Sidebar

24
Sex, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

di_egito.jpg_revolta_cairo_2011_01A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, tendo em vista os últimos acontecimentos ocorridos em todo o mundo árabe, em especial na Tunísia e no Egito, desde o dia 14 de janeiro, vem a público manifestar sua total solidariedade aos povos árabes que, nas ruas e nas barricadas, enfrentam as ditaduras de seus países.

Desde 14 de Janeiro, quando da fuga do ditador tunisiano Zine El Abidine Ben Ali, diversos países árabes vêm sendo palco de levantes populares e imensas manifestações e demonstrações de rua contra seus governos reacionários, suas ditaduras e monarquias decadentes. Governantes de repúblicas e monarquias árabes, além de corruptas, impuseram ao povo árabe em geral um sistema econômico neoliberal que colocou imensas parcelas da população na zona de miséria e pobreza extrema. O desemprego é elevadíssimo, a renda cada dia menor, a inflação sem controle. No campo político, quase nenhum país possui liberdade de imprensa. Partidos políticos progressistas, como os socialistas e comunistas, encontram-se banidos em vários países árabes.

O povo e as massas árabes decidiram dar um basta a esse estado de coisas. Chegam-nos notícias inclusive de que os sindicatos de trabalhadores do Cairo acabam de decretar uma greve geral por tempo indeterminado; e, nesta terça, dia 1º de fevereiro, uma manifestação de um milhão de cidadãos egípcios está sendo convocada sob a consigna de “Fora Mubarak“. Uma marcha sobre o Cairo.

A CTB, neste momento especial, soma a sua voz com as massas árabes, sob o comando dos partidos progressistas e dos sindicatos. Defendemos as mais amplas liberdades de manifestação e expressão, democracia popular no Egito e em todos os países árabes, com eleições gerais limpas e democráticas, com observadores internacionais. Que os países árabes tenham direito à sua soberania nacional sem ingerência do imperialismo norte-americano.

Viva a luta do Povo Árabe!
Solidariedade integral ao povo do Egito!

São Paulo, 31 de janeiro de 2011.
Wagner Gomes
Presidente nacional da CTB

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.