Sidebar

24
Dom, Mar

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A CTB Bahia participou mais um ano do desfile cívico do 2 de Julho, em Salvador, a central baiana  ganhou destaque com a intensa mobilização de seus sindicatos filiados. Nesta data tão importante no calendário baiano, militantes do movimento sindical, social e popular levaram para as ruas as suas principais reivindicações.

“O 2 de Julho é uma festa, mas também sempre foi um espaço privilegiado para o protesto. A CTB Bahia aproveita o simbolismo desta data para dar destaque às reivindicações por justiça social, educação de qualidade para todos, trabalho decente, além de derrotar as tentativas de golpes que o nosso país vem enfrentando”, afirma Rosa de Souza, vice presidente da CTB Bahia.

Autora da Lei que instituiu o dia 2 de julho como data histórica no calendário das efemérides nacionais, a deputada federal Alice Portugal, falou da importância da data. “Por seu significado histórico e pelo relevante papel que a independência da Bahia significou para a consolidação da libertação do Brasil do jugo da coroa portuguesa, aprovamos esta importante lei. Continuo na batalha para aprovar o projeto que restitui o nome do aeroporto de Salvador para Dois de Julho. Seguimos juntos todos os dias pela libertação do nosso povo e pela retomada da democracia no Brasil, que foi golpeada e ferida de morte por esse governo golpista”, disse Alice durante o cortejo. concluiu.

Data nacional

O 2 de Julho tem um significado especial para os baianos e para o Brasil. Foi nesta data que em 1823 as tropas brasileiras entraram vitoriosas em Salvador após mais de um ano guerreando contra os portugueses que se recusavam a reconhecer a independência do Brasil em relação à Portugal. Agricultores, escravos e outras pessoas oriundas do povo foram os principais combatentes da Guerra da Independência da Bahia. Dentre os muitos heróis populares, os mais conhecidos são Maria Quitéria, João das Botas e Maria Felipa, que se destacaram nas batalhas.

Marcivaldo Santos - CTB-BA

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.