Sidebar

20
Seg, Maio

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O economista Tarcísio Minetto, um dos fundadores da CTB foi empossado nesta terça-feira (6) à frente da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do Rio Grande do Sul. Numa indicação do PSB e com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Minetto é um técnico identificado com o segmento, conhecedor do cooperativismo e da agricultura familiar. Dezenas de lideranças da CTB, entre eles Vicente Selistre, vice-presidente da CTB, e Sérgio de Miranda, vice-presidente da CTB-RS, da Federação e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais prestigiaram a posse de Minetto, que ainda contou com representantes das mais diversas entidades.

O vice-presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, foi escolhido para falar em nome dos movimentos sociais e destacou que o novo secretário encaixou como uma luva. “Ele tem tudo para realizar um bom trabalho”, sintetizou. O dirigente disse que a demanda mais importante neste momento é acelerar projetos que não andaram, como irrigação e pecuária leiteira.

O setor primário, em especial a agricultura familiar, é determinante no desenvolvimento do estado. Os números confirmam essa informação, uma vez que as cadeias produtivas vinculadas ao segmento representam quase a metade do PIB do RS, sendo que as vinculadas à agricultura familiar 27% do PIB gaúcho. Para se ter uma ideia da importância da SDR, a execução orçamentária passou de R$ 166 milhões em 2011 para R$ 400 milhões em 2014, beneficiando 360 mil famílias de agricultores.

Minetto revelou que assumir a pasta foi um grande desafio e responsabilidade. Para ele, a política de desenvolvimento rural no cooperativismo não é e nem pode ser um fim em si mesmo, mas um meio para canalizar os anseios dos agricultores familiares e do cooperativismo em todos os seus ramos. “A SDR tem a responsabilidade de formar políticas e diretrizes do desenvolvimento rural específicas dentro da diversidade existente”, completou.

Fonte: Fetag-RS

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.

Conferência Nacional

banner cndr 2015

Últimas notícias rurais