Sidebar

19
Dom, Maio

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente da Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, entregou na quarta-feira (2) ao ministro Patrus Ananias, um documento em apoio à continuidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) durante a inauguração da 17ª Feira da Agricultura Familiar no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Existem fortes boatos de que, com a reforma ministerial, o MDA seja extinto, ficando com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com a responsabilidade pelas políticas públicas da agricultura familiar.

Joel foi veemente em afirmar que a Fetag-RS não aceitará o fim do ministério, que foi criado em 1999 com a missão de promover a política de desenvolvimento do Brasil rural, a democratização do acesso à terra, a gestão territorial da estrutura fundiária, a inclusão produtiva, a ampliação de renda da agricultura familiar e a paz no campo, contribuindo com a soberania alimentar, o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. “Justamente nestes últimos 15 anos que a agricultura familiar conquistou um maior reconhecimento e obteve os significativos avanços de políticas públicas”, reforçou.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, que também participou da solenidade no Pavilhão da Agricultura Familiar, e afirmou que tem certeza de que o MDA não será extinto. “Em cada momento da história há uma ameaça. Em cada eleição presidencial também. O MDA é extremamente importante para o desenvolvimento rural dobrasile para fortalecer a agricultura familiar e lidar com as questões da terra no Brasil. A Contag defende o seu fortalecimento, inclusive que o governo aproveite a reforma ministerial para fortalecer o MDA”, completou.

Fonte: Fetag-RS

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.

Conferência Nacional

banner cndr 2015

Últimas notícias rurais