Sidebar

21
Qui, Mar

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Servidores estaduais da Saúde se reúnem em assembleia convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde-Ba) nesta quarta-feira (13), para discutirem e deliberarem se a categoria vai paralisar as atividades durante o período das Olimpíadas. A assembleia será realizada na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Carlos Gomes), às 16h

Os trabalhadores da Saúde estão insatisfeitos com o tratamento dado pelo governo do estado, que até o momento não anunciou o reajuste salarial dos servidores públicos, que têm data-base em 1º de janeiro. O governo sequer chamou as entidades para negociar.

Muitos servidores já se encontram com salário base abaixo do mínimo. A situação dos servidores da Saúde é ainda mais dramática, pois a categoria vem acumulando perdas de direitos, através de medidas perversas praticadas pelo governo do estado nos últimos dois anos. Em 2015, o governador cortou a insalubridade de milhares de trabalhadores, o que representou uma redução de até 40% nos rendimentos. Agora, o governo se recusa a pagar a progressão por tempo de serviço no Plano de Carreira para grande parte da categoria, desrespeitando o Estatuto do Servidor.

Os servidores amargam perdas de mais de 18% em três anos, sendo 10,67% somente em 2015 e o restante resultado da política de parcelamento do IPCA em 2013 e 2014. O governo alega que não possui recursos, mas vem praticando um ajuste fiscal que penaliza somente o funcionalismo público, com as mudanças praticadas no Planserv e o corte de diárias e gratificações.

Os servidores já declararam que não vão abrir mão do reajuste salarial 2016. As entidades não vão aceitar mais esta medida desrespeitosa e perversa promovida pelo gestor estadual, que vem retirando direitos e confiscando o salário dos trabalhadores. 

Fonte: Sindsaúde BA

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.