Sidebar

19
Dom, Maio

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

No dia 30 de março, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (Fetaesp) em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) e outros órgãos da categoria, irá promover o Encontro Regional de Agricultores. O evento será realizado no Centro de Lazer e Esportes do SESI-CAT, do município de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, das 8h às 17h.

Destinado aos agricultores de pequeno e médio porte, o encontro é uma oportunidade para estes conhecerem, retirarem dúvidas e acessarem os programas federais e estaduais para comercialização de seus produtos. Será possível esclarecer questões sobre acesso às políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), o Programa Nacional Habitação Rural (PNHR), entre outros.
Também serão oferecidas informações sobre as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), da Secretaria estadual.

“Queremos com eventos como o Encontro Regional aproximar cada vez mais a Secretaria de Agricultura e o setor produtivo. O apoio ao pequeno produtor e ao agricultor familiar é uma das principais diretrizes do governador Geraldo Alckmin para nossa atuação”, destacou o secretário Arnaldo Jardim.

O presidente da Fetaesp, Isaac Leite, ressalta a importância da participação dos agricultores. “Reunimos todas as instituições ligadas às políticas públicas para facilitar ao produtor o acesso às informações, inclusive com guichês de atendimento personalizado para um contato rápido e eficiente. Possibilitando assim que o agricultor saía do Encontro direcionado para as medidas que deve tomar”, afirma.

Além da Fetaesp e SAA, são parceiros nessa ação, o Governo Federal, a Casa Civil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretária Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), o Governo de São Paulo, o Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cedaf), Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, a Fundação Instituto de Terras (Itesp), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Coordenadoria do Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP), o Banco do Brasil, o Sesi de Cruzeiro, o Sindicato Rural de Cruzeiro e a Associação dos Sindicatos Rurais do Vale do Paraíba (ASSIRVAP).

Para José Luiz Fontes, secretário-executivo do Conselho, os produtores precisam ter acesso facilitado aos programas para aumentarem sua renda e sua participação no mercado. “O agricultor que quiser fazer uma casa, por exemplo, no evento vai ter acesso ao Programa Nacional Habitação Rural e esclarecer as dúvidas para conseguir o benefício”, explica.

Este é o primeiro evento, desta categoria. Sendo destinado a agricultores familiares, assentados, quilombolas, técnicos extensionistas, pescadores artesanais, estudantes, sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas e associações de agricultores do Vale do Paraíba. As inscrições serão feitas no local e são gratuitas.

Confira a programação:

8h: Inscrições

8h30: Café da manhã

9h: Abertura oficial

10h: Programa Nacional Habitação Rural (PNHR) – atualização

10h10: Programa Nacional de Credito Fundiário (PNCF)

10h20: Linhas de crédito – Pronaf – Feap

10h30: Microbacias II

10h40: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Conab

10h50: Programa Paulista de Interesse Social (Ppais)

11h: Programa Nacional de Alimentação escolar (Pnae)

12h: Almoço

13h: Retirada de dúvidas nos guichês de atendimento personalizado - circulação livre

16h: Considerações Finais e Encerramento.

Fonte: Fetaesp

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.

Conferência Nacional

banner cndr 2015

Últimas notícias rurais