Sidebar

26
Dom, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

logo mulheres ctbA Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participará entre os dias 29 a 31 de outubro da “5ª Plenária Nacional de Mulheres”, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que será realizada em Brasília.

A Plenária Nacional é um importante momento de articulação política para as lutas das mulheres, pois antecede o Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag (CNTTR), que será realizado em março de 2013. E como dentro da Contag, já existe todo um processo de organizacional, a Plenária de Mulheres irá debater resoluções que serão encaminhadas para o Congresso Nacional.

Sendo assim a Plenária deve reunir em torno de 600 mulheres, representando todas as federações rurais, que por sua vez, já são delegadas eleitas e que já acompanham ativamente as principais manifestações e reivindicações das mulheres trabalhadoras rurais.

Diante do desafio que se apresenta, as sindicalistas rurais irão debater o documento base do Congresso da Contag, a plataforma de luta das mulheres que faz parte do documento que foi elaborado a partir da Marcha das Margaridas e analisar os avanços conquistados perante o governo federal, a partir da pauta das Margaridas que foi entregue em 2011.

Ainda haverá mesas temáticas, nas quais as trabalhadoras irão debater eixos centrais entre eles: as políticas públicas para as mulheres trabalhadoras rurais e propor estratégias para avançar no processo de construção de políticas públicas e controle social, analisar o contexto atual do sindicalismo rural, com ênfase nos desafios atuais e na participação e organização das mulheres e o cenário político nacional e a atuação das mulheres trabalhadoras rurais nos processos de desenvolvimento rural sustentável e solidário.

Dessa forma serão três dias de intenso debate e preparação, e a CTB irá ajudar a construir esse momento. “Nossa expectativa para a Plenária Nacional é muito positiva. A CTB entendendo a importância desse evento, dedicou uma prioridade para a Plenária, e nós enquanto CTB iremos chegar qualificados para o debate, pois são as bandeiras de luta de todo o movimento sindical rural feminino que estará em discussão”, comentou, a secretária da Mulher Trabalhadora da CTB, Raimunda Gomes, a Doquinha.

 

Programação:

Segunda-feira (29)

Credenciamento das participantes.

Mística de Abertura.

Abertura Política,

Painel 1 - Conjuntura e cenários do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário na perspectiva feminista e sindical.


Terça-feira (30)

Mesas de temáticas

Painel 2: Políticas Públicas para as mulheres Trabalhadoras Rurais

Exposição: Perfil socioeconômico e condições de vida das mulheres trabalhadoras do campo e da floresta – IPEA

Painel 3: Sindicalismo – contexto e desafios atuais – uma análise da perspectiva das mulheres trabalhadoras rurais

Grupos de Trabalho - Sindicalismo


Quarta-feira (31)

Plenária Geral 11º Congresso da Contag – Encaminhamentos

Mística de encerramento

 

Portal CTB

 

 

 

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.