam o atentado à bomba no Dia de Ação de Graças de 1950 no Templo do Trabalho Ucraniano.

Em 1950, o Templo do Trabalho Ucraniano em Toronto foi bombardeado no Dia de Ação de Graças, sendo responsabilizados “membros do tempo de guerra da divisão SS ucraniana de Hitler”, de acordo com reportagens do Estrela diária de Toronto no momento. Pregões ferroviários, estilhaços e vidros quebrados choveram sobre os participantes de um concerto patrocinado pela Associação de Esquerda dos Ucranianos-Canadenses Unidos. JB Salsberg, um membro comunista do Legislativo de Ontário, visitou o local do ataque e chamou-o de “ultraje fascista”.

Outros veteranos SS ucranianos, como Peter Savaryn, ascenderam a posições de poder no país nos anos que se seguiram. Também voluntário na Divisão Galícia de Hitler, Savaryn serviu como chanceler da Universidade de Alberta na década de 1980 e chefiou o Partido Conservador da província. No Instituto Canadense de Estudos Ucranianos de sua universidade, há um fundo de doação para pesquisa nomeado em homenagem a Yarsolav Hunka e sua esposa, Margaret.

Várias cidades canadenses também abrigam monumentos aos colaboradores ucranianos, incluindo o subúrbio de Oakville, em Toronto, e Edmonton, Alberta, que tem um memorial para Roman Shukhevych. Este último era o líder do Exército Insurgente Ucraniano (UPA), o braço armado da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN) do fascista ucraniano Stepan Bandera.

Fascistas ucranianos carregam tochas e um retrato de Stepan Bandera durante um comício em Kiev, em 1º de janeiro de 2022. O comício foi organizado para marcar o aniversário de Bandera, fundador de um grupo armado que lutou contra a URSS e ajudou Hitler durante sua invasão de Ucrânia soviética em 1941. A Polónia exige que o governo ucraniano pare de glorificar Bandera e reconheça o genocídio dos polacos e de outros que ele ajudou a cometer durante a Segunda Guerra Mundial. O aniversário de Bandera é feriado na Ucrânia. | Efrem Lukatsky/AP

Durante a Segunda Guerra Mundial, o grupo de Bandera juntou-se ao esforço de Hitler para conquistar a Ucrânia, esperando ser colocado no comando após a vitória da Alemanha. O consenso entre os historiadores é que Shukhevych foi responsável pela morte de dezenas de milhares de polacos, judeus, bielorrussos, russos e outros ucranianos.

A ovação dos Hunka, portanto, não é uma única aberração num registo antifascista do establishment político canadiano. A adesão da extrema-direita ucraniana remonta a décadas. Mas o caso Hunka, por ter resultado em tanta publicidade, é demais para alguns – incluindo a Polónia.

Czarnek, ministro da Educação de Varsóvia, disse na terça-feira: “Tendo em vista os acontecimentos escandalosos no Parlamento canadense, que envolveram homenagear, na presença do presidente Zelensky, um membro da formação criminosa nazista SS Galicia, tomei medidas para o possível extradição deste homem para a Polónia.”

O governo de Trudeau afirma que não tem comentários e que nenhum pedido formal foi recebido ainda.

Embora a Polónia seja ela própria governada por um partido de extrema-direita, a história da Segunda Guerra Mundial e a devastação assassina que o país enfrentou às mãos da Alemanha nazi e dos seus apoiantes continua a fazer parte da consciência nacional.

No ano passado, as autoridades polacas queixaram-se aos seus aliados ucranianos sobre a contínua glorificação de colaboradores e criminosos de guerra por parte do governo de Kiev. A reabilitação pública de tais figuras foi uma das razões apresentadas pelo Presidente russo, Vladimir Putin, para justificar a sua invasão ilegal da Ucrânia.

A Polónia pediu ao governo de Zelensky que parasse de organizar festas de aniversário para Bandera e que reconhecesse o genocídio dos polacos pela UPA durante a guerra. “Eles têm que reconhecer isso porque é um fato. É simplesmente um fato. Foi tomada e implementada uma decisão política para a limpeza étnica, o extermínio de toda a minoria nacional que ali viveu durante séculos”, disse um diplomata polaco em Abril de 2022.

A Ucrânia rejeitou as queixas, juntamente com outras semelhantes feitas por Israel.

Quanto ao problema Hunka de Trudeau, ele ainda não vai desaparecer. Mas como todos os políticos canadianos no parlamento, de todos os partidos, estão implicados no caso graças aos seus próprios aplausos, não espere uma grande cruzada para manter o fogo aceso sob o primeiro-ministro. E não espere uma pausa no financiamento de Ottawa – que já totaliza cerca de 9,5 mil milhões de dólares canadianos – para manter a guerra em curso.

Tal como acontece com todos os artigos de opinião publicados pela People’s World, este artigo reflete as opiniões de seu autor.


CONTRIBUINTE

CJ Atkins


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta