Sidebar

16
Sex, Nov

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O secretário de Relações Internacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nivaldo Santana, participou do Conselho Nacional das Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizado na última quarta-feira (14) em Salvador, no marco do Fórum Social Mundial.

Em nome da Central, Nivaldo Santana falou sobre a conjuntura nacional e internacional e destacou o papel do movimento sindical diante da onda conservadora que ameaça os direitos sociais e trabalhistas.

“Além dos 10 anos da crise do capitalismo e de um certo reordenamento da geopolítica mundial, estamos vivendo processo radical de reestruturação produtiva: a chamada 4ª Revolução Industrial. Todos esses fatores somados impõem à classe trabalhadora uma situação de grandes desafios e dificuldades”, expressou o sindicalista.

Assista abaixo à íntegra de sua intervenção:



O dirigente denunciou ainda o golpe, que afastou a presidenta eleita Dilma Rousseff em 2016, como parte dos interesses do capital financeiro internacional. “No país foi imposta uma agenda ultraliberal, neocolonial e um governo autoritário que busca adequar o Brasil à nova ordem mundial”, frisou.

Diante deste cenário, ele acredita que o movimento sindical precisa defender a democracia, o desenvolvimento do país e lutar contra as reformas em curso. “Não podemos aceitar que uma ditadura disfarçada se consolide”, alertou Santana.

nivaldo fsm1

Nivaldo integra a delegação da CTB no Fórum Social Mundial que ocorre até o próximo sábado (17) na capital baiana. Nesta quinta-feira (15), a Central debaterá com convidados internacionais “A reforma trabalhista e os desafios do movimento sindical”, a partir das 14 horas no auditório da Assufba-Sindicato.

De São Paulo,
Érika Ceconi para o Portal CTB 

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.