24
Dom, Set

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O Sinpro-Minas lançou nesta terça-feira (12) mais uma edição do programa ExtraClasse, que nesta semana aborda a realidade dos quilombos no Brasil. Entre os entrevistados estão a cientista política Lilian Cristina Bernardo e o presidente da Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais, Jesus Rosário de Araújo.

A proposta é discutir as tradições, a cultura, a preservação da história e a garantia dos direitos destes povos, ameaçados por projetos em tramitação no congresso nacional e no Supremo Tribunal Federal, como a recente Ação de Inconstitucionalidade, impetrada pelo DEM, que coloca em risco o decreto do governo Lula sobre a demarcação de terras quilombolas. 

"O real acesso aos direitos continua sendo um desafio para a população negra e a ameaça só aumenta em tempos de golpe. Os territórios quilombolas carregam em si o sentido da resistência histórica. Uma trajetória que atravessa séculos construindo luta e identidade. O legado dos quilombos e a força do povo negro nos revelam o lado oculto da história 'oficial'", diz texto de divulgação do programa. 

Assista: