Sidebar

21
Seg, Jan

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia (Sinttel-BA) lançou na manhã desta sexta-feira (5), a segunda edição do livro “Registro de uma luta por anistia – demitidos das empresas estatais e serviços públicos durante o governo Collor”, organizado por Orlando Helber.

A publicação conta, através de depoimentos, fotos e recortes de jornais, a história de luta dos demitidos pela aprovação da Lei 8.878/94, a Lei da Anistia.  Os registros foram catalogados durante muitos anos e descrevem de forma cronológica e fidedigna, a batalha dos trabalhadores das empresas Telebrás, Vale do Rio Doce, Petrobrás, Casa da Moeda, Infraero, Portobras, Petromisa, dentre outras, pelo direito à retomada do emprego.

Acompanhe o lançamento pela transmissão via Facebook aqui.

“Dos cerca de 108 mil demitidos, conseguimos que pelo menos 35 mil fossem readmitidos e muitos estão aguardando até hoje. Os nossos esforços foram pela retomada dos empregos, mas também pelo respeito e reconhecimento daqueles que tombaram durante esse processo, por isso a necessidade de contarmos e registrarmos essa história, uma forma de fazermos justiça pelo que conquistamos”, explica Helber.

Fotos de cópias de documentos sobre os acontecimentos, preenchem boa parte do conjunto de 204 páginas que formam a publicação com momentos de entrosamento do grupo, das atividades coletivas, das tensas reuniões, das passeatas e viagens. Dentre os registros mais marcantes estão os que dão conta dos inúmeros acidentes automobilísticos que vitimaram fatalmente quatro dos aguerridos trabalhadores durante as longas viagens de seus estados de origem até Brasília, palco da maioria das mobilizações.

“Hoje, olhando no tempo e vendo o que fizemos e alcançamos, vejo que se não alcançamos o ideal, fizemos o possível. E não foi pouco. Sobretudo, pela afirmação da cidadania ao mostrarmos que nada é impossível na busca por reparação de injustiça”, afirma o anistiado Luiz Gonzaga, que assina o prefácio do livro.

Enfim, um livro rico em história e fiel à luta daqueles que acreditam em seus ideais e que almejam um mundo melhor para todos.

Fonte: Sinttel-BA

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.