Sidebar

23
Ter, Jul

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Começou nesta quarta feira (10/08), a 10ª edição da Agriminas, a maior Feira de Agricultura Familiar do estado de Minas Gerais. Nesta edição, participam 170 empreendimentos, que trazem à Belo Horizonte o melhor do campo: doces, queijos, mel, cachaça, licor, farinha, artesanato e vários outros produtos da agroindústria familiar. Além dos tradicionais produtos, o visitante encontrará várias novidades, como a exposição de galos da raça índio Gigante e a oficina de gastronomia comandada pelo Chef Eduardo Avelar.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, reforçou o potencial da agricultura familiar e cobrou dos representantes do governo, mais investimentos e incentivo à produção. O presidente falou também sobre o objetivo da Agriminas. “ Se todos os setores têm sua feira, por que nós, agricultores, também não podemos ter? O consumidor precisa nos conhecer. Como  conquistar espaço sem divulgar nossos produtos? A agricultura familiar é uma produção sustentável e gera emprego para milhares de pessoas.” Afirmou. O presidente também aproveitou para lembrar a todos sobre o momento atual do país, reforçando a luta pela manutenção dos direitos continuará.

IMG 8531

Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, destacou a importância da AgriMinas, que representa uma abertura democrática. “A crise não é só brasileira, é mundial. O mundo contesta a crise e suas profundas desigualdades. O Brasil vive cercado. Mas no passado, com o fim do trabalho escravo, abriu-se um novo tempo na democracia, que nos fez acreditar. Esta atividade de hoje, a AgriMinas, representa isso, esse espaço para o trabalhador mostrar sua voz.”

Para Alberto Broch, presidente da Contag, a AgriMinas já alcançou um patamar histórico e conseguiu deixar uma marca que jamais será apagada. “ A AgriMinas, que hoje completa 10 anos, já entrou no calendário nacional. É um trabalho conjunto, parceria de homens, mulheres e jovens, que demonstra a força da agricultura familiar.” Broch também aproveitou a ocasião para convocar os rurais à luta contra a perda dos direitos conquistados pela categoria.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário, Profº Neivaldo Lima, falou sobre a importância da parceria entre a Fetaemg e a SEDA. Para ele, a Fetaemg é uma grande aliada. Na ocasião, Neivaldo anunciou a regularização de 1.200 hectares de terra em Buritizeiro, que será destinada a posseiros da reforma agrária.

João Cruz, secretário de Estado de agricultura familiar e pecuária, parabenizou a Fetaemg pela iniciativa, reafirmando o potencial da agricultura familiar e destacou a importância da valorização da juventude rural para garantir a sucessão rural.  

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, também destacou a atuação da Fetaemg em prol dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e afirmou que tem orgulho por contar com a agricultura familiar na Secretaria Municipal de Segurança Alimentar.

Também fizeram parte da mesa de abertura da AgriMinas, o gerente de Administração do Banco do Brasil, Carlos Giovane Rodrigues; o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Minas, Antônio do Carmo Neves; a coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais/Fetaemg, Alaíde Bagetto; e a coordenadora Estadual de Juventude Rural, Marilene Faustino.

Aproximadamente 700 pessoas, entre agricultores, lideranças, representantes de entidades parceiras, entre outros, prestigiaram a solenidade de abertura da AgriMinas.

Beneficiários do PNCF recebem escritura de terras

Durante a solenidade, beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário receberam a escritura de suas terras, representando 122 famílias das associações Jardim e Jardim Calçado, ambas do município de João Pinheiro.

A Agriminas é uma iniciativa da Fetaemg e tem o apoio do Governo de Minas Gerais e do Governo Federal, Banco do Brasil, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Contag, Senar Minas e Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Estado. 

Fonte: Fetaemg

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.