Sidebar

23
Qui, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Pará (CTB-PA), promoveu, em conjunto com o deputado estadual Lélio Costa (PCdoB), sindicatos filiados e a Federação das Domésticas, um encontro no Complexo Industrial de Barcarena, para discutir o desenvolvimento da região. O debate focou nos investimentos, incentivos fiscais, geração de empregos, valorização profissional e segurança no trabalho e ações contra as práticas antissindicais, buscando caminhos para garantias de direitos para a classe trabalhadora.

Os trabalhadores e trabalhadoras da construção civil e das indústrias químicas do complexo de Barcarena estão em campanha salarial por reajustes, melhores condições de trabalho,  segurança e garantias de direitos. Durante o debate, representantes do Sinticomba,  Sindquímicos e da CTB destacaram a responsabilidades das empresas empregatícias e, em especial, da Norsk Hydro para garantir as reivindicações trabalhistas.

O sindicalista Gilvandro Santa Brígida, presidente do Sindiquímicos, considerou importante a audiência visto que os trabalhadores da Hydro Alunorte estão em campanha salarial e que os dados e informações apresentadas pelo deputado Lélio contribuirão na argumentação na mesa de negociações com a empresa, para que o Sindicato defenda todas as cláusulas do acordo aprovado em assembleia geral da categoria. “Só com muita luta conquistaremos nossos direitos. O sindicato dos Químicos de Barcarena está disposto a liderar esta luta por direitos e dignidades dos trabalhadores na Hydro Alunorte”, garantiu.

Para o presidente do Sinticomba, Márcio José, enquanto os trabalhadores da Hydro têm refeições satisfatórias e em restaurantes climatizados, uma grande massa de trabalhadores (das terceirizadas) se alimenta mal e em condições desconfortáveis. "Além disso, os trabalhadores da terceirizadas são obrigados a levar seus fardamentos para lavar em suas casas, mesmo que em muitas vezes estas fardas estejam com uma carga enorme de contaminação, o que põe em risco a saúde de toda a família do trabalhador e esta audiência possibilitou debatermos estas questões”, analisou José.

ctb pa debate desenvolvimento

Para o deputado Lélio Costa, a audiência pública “foi uma oportunidade dos trabalhadores e dirigentes sindicais debaterem, coletivamente, os investimentos, incentivos fiscais, a valorização dos trabalhadores, as demandas trabalhistas e definir os encaminhamentos para que o poder público e as empresas dialoguem na busca das soluções”. O deputado reafirmou que seu mandato está à disposição dos entendimentos e construções de soluções favoráveis aos trabalhadores e trabalhadoras e do desenvolvimento de Barcarena e região.

Cleber Rezende, presidente da CTB/PA, explica os desafios serão dialogar com os empresários, as autoridades municipais e estaduais e os trabalhadores para que, dentro do contexto deste complexo industrial e de riquezas produzidas em Barcarena, possam garantir as negociações salarias e os direitos trabalhistas químicos, da construção civil e demais categorias, com distribuição de rendas e garantias de direitos. “O conjunto das proposições formuladas aqui, serão objetos de encaminhamentos pelo mandato do ilustre deputado Lélio Costa na Assembleia Legislativa e nas ações dos sindicatos e da CTB” conclui Rezende.

Portal CTB com estadual Pará

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.