18
Seg, Dez

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Novo presidente, Antonio do Lago, ratifica em seu discurso de posse, garra e coragem da categoria para lutar contra a arrogância dos patrões na busca de direitos e um meio ambiente de trabalho decente.

A cerimônia de posse da Diretoria, Conselho Fiscal e Representantes junto à Federação do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba), gestão 2017/2021, nesta quinta-feira, 16 de novembro, na Casa D’Itália em Salvador, foi um ato que evidenciou a representatividade da entidade e destacou as ações políticas vitoriosas da gestão classista em defesa dos direitos dos trabalhadores em postos de combustíveis do estado da Bahia.

Fizeram parte da mesa do ato político, Antonio José dos Santos - ex-presidente do Sinposba, Carlos Alves dos Santos - secretário geral da Federação Nacional dos Empregados em Posto de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo – Fenepospetro, Flávio Nunes – Superintendente substituto da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia, Olívia Santana – secretária do Trabalho, Esporte, Emprego e Renda do Estado da Bahia, Alice Portugal - deputada federal PCdoB, Vanda Galvino – Presidente do Forumat – Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho no Estado da Bahia, Rosa de Souza - vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - Regional Bahia, Tânia Estrela – do Centro de Referência de Saúde dos Trabalhadores de Salvador – Cerest.

REPRESENTATIVIDADE
Enviaram congratulações o Sindicato dos trabalhadores em Postos do Rio de Janeiro, o deputado estadual Raimundo Nonato Bobó, e estiveram presentes ao evento, Daniel Almeida – deputado federal PCdoB, Dr. Alexandre Jacobina, que desenvolveu pesquisas e estudos sobre a saúde dos trabalhadores em postos, Cedro Silva – Presidente da Central Única dos Trabalhadores – Bahia, advogados parceiros, diretores da CTB Bahia e representantes das Federações de Trabalhadores Metalúrgicos, Bancários e da Indústria de Alimentos; diversos sindicatos de trabalhadores: Comerciários, Metalúrgicos, Sindibeb, Sindcon, Motoristas de Aplicativos, Sindmoto, Sindseps, Sindlimp, Sintracom, Aerovários, Comerciários de Irecê, Comerciários de Itaberaba, Castro Alves e Região.

Entre os trabalhadores e trabalhadores que prestigiaram a posse, destacamos as turmas dos postos Kalilândia, Novo Horizonte e Mataripe.

Todos os oradores convidados para o Ato Político falaram da representatividade do Sinposba junto à sociedade, respeitado por órgão públicos estaduais e nacionais por sua atuação institucional nos diversos Fóruns e Conselhos, na fiscalização do trabalho decente, saúde dos trabalhadores e um meio ambiente de trabalho saudável, além da atuação destacada em todas as lutas contra a retirada de direitos do governo Temer nas reformas da Previdência e Trabalhista.

O ex-presidente Antonio José, em seu discurso de despedida do cargo, relatou as dificuldades enfrentadas na busca de direitos nos últimos quatro anos, que protagonizaram duas greves vitoriosas 2014/2015, mas sobretudo, a união da categoria em torno do Sindicato. Agradeceu aos companheiros de chapa e jornada classista, além da CTB Bahia pelo apoio incondicional à entidade.

LUTAR É FAZER POLÍTICA
Alice Portugal destacou que acompanha a trajetória de lutas do Sinposba e do atual momento vivido no Brasil em um cenário de retirada de direitos, “Lutar é fazer política. Temer que acabar com os Sindicatos, desregulamentar as entidades, sufocar financeiramente os focos de resistência dos trabalhadores às reformas trabalhista e previdenciária, propostas mais perversas contra conquistas históricas que nos remetem ao período pré Getuliano, quando não exista a CLT. Mas ele não vai conseguir nos desestabilizar porque a unidade dos trabalhadores em seus Sindicatos é a grande chave da coragem e combatividade para superar tudo; Por isso ratifico a importância de uma gestão classista à frente do Sinposba desejo sucesso para conduzir as lutas de uma categoria de trabalhadores combativos. Vida Longa ao Sinposba!”

O presidente eleito, Antonio do Lago, em seu discurso de posse agradeceu ao seu antecessor, “Antonio José pela coragem, sabedoria e discernimento fazendo com que o Sinposba fosse reconhecido e valorizado na Bahia e no Brasil, que não exitou em aperfeiçoar e implementar a comunicação que dividiu tarefas e cobrou resultados, investiu na formação de novos quadros e com competência, serenidade e firmeza, obtendo êxito e reconhecimento da categoria no processo eleitoral, diante das atitudes dos nossos opositores que tentaram macular sua honra, mas manteve-se de pé com o apoio e defesa de todos nós, diretores empossados no dia de hoje.

Antonio Lago agradeceu às centrais sindicais, aos sindicatos amigos, instituições públicas parceiras como a SRTE, Cesat, MPT, Setre, TRT-5, Forumat, Cerest, aos funcionários do Sinposba aos advogados, dentista, assessoria de comunicação, à Comissão Eleitoral e ao Dr. Neto, que realizou um trabalho eleitoral com muita transparência, ética e seriedade.”

Lago destacou que no trabalho de base e nas mídias sociais fez questão de ressaltar para os colegas trabalhadores e trabalhadoras que o Sindicato somos todos nós e requer de cada um mais garra, coragem, unidade e trabalho, que “o presidente junto com os diretores representam toda a categoria e temos o compromisso de lutarmos pela implantação de políticas de valorização dos profissionais dos postos de combustíveis, fortalecer a fiscalização da implementação do Anexo 2 da NR9, garantir o suporte jurídico aos associados, reiterando e encaminhando as demandas trabalhistas e previdenciárias.”

“Promover melhorias na Comunicação, no lazer, investir em campanhas educativas para mulheres e homens. Podemos avançar muito mais nos contrapondo a essa deforma trabalhista e derrotando esse projeto liberal que está vendendo nossos direitos e nosso País. Temos consciência que um Sindicato de luta incomoda os patrões; vamos trabalhar juntos para derrotar a arrogância patronal e defender os associados. A hora é essa de intensificarmos as lutas, com criatividade, racionalidade, planejamento, compromisso e seriedade. Por isso é necessário coragem para resistir, lutar e avançar nas conquistas.” Concluiu.

Na oportunidade do ato político foi lançado o Balanço da Gestão 2013/2017 e executado o Hino ao 2 de Julho, Hino do Estado da Bahia, interpretado pelo músico Roberval Santos, que com demais músicos animaram a confraternização após o ato de posse.

CONHEÇA A NOVA DIRETORIA DO SINPOSBA - GESTÃO 2017/2021
DIRETORIA EXECUTIVA EFETIVA

Presidência - ANTONIO DO LAGO DE SOUZA
Secretaria Geral - ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS
Secretaria de Finanças - LÁZARO RIBEIRO DE SOUZA
Secretaria de Formação e Comunicação - EDUARDO SILVA CONCEIÇÃO
Secretaria de Relações Institucionais - MANOEL CARLOS PEREIRA
Secretaria de Saúde e Previdência Social - LUCINEIDE DE SOUZA SAMPAIO
Secretaria de Gênero, Geração, Raça e Etnia - PAULO ROBERTO FELIX

DIRETORIA EXECUTIVA SUPLENTE
EDMILSON SILVA DOS SANTOS
LUCIENE DA SILVA MIRANDA
UEVERTON OLIVEIRA SANTOS DA SILVA
MANOEL UÍLSON GOMES DA SILVA
ANTONIO MARCIO NUNES SOUSA
LUÍS CLÁUDIO CERQUEIRA DE MACÊDO
WILSON CONCEIÇÃO DE SOUZA

CONSELHO FISCAL TITULAR
WELSON WAGNER DOS SANTOS MESQUITA
GERSON FELIX GONÇALVES
ANTONIO CARLOS DE JESUS SOUSA

CONSELHO FISCAL SUPLENTE
LUCIANO COSTA SANTANA
THIAGO DA COSTA BARBOSA
IVANETE FRAGA SANTOS

DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO A FEDERAÇÂO EFETIVOS
ANTONIO DO LAGO DE SOUZA
LÁZARO RIBEIRO DE SOUZA

DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO A FEDERAÇÃO SUPLENTES
FERNANDO JOSÉ VILAS BOAS
DANIEL DE SOUZA DA CONCEIÇÃO

Tribuna da Imprensa Sindical

0
0
0
s2sdefault